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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Os discursos das/os jovens na escola : dialogia e desenvolvimento cultural
Title Alternative: The discourses of young people in the school : dialogue and cultural development
Author: Oliveira, Juliana Soares, 1988-
Advisor: Nogueira, Ana Lúcia Horta, 1963-
Abstract: Resumo: Nessa pesquisa partimos da psicologia do desenvolvimento e da sociologia da juventude para indagar sobre os processos de desenvolvimento psíquico no interior das relações escolares e também das relações sociais e culturais da juventude no espaço escolar. Partimos das discussões dos movimentos sociais da juventude na contemporaneidade no Brasil, as ocupações secundaristas nas escolas estaduais de São Paulo, dos rolezinhos, das manifestações públicas do ano de 2013 (Catini e Melo, 2016) e, também, das experiências da pesquisadora como professora; que indaga: quem são os jovens da escola pública? Como interpretar as práticas juvenis na sala de aula buscando propor processos de aprendizagem? Como elas/es vivem e significam o tempo e espaço escolar? O que as/os jovens estão fazendo, trocando, construindo quando não estão participando ativamente da aula? O que acontece no âmbito do desenvolvimento do pensamento nessa forma de cotidiano escolar? Diante desse panorama de possibilidades elaboramos os seguintes objetivos de pesquisa: compreender a dinâmica dos processos de significação partilhados pelas/os jovens no contexto escolar e analisar indícios do processo de desenvolvimento cultural das/os jovens. Partindo do registro e da análise das interações discursivas das/os jovens no contexto escolar, em uma escola municipal de ensino fundamental II. Nela, realizamos em 2017, rodas de conversa e oficina de stickers (adesivos) e observação cotidiana das aulas de Ciências e Artes de três turmas cursando o 9º ano do ensino fundamental II. Para a construção dos dados elaboramos caderno de campo e gravamos em vídeo as rodas de conversa e as oficinas de stickers. A análise dos dados se deram pela perspectiva histórico-cultural, numa relação entre a análise discursiva dos enunciados selecionados e transcritos, utilizando a teoria de Mikhail Bakhtin (1929/2014 e 1952-1953/2016) e do desenvolvimento cultural em seus múltiplos aspectos, a partir de Vigotski (1929/1996). Nossos resultados apontam que ao ressaltarmos as vozes, sentidos dentro das práticas culturais das/os jovens dentro do cotidiana escolar, torna-se evidente como diferentes linguísticos: a ironia, o sarcasmo, a risada jocosa, o silêncio e a recusa em ouvir marcam modos de dizer e de participar no cotidiano. As/os jovens que observamos tem determinados interesses (a sexualidade, as festas de fim de semana, o mundo do trabalho) elas e eles debatem e discutem sobre tais temas, buscam informações com determinadas professoras/es e expressam posições políticas. As brincadeiras e o riso das/os jovens funcionam como recurso de negociação do cotidiano nas práticas sociais, e não se referem a uma condição somente da juventude, mas sim a um recurso cultural dos pobres no Brasil como aponta Fonseca (2004) e que está em pleno desenvolvimento na adolescência. Entendemos que compreender essas práticas sociais, enunciados e sentidos em acontecimento na sala de aula, possibilita a/o professora/professor escolher recursos didáticos, eleger conteúdos e se posicionar em situações de diálogo com as/os estudantes

Abstract: In this research we start from the development psychology and from youth sociology to enquire about the processes of psychic development within the school relations and also within social and cultural youth relations in the school space. From the discussions of the social movements in Brazil's contemporaneity, the São Paulo's high schools occupations, the "rolezinhos" (literally cruises, or little strolls), the 2013 public manifestations (Catini e Melo, 2016), and also from the researcher's own experiences as a teacher; which asks: who are the young people from the public schools? How to interpret the youth practices in classroom in order to propose learning processes? How do they live and signify the school's time and space? What are the youg people doing, sharing, building when they are not actively joining the class? What happens in the thought development in such form of school everyday life? In view of such wide range of possibilities we elaborated the following research goals: to comprehend the dynamics of the signification processes shared by young people in the school context and analyse hints of the young people's cultural development processes. Starting from registration and analysis of the young people's discoursive interactions in the context of school, in a municipal school, in 2017 we realized round tables and sticker workshops and also everyday observations in the classes of Sciences and Arts of three classrooms attended by 14 and 15 years old students. To build the data we elaborated field notes and recorded in video the round tables and also the sticker workshops. The data analysis was made within the social historical perspective, in a relation between the discoursive analysis of the selected and transcripted enunciations, using the theory of Mikhail Bakhtin (1929/2014 e 1952-1953/2016) and the cultural development in its multiple aspects from Vigotski (1929/1996). Our results indicate that, as we highlight the voices and senses in the cultural practices of the young people withinh the school everyday life, it becomes evident how different linguistics such as irony, sarcasm, mocking laughter silence and the refusal to listen mark ways to say and participate in everyday life. The young people we observed have particular interests (sexuality, weekend parties, the work world) and they debate and discuss such themes, searching for information with certain teachers and showing political positions. Young people's plays and laughter work as negotiation resources in social practices' everyday life, which is not ony a condition of the youth, but also cultural resource of the poor in Brazil, as pointed out by Fonseca (2004), which is in sheer development during youth. We understand that comprehending such social practices, enunciations and senses happening in the classroom allows the teacher to choose didactic resourses, choose contents, and to define dialogue positions with the students
Subject: Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934
Juventude
Adolescência
Desenvolvimento psíquico
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: OLIVEIRA, Juliana Soares. Os discursos das/os jovens na escola: dialogia e desenvolvimento cultural. 2018. 1 recurso online (120 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP.
Date Issue: 2018
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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