Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/332085
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: O ensino de esgrima em cadeira de rodas no Brasil
Title Alternative: Teaching wheelchair fencing in Brazil
Author: Pereira, Maicon Servílio, 1985
Advisor: Almeida, José Júlio Gavião de, 1958-
Abstract: Resumo: A esgrima é um esporte de combate que tem por característica o objetivo de tocar sem ser tocado utilizando um implemento (arma). Devido às adaptações nas regras e na estrutura, a prática foi possível às pessoas com deficiência física/motora e caracterizada como Esgrima em Cadeira de Rodas. A prática de esgrima em cadeira de rodas já foi utilizada como ferramenta de reabilitação de pessoas com deficiência no momento pós Segunda Guerra Mundial. Em tempos modernos, a prática esportiva caminhou em direção ao esporte rendimento. No entanto, pouco foi explorado o campo da pedagogia do esporte aplicado à esgrima em cadeira de rodas, o que nos remete a um dos problemas que os profissionais de esgrima encontram e o qual baseia-se na dificuldade em adaptar as teorias de ensino da esgrima para a pessoa com deficiência por desconhecimento sobre as limitações e a deficiência que o aluno apresenta. Esta pesquisa tem como objetivo analisar o processo-ensino-aprendizagem na esgrima em cadeira de rodas no Brasil e verificar o método de ensino utilizado. O método utilizado na pesquisa é caracterizado como um survey e contou com a utilização de um questionário semiestruturado composto de doze (12) perguntas abertas aplicadas a profissionais que lecionam Esgrima para pessoas com deficiência física/motora. Este questionário possibilitou obter informações quanto aos métodos utilizados para lecionar esgrima em cadeira de rodas. A população e a amostra da pesquisa foram compostas por dez (10) profissionais de esgrima. A conclusão desta pesquisa compreende que os profissionais que ensinam esgrima em cadeira de rodas no Brasil utilizam diversas metodologias de ensino, no entanto, não há um método específico utilizado e que a adaptação do treino de esgrima convencional para a pessoa com deficiência é a maior dificuldade encontrada pelos profissionais

Abstract: Fencing is a combat sport characterized by the goal of touching without being touched using an implement (sword). Due to the adaptations in the rules and structure, the practice was possible by people with physical motor disability and characterized as Wheelchair Fencing. The practice of wheelchair fencing has already been utilized as a rehabilitation tool for people with physical motor disability post Second World War. In modern times, the sport practice became more performance focused. However, very little has been explored in terms of pedagogy of sports applied to wheelchair fencing. This fact bring us back to the problem that professionals of fencing find; which is based on the difficulty to adapt the theories of fencing to the person with disability for not understanding the limitations of the disability the student presents. This study aims to analyse the teaching-learning process of Wheelchair fencing in Brazil and also verify the current teaching methods by the professionals. The utilized method in this research is characterized as a survey and counted on the use of semistructured questionnaire composed by twelve (12) open questions applied to professionals who teach fencing for people with physical motor disabilities. This questionnaire provided informations about the current methods used to teach wheelchair fencing. The sample and population consisted of ten (10) fencing professionals. The conclusion of this research is that professionals who teach wheelchair fencing in Brazil use several methodologies, however, there is no specific method. Besides that, adaptation of conventional fencing training for people with disabilities is the greatest difficulty encountered by professionals
Subject: Esgrima em cadeira de rodas
Esgrima
Esporte
Educação
Esporte adaptado
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: PEREIRA, Maicon Servílio. O ensino de esgrima em cadeira de rodas no Brasil. 2018. 1 recurso online (82 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP.
Date Issue: 2018
Appears in Collections:FEF - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Pereira_MaiconServilio_M.pdf2.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.