Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/332054
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Márcio Barretopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagempt_BR
dc.format.extent1 recurso online (231 p.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃO DIGITALpt_BR
dc.titleConexões entre a formação de professores e a cultura científicapt_BR
dc.title.alternativeConnections between teacher training and scientific culturept_BR
dc.contributor.authorRocha, Marília Pinto de Moura da, 1985-pt_BR
dc.contributor.advisorBarreto, Márcio, 1961-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagempt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Divulgação Científica e Culturalpt_BR
dc.subjectJornalismo cientifico - Brasilpt_BR
dc.subjectJornalismo e educaçãopt_BR
dc.subjectComunicação de massa e culturapt_BR
dc.subjectEducação básica - Brasilpt_BR
dc.subjectProfessores - Formação - Brasilpt_BR
dc.subjectProfessores - Educação (Educação permanente)pt_BR
dc.subjectLetramento - Estudo e ensino (Educação permanente) - Brasilpt_BR
dc.subject.otherlanguageScientific journalism - Brazilen
dc.subject.otherlanguageJournalism and educationen
dc.subject.otherlanguageMass media and cultureen
dc.subject.otherlanguageBasic education - Brazilen
dc.subject.otherlanguageTeachers, Training of - Brazilen
dc.subject.otherlanguageTeachers - Continuing educationen
dc.subject.otherlanguageLiteracy - Study and teaching (Continuing education) - Brazilen
dc.description.abstractResumo: A pesquisa analisa as contribuições que o jornalismo científico pode oferecer para a formação continuada de professores da Educação Básica no Brasil e a importância desse tipo de comunicação para o letramento científico das equipes escolares. Partimos da perspectiva de que o papel assumido pelo professor na sociedade contemporânea demanda com mais intensidade uma atuação como mediador do conhecimento e que é preciso inserir como parte das aprendizagens que devem ser fornecidas aos estudantes em uma educação integral e humanista o letramento científico (entendido aqui como formação para a cidadania e para a tomada de posições sobre os processos de constituição da ciência, muito mais do que a compreensão de conceitos e conteúdos científicos). Como consequência, é igualmente necessário e urgente discutir também qual a formação dos profissionais para proporcionar esse letramento, e de que forma os saberes e práticas dos educadores se relacionam com o desenvolvimento de uma cultura científica. O trabalho conta com entrevistas semi-estruturadas com professores de uma escola pública do Rio de Janeiro e tem como objetivos a) identificar indícios da importância do letramento científico no desenvolvimento do trabalho docente, e b) analisar em que condições uma iniciativa de formação continuada tem potencial para contribuir com a imersão qualificada de professores na cultura científicapt
dc.description.abstractAbstract: The research analyzes the contributions that scientific journalism can offer for teacher training and the importance of this type of communication for the scientific literacy of those professionals. We consider that the teachers¿ role in the contemporary society demands an attitude as mediator of knowledge and that it is necessary to include as part of the learning that must be provided to the students in an humanistic education the scientific literacy (here understood as an element for citizenship and for taking positions on the processes of constitution of science, much more than the understanding of scientific concepts and contents). As a consequence, it is also necessary to discuss the training of professionals to provide such literacy, and how educators' knowledge and practices relate to the development of a scientific culture. The study counts on semi-structured interviews with teachers of a public school in Rio de Janeiro and aims to: a) identify indications of the importance of scientific literacy in the work of teachers, and b) analyze under what conditions a continuing teacher training initiative has potential to contribute to the qualified immersion of teachers in scientific cultureen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.citationROCHA, Marília Pinto de Moura da. Conexões entre a formação de professores e a cultura científica. 2018. 1 recurso online (231 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineDivulgação Científica e Culturalpt_BR
dc.description.degreenameMestra em Divulgação Científica e Culturalpt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameCunha, Renata Cristina Oliveira Barrichelopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameCoelho, Marcia Azevedopt_BR
dc.date.defense2018-05-17T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-09-04T16:06:07Z-
dc.date.accessioned2018-09-04T16:06:07Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-04T16:06:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rocha_MariliaPintoDeMouraDa_M.pdf: 1820766 bytes, checksum: f86d5dd82ac36c8cfbaf261197bbeea3 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/332054-
Appears in Collections:IEL - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Rocha_MariliaPintoDeMouraDa_M.pdf1.78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.