Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/332147
Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: La parole filmée : la représentation de la diversité culturelle du Brésil dans le cinéma d'Eduardo Coutinho
Title Alternative: A palavra filmada : a representação da diversidade cultural do Brasil no cinema de Eduardo Coutinho
Filmed speech : the representation of the cultural diversity of Brazil in Eduardo Coutinho¿s cinema
Author: Guimarães, Gustavo Coura
Advisor: Véray, Laurent
Abstract: Resumo: Esta pesquisa propõe uma análise do conjunto de documentários de longa-metragem realizados pelo cineasta brasileiro Eduardo Coutinho. Nosso objetivo é entender a forma com que o cineasta se apropria do conceito de "documentário", adaptando-o a cada "dispositivo" colocado em prática em seus filmes. Notaremos que a "ficção" e o "documentário" não são dois conceitos paradoxais em seu cinema. Pelo contrário, esses conceitos possuem uma relação de proximidade bastante peculiar em seus documentários. Durante as nossas análises, iremos situar os "personagens" que proferem seus discursos ao longo dos filmes em "espaços de comunicação" precisos, segundo a semio-pragmática proposta por Roger Odin. Esperamos assim poder determniar quais são as questões históricas e culturais que se encontram na base dos seus discursos. A hipótese que pretendemos verificar ao longo da nossa pesquisa se concentra sobre a possibilidade de que as palavras e gestos que integram os documentários d¿Eduardo Coutinho constituam uma noção de identidade que ultrapassa todo tipo de estereótipo midiático

Abstract: This thesis purposes an analysis of all documentaries directed by the Brazilian film-maker Eduardo Coutinho. Our intention is to understand how the director uses the concept of "documentary" and makes an adaption of it according to each "dispositive" used in each one of his films. We will see that "fiction" and "documentary" aren¿t two paradoxical concepts for him. On the contrary, their nearness is something really particular in his cinema. In order to demonstrate this idea, we will place the "characters" that discuss in his films in specific "communication spaces", according to the "sémio-pragmatique" purposed by Roger Odin. We hope to be able to know the cultural and historic issues that are in the basis of their speech. The hypothesis that we will try to verify during this research is based on the possibility that the gestures and speeches of his documentaries illustrate a notion of identity that goes beyond all kinds of media stereotype
Subject: Documentário (Cinema)
Multiculturalismo
Diversidade
Identidade cultural
Language: Francês
Editor: [s.n.]
Citation: GUIMARÃES, Gustavo Coura. La parole filmée: la représentation de la diversité culturelle du Brésil dans le cinéma d'Eduardo Coutinho. 2017. 1 recurso online (350 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Université Sorbonne Nouvelle, Paris III, Campinas, SP.
Date Issue: 2017
Appears in Collections:IA - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Coura_GuimaraesGustavo_D.pdf2.89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.