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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Conexões entre a formação de professores e a cultura científica
Title Alternative: Connections between teacher training and scientific culture
Author: Rocha, Marília Pinto de Moura da, 1985-
Advisor: Barreto, Márcio, 1961-
Abstract: Resumo: A pesquisa analisa as contribuições que o jornalismo científico pode oferecer para a formação continuada de professores da Educação Básica no Brasil e a importância desse tipo de comunicação para o letramento científico das equipes escolares. Partimos da perspectiva de que o papel assumido pelo professor na sociedade contemporânea demanda com mais intensidade uma atuação como mediador do conhecimento e que é preciso inserir como parte das aprendizagens que devem ser fornecidas aos estudantes em uma educação integral e humanista o letramento científico (entendido aqui como formação para a cidadania e para a tomada de posições sobre os processos de constituição da ciência, muito mais do que a compreensão de conceitos e conteúdos científicos). Como consequência, é igualmente necessário e urgente discutir também qual a formação dos profissionais para proporcionar esse letramento, e de que forma os saberes e práticas dos educadores se relacionam com o desenvolvimento de uma cultura científica. O trabalho conta com entrevistas semi-estruturadas com professores de uma escola pública do Rio de Janeiro e tem como objetivos a) identificar indícios da importância do letramento científico no desenvolvimento do trabalho docente, e b) analisar em que condições uma iniciativa de formação continuada tem potencial para contribuir com a imersão qualificada de professores na cultura científica

Abstract: The research analyzes the contributions that scientific journalism can offer for teacher training and the importance of this type of communication for the scientific literacy of those professionals. We consider that the teachers¿ role in the contemporary society demands an attitude as mediator of knowledge and that it is necessary to include as part of the learning that must be provided to the students in an humanistic education the scientific literacy (here understood as an element for citizenship and for taking positions on the processes of constitution of science, much more than the understanding of scientific concepts and contents). As a consequence, it is also necessary to discuss the training of professionals to provide such literacy, and how educators' knowledge and practices relate to the development of a scientific culture. The study counts on semi-structured interviews with teachers of a public school in Rio de Janeiro and aims to: a) identify indications of the importance of scientific literacy in the work of teachers, and b) analyze under what conditions a continuing teacher training initiative has potential to contribute to the qualified immersion of teachers in scientific culture
Subject: Jornalismo cientifico - Brasil
Jornalismo e educação
Comunicação de massa e cultura
Educação básica - Brasil
Professores - Formação - Brasil
Professores - Educação (Educação permanente)
Letramento - Estudo e ensino (Educação permanente) - Brasil
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: ROCHA, Marília Pinto de Moura da. Conexões entre a formação de professores e a cultura científica. 2018. 1 recurso online (231 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP.
Date Issue: 2018
Appears in Collections:IEL - Tese e Dissertação

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