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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Estudo sobre as nuances diferenciais entre "playing", "acting" e "personating"
Title Alternative: A study on distinctive nuances on playing, acting e personating
Author: Castaman, Aline, 1978-
Advisor: Sperber, Suzi Frankl, 1939-
Abstract: Resumo: A tese apresenta um estudo sobre o ofício do ator e as nuances diferenciais entre os conceitos de acting, playing e personating que definiram a arte de representar referentes ao final do medievo ao início da modernidade com ênfase no teatro shakespeariano. O objetivo da pesquisa foi tentar mapear os espaços que podem ser compreendidos como de uma autoria possível entre os atores dos ciclos litúrgicos medievais (Mystery Plays) e de seus sucessores, os atores das companhias teatrais como a The Lord Chamberlain's Men (1594 a 1603) e King's Men (1603 a 1642), os quais estavam inseridos dentro de sistemas formais que poderiam, à primeira vista, ser compreendidos como rígidos ou ditatoriais. A primeira parte do trabalho, composto pelos dois primeiros capítulos, prioriza, portanto, um estudo teórico de cunho hipotético-dedutivo sobre o ofício do ator. Este trabalho considera o período de produção e o entendimento que se teve sobre ele através de referências bibliográficas e escritos específicos a respeito da prática teatral do período histórico-literário. Entre elas, temos os escritos de autores do período como The Passions of the Minde in Generall (1620) do filósofo Thomas Wright e o ensaio An Apology for Actors (1612) do ator Thomas Heywood. O ator moderno se emancipa do estigma marginal que o caracterizara no medievo. Agora ele integra um papel social hierarquicamente mais reconhecido, pertence a uma companhia teatral, possui um espaço fixo para trabalhar e um sistema de repertório que o permite subir ao palco diariamente. A representação sofre modificações e o player medieval, jogador da cena de rua, compartilhará espaço com outro tipo de prática teatral ricamente influenciada pelos mestres da retórica. Uma união de especialidades que contaminaram o ofício do ator e, de alguma forma, provocaram a concepção de um novo modo de representação: o Personating. A análise de passagens selecionadas da dramaturgia shakespeareana, assim como os estudos críticos e históricos de Glynne Wickham, Meg Twycross, B. L. Joseph, Andrew Gurr, Tiffany Stern, Robert Weimann e John Astington, cujas pesquisas dão especial atenção ao trabalho do ator, fundamentam nosso estudo teórico e analítico. A segunda parte e terceiro capítulo contempla a análise de entrevistas realizadas a artistas brasileiros convidados a pensar sobre a autoria no trabalho e a discorrer sobre os processos envolvidos na criação. Os procedimentos metodológicos que melhor serviram aos interesses deste terceiro capítulo da pesquisa é o da entrevista estruturada que se desenvolveu a partir de uma relação fixa de perguntas, cuja ordem e redação permanecem invariáveis para todos os entrevistados. Optamos por empregar o método de análise de conteúdo ou de análise temático sendo possível estabelecer as relações entre as percepções atuais a respeito do ofício do ator com as que conquistamos ao longo dos dois primeiros capítulos circunscritos pelo período entre o fim do medievo e a Idade Moderna

Abstract: The thesis presents a study on the actor's craft and the distinctive nuances among the concepts of acting, playing and personating that defined the art of representation from the late medieval to the beginning of modernity with an emphasis on Shakespearean theater. The objective of the research was to map the spaces that can be understood as authorship by the actors of the medieval liturgical cycles (Mystery Plays) and the theatre companies such as The Lord Chamberlain¿s Men (1594 to 1603) and King¿s Men (1603 to 1642), and which were inserted within the formal systems that could, at first sight, be comprehended as stringent or dictatorial. The first part of the work, composed by the first two chapters, prioritizes, therefore, a theoretical study of hypothetical-deductive imprint about the actor¿s craft. This work considers the production period and the knowledge brought by it through bibliographical references and specific writings about the theatre practice in the historic-literary period. Among them, there are writings from authors of the period such as The Passions of the Minde in Generall (1620) from the phiolosopher Thomas Wright and the essay An Apology for Actors (1612) from the actor and playwright Thomas Heywood. The modern actor emancipates from the marginal stigma which characterizes himself in the medieval. Now, he is part of a social role hierarchically more recognized, he belongs to a theatre company, he has a set place of work and a repertoire system which allows him to go on stage daily. Acting suffers modifications and the medieval player, a player in the street scenary will share space with another type of theatrical practice richly influenced by masters of rhetoric A union of specialties that have contaminated the actor¿s craft and, somehow, have provoked the conception of a new way of acting: the Personating. The analysis of selected passages of shakespearean playwright, just as studies from critics Glynne Wickham, Meg Twycross, B.L. Joseph, Andrew Gurr, Tiffany Stern, Robert Weimann and John Astington, whose researches give special attention to the actor¿s work, substantiate our theoretical and analytic study. The second part, or third chapter, contemplates the analysis of interviews to Brazilian artists, who were invited to think about the autonomy in work and to talk about the procedures involved in creation. The methodological procedure which better served the interests in this third chapter of research is the structured interview which developed from a fixed list of questions, that did not vary to any of the interviewed. We have opted to employ the method of analysis of content or theme analysis being possible to establish the relations among the current perceptions about the actor¿s craft with those which we conquered along the two first chapters limited by the period between the end of the medieval era and The Early Modern Age
Subject: Ator
Representação teatral
Autoria
Autonomia
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: CASTAMAN, Aline. Estudo sobre as nuances diferenciais entre "playing", "acting" e "personating". 2018. 1 recurso online (173 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP.
Date Issue: 2018
Appears in Collections:IA - Tese e Dissertação

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