Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/332052
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Towards the effective delivery of an affordable Classroom Response System : Considerações sobre a implantação efetiva de um sistema de baixo custo de resposta em sala de aula
Title Alternative: Considerações sobre a implantação efetiva de um sistema de baixo custo de resposta em sala de aula
Author: Oliveira, Eduardo Seiti de, 1975-
Advisor: Valle, Eduardo, 1978-
Abstract: Resumo: Defendemos que a efetividade da implantação de um sistema de resposta em sala de aula depende da superação de uma série de restrições, tanto infra-estruturais quanto psicológicas, intimamente relacionadas com a tecnologia utilizada e com o público alvo pretendido. Demos sequência à investigação da criação de um sistema de baixo custo de resposta em sala de aula, o paperclickers, que requer um único dispositivo móvel para o professor capturar respostas em sala de aula, fornecidas pelos alunos através de cartões com códigos impressos. Mantivemos o objetivo de fomentar a adoção de técnicas de aprendizagem ativa em países em desenvolvimento, oferecendo uma ferramenta de fácil implementação e associada a uma metodologia de ensino específica ¿ a Instrução pelos Pares. Mas acrescentamos o enfoque de analisar e atuar sobre as possíveis barreiras de adoção, considerando como público alvo, professores de ensino médio de escolas públicas brasileiras. Compilamos os resultados dos testes de usabilidade realizados durante a pesquisa original, e descrevemos como a interpretação desses dados afetou a usabilidade da versão atual do software. Tratamos dificuldades de detecção e decodificação dos cartões de respostas, decorrentes do novo e dinâmico cenário de uso dos TopCodes, a codificação escolhida para nossa solução, muito diferente das suas condições originais. Propusemos e experimentamos melhorias de robustez no processamento dos TopCodes, analisando como a aplicação dessas melhorias afetou a usabilidade global da solução. Disponibilizamos paperclickers para o público em geral, numa versão inicial e de código aberto. Projetamos também a primeira parte de uma série de tutoriais em vídeo, para treinamento tanto no uso do paperclickers quanto da metodologia de Instrução pelos Pares. Com isso, ilustramos o material a ser criado para nosso público alvo, com a intenção de reduzir as barreiras psicológicas de adoção, focando na efetividade de implantação da nossa solução

Abstract: We propose the effective delivery of a classroom response system (CRS) has to overcome a series of infrastructural and psychological restrictions, intimately related to the technology used, as well as to the intended target audience. We carry on the research to create paperclickers, a low-cost CRS system, which requires a single mobile device for the teachers to capture students responses during a class, provided through paper cards with printed codes. We kept aiming at broadening the adoption of active learning techniques in developing countries, offering a tool for straightforward implementation and associated with Peer Instruction methodology; our specific goals are to analyze and reduce the existing adoption barriers, focusing on Brazilian public high school teachers. We compiled and analyzed the results of the first usability tests round, performed by the paperclickers initial research; we then described how the findings affected the tool usability. We tackled new challenges on the TopCodes machine encoding, the solution applied on the answering cards, related to the detection and decoding procedures in the classroom environment, very different from TopCodes original usage scenario. We proposed additional processing steps to improve the detection and decoding robustness; we then performed experiments to evaluate how those changes affected the overall solution usability. The resulting paperclickers version is currently available for the public at large as an open-source release. We also designed the first part of training video tutorials, covering both paperclickers and Peer Instruction usage, illustrating the material to be created for the selected target audience, aiming to reduce the psychological adoption barriers, towards an effective delivery of our solution
Subject: Aprendizagem centrada no aluno
Sistemas de consultas e respostas
Interação em sala de aula
Processamento de imagens
Aplicativos móveis
Language: Inglês
Editor: [s.n.]
Citation: OLIVEIRA, Eduardo Seiti de. Towards the effective delivery of an affordable Classroom Response System: Considerações sobre a implantação efetiva de um sistema de baixo custo de resposta em sala de aula. 2018. 1 recurso online (119 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Campinas, SP.
Date Issue: 2018
Appears in Collections:FEEC - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Oliveira_EduardoSeitiDe_M.pdf7.58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.