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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Modelo prático para otimização de portfólio e seleção de projetos acadêmicos
Title Alternative: Practical model for portfolio optimization and selection of academic projects
Author: Martins, Felippe Pereira Lucio, 1983-
Advisor: Inácio Júnior, Edmundo, 1972-
Abstract: Resumo: O Brasil tem uma longa tradição de investir proporcionalmente mais no ensino superior do que na educação básica e média. Embora seja de conhecimento que a porcentagem de matrículas da população de 18 a 24 anos na educação superior ¿ Taxa Líquida de Matrícula ¿ seja de apenas 18,1% em 2015 (cf. observatório do PNE meta para 2024 é de 33%), o sistema de pós-graduação e pesquisa brasileiro é o maior e mais amadurecido da América Latina. No mesmo ano de 2015 mais de 325.320 alunos de pós graduação iniciaram pesquisas em diferentes linhas. De acordo com relatório publicado pela CGEE, se em 1996 pouco menos de 3.000 pessoas receberam o título de doutor, em 2014 foram concedidos 16.729 títulos, crescimento este de 486,2%. No que tange os alunos de mestrado, os números passaram de 10.482 títulos em 1996 para 50.206 no ano de 2014. É palpável a importância que a pesquisa representa neste cenário. Pesquisa esta que fomenta a produção acadêmica, e é força geradora de inovação e desenvolvimento científico e tecnológico para o país. O sucesso de tais empreendimentos jaz não só no ato de execução da pesquisa per se, mas também na gestão do processo de concessão dos recursos por parte das instituições financiadoras. Saber gerenciar esses recursos de forma parcimoniosa e se respeitando o impacto de cada pesquisa em seu campo são, entre vários, fatores decisivos na continuidade e perpetuação da atividade de pesquisa acadêmica e de desenvolvimento em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Tendo como pano de fundo tal temática, este trabalho tem como objetivo, utilizando técnicas de programação inteira e métodos de apoio à decisão multicritério, criar um modelo prático que contemple características de flexibilidade orçamentária para cada projeto de pesquisa e que seja útil para selecionar e alocar a distribuição de orçamento a projetos de pesquisa acadêmica. Dessa forma, a nova metodologia visa dar mais clareza a uma prática recorrente e realizada a posteriori na qual os projetos são selecionados, mas frequentemente não recebem todo o valor a que pleitearam. A metodologia permite que os requerentes relacionem um índice de satisfação em acordo com o montante recebido e, portanto, auxilia o tomador de decisão a saber qual o nível de alocação de recursos é adequado para cada projeto em acordo com as expectativas dos requerentes

Abstract: Brazil has a long tradition of investing proportionately more in higher education than in basic and average education. Although it is known that the percentage of enrollments of the population aged 18 to 24 years in higher education - net enrollment rate - is only 18.1% in 2015 (see PNE observatory target for 2024 is 33%), system of postgraduate and Brazilian research is the largest and most matured in Latin America. In the same year of 2015 more than 325,320 graduate students began researches in different lines. According to a report published by the CGEE, if in 1996 just under 3,000 people received the doctoral degree, in 2014 16,729 titles were awarded, an increase of 486.2%. With regard to masters students, the numbers went from 10,482 titles in 1996 to 50,206 in the year 2014. It is palpable the importance that the research represents in this scenario. Research that fosters academic production, and is a force that generates innovation and scientific and technological development for the country. The success of such undertakings lies not only in the execution of the research per se, but also in the management of the process of granting resources by the financing institutions. Knowing how to manage these resources in a parsimonious way and respecting the impact of each research in its field are, among several factors, decisive factors in the continuity and perpetuation of the activity of academic research and development in Science, Technology and Innovation (CT & I). Based on this theme, the objective of this work is to create a practical model that uses characteristics of budgetary flexibility for each research project, and which is useful for selecting and allocating resources, using whole programming techniques and multicriteria decision support methods the distribution of budget to academic research projects. Thus, the new methodology aims to give more clarity to a recurring and a posteriori practice in which the projects are selected, but often do not receive all the value they have applied for. The methodology allows applicants to relate a satisfaction index to the amount received and thus helps the decision maker to know what level of resource allocation is appropriate for each project in accordance with the expectations of the applicants
Subject: Ciência e tecnologia
Inovação
Problema da mochila (Matemática)
Processo decisório por critério múltiplo
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: MARTINS, Felippe Pereira Lucio. Modelo prático para otimização de portfólio e seleção de projetos acadêmicos. 2018. 1 recurso online (67 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas, Limeira, SP.
Date Issue: 2018
Appears in Collections:FCA - Tese e Dissertação

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