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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Previsão a médio prazo sobre o ensino da graduação da engenharia química
Title Alternative: Medium term prospecting of chemical engineering undergratuation teaching
Author: Borges, Ana Beatriz Alves, 1982-
Advisor: Oliveira, Wagner dos Santos, 1947-
Abstract: Resumo: O ensino é um mecanismo de aprendizagem que está diretamente ligado a relação aluno-professor. É um processo natural, dinâmico e contínuo, pois está constantemente mudando e se aprimorando para que o aprendiz possa usufruir e aplicar os conhecimentos assimilados na sociedade em que vive e para seu bem-estar. A busca pelo conhecimento tem diversas variáveis, não estando ligada apenas ao ato de ouvir, copiar e fazer exercícios. É possível enriquecer esse processo com inúmeras propostas que incentivam a participação ativa de aluno em sala de aula e aprimoram sua formação, criando uma visão prática, crítica e política da sociedade que o cerca. A formação educacional é um dos principais pilares que auxilia no desenvolvimento dessas habilidades, voltadas preferencialmente para o meio em que se insere. Nesse século XXI, cada vez mais é exigido uma grande versatilidade da formação profissional, em qualquer ramo do conhecimento. Uma das engenharias clássicas, a Engenharia Química, o cenário futuro não é diferente. O leque de opções desse profissional da EQ é diversificado, podendo atuar em diversas áreas tais como a petrolífera, de materiais, tintas e vernizes, ambiental entre muitas outras. Para atender todos os requisitos solicitados pelo mercado, aprimorar a formação do futuro engenheiro é de suma importância, frente aos cursos que são ministrados a engenharia química e estejam constantemente sofrendo alterações para que sempre possam acompanhar o ritmo pedido pela sociedade em geral. Por conta da fluidez do ensino e da dinâmica intensa da sociedade moderna, que exige um profissional com conhecimento multidisciplinar apresenta-se nesse trabalho as expectativas futuras do ensino da engenharia química na graduação nos próximos 30 anos. Investiga-se nessa tese, através do uso da metodologia Delphi, as possíveis direções que o curso de formação do futuro engenheiro químico possa seguir, sendo abordados questões sobre currículo, métodos de avaliação, dinâmica aluno-professor, mercado de trabalho, as mudanças estruturais prováveis no curso e a que tempo

Abstract: Formal education is a learning mechanism that is directly linked to the relationship between student and teacher. It is a natural process, dynamic and continuous, because it is constantly changing and improving itself so that the student can benefit from and make use of the knowledge acquired on the society that he or she lives in. The search for the knowledge has many variables. It is not linked only to the act of listening, copying and doing exercises. It is possible to enrich this process with countless proposals that stimulate the active participation of the student at the classroom and improve the learning process, creating a practical, critical and political view of the society that surrounds him or her. Moreover, the educational background is one of the main columns that will aid him or her on these abilities. In this 21st century, a greater versatility is more and more required from any prospective professional of any field. Being one of the classical Engineering fields, the Chemical Engineering is also affected by these new demands. The range of options for the Chemical Engineer professional is diversified, since it is possible to work on several fields such as the oilfield industry, plastics, paints and varnishes, environmental engineering, among many others. To fulfill all these requirements demanded by the market and improve the knowledge acquisition process for the future engineer, it is very important that the institutions that teach Chemical Engineering are constantly being updated so they can meet society¿s expectations. Due to the intense changing nature of the teaching techniques and modern society¿s dynamics, that demands a more and more multidisciplinary professional, this study presents future demands of the graduation course of Chemical Engineering for the next 30 years. This thesis investigates the possible directions for the undergraduate courses of Chemical Engineering by using the Delphi method. It evaluates topics such as the course grid, course evaluation methods, teacher-student dynamics, labour market and structural changes on the course
Subject: Delphi, Método
Engenharia química
Ensino
Previsão
Graduação
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: BORGES, Ana Beatriz Alves. Previsão a médio prazo sobre o ensino da graduação da engenharia química. 2018. 1 recurso online (172 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Química, Campinas, SP.
Date Issue: 2018
Appears in Collections:FEQ - Tese e Dissertação

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