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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Inovações em propostas de formação docente : um estudo sobre as Licenciaturas em Ciências da Natureza de universidades públicas brasileiras = Innovation in teacher training proposal: a study on the Degree in Nature Sciences from brazilian public universities
Title Alternative: Innovation in teacher training proposal : a study on the Degree in Nature Sciences from brazilian public universities
Author: Gobato, Mariana Mendonça, 1989-
Advisor: Viveiro, Alessandra Aparecida, 1980-
Abstract: Resumo: Nos últimos anos, diversas iniciativas e reformas no campo educacional foram realizadas, a fim de melhorar tanto a qualidade do ensino nas escolas, quanto a formação de professores nas universidades. Dentre as políticas públicas de educação relacionadas ao preparo de docentes, tem-se a criação do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza em diversas universidades públicas brasileiras. Este curso tem como foco principal a formação de professores de Ciências, para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental, visto que este nível de ensino vinha apresentando historicamente uma deficiência de professores. Considerando esses aspectos, a pesquisa teve por objetivo identificar e analisar as características estruturais e metodológicas de alguns cursos presenciais de Licenciatura em Ciências da Natureza do Brasil, ofertados por universidades públicas, a fim de responder a seguinte questão: Que inovações curriculares podem ser evidenciadas nas Licenciaturas em Ciências da Natureza? A partir da análise dos Projetos Político-Pedagógicos e de informações disponíveis nas páginas eletrônicas das Instituições, o trabalho buscou indícios a respeito da integração de áreas, assim como do percurso formativo dos licenciandos. Utilizando como aporte teórico as obras de Contreras e Diniz-Pereira e Zeichner, foram apresentados alguns modelos de formação docente já consolidados na área da educação, e discutiu-se o conhecimento dos professores com base em Schulman, bem como os níveis de interação das disciplinas segundo a perspectiva de Japiassu e Fazenda. Como resultados, apresentou-se um panorama das Licenciaturas em Ciências da Natureza, destacando-se características das estruturas curriculares e das disciplinas pertencentes aos cursos. O estudo revelou a presença de aspectos inovadores nas propostas curriculares de algumas Instituições, que estão avançando e investindo em propostas mais integradas, mas também demonstrou que alguns cursos permanecem formando professores de forma fragmentada e convencional. Considerou-se que propostas articuladas no campo de Ciências da Natureza são fundamentais por proporcionarem um aprendizado mais contextualizado e significativo para o aluno. Para tanto, aponta-se a necessidade de diretrizes curriculares específicas das Licenciaturas em Ciências, com o intuito de orientar a formação destes profissionais e de diálogos mais incisivos entre os envolvidos na elaboração desses currículos

Abstract: In recent years, various initiatives and reforms in the field of education have been carried out to improve both the quality of teaching in schools and the training of teachers in universities. Among the public education policies related to the preparation of teachers, there is the creation of a degree in Nature Sciences in several Brazilian public universities. This course has as main focus the formation of science teachers, to act in the final years of Elementary School, since this level of education has historically presented a deficiency of teachers. Considering these aspects, the objective of the research was to identify and analyze the structural and methodological characteristics of some Brazilian Nature Sciences undergraduate courses, offered by public universities, in order to answer the following question: What curricular innovations can be evidenced in Degree in Natural Sciences? Based on the analysis of the Political-Pedagogical Projects and information available on the Institutions' electronic pages, the work looked for indications regarding the integration of areas, as well as the training path of the graduates. Using as a theoretical contribution the works of Contreras and Diniz-Pereira and Zeichner, we presented some models of teacher training already consolidated in the area of education, and discussed the knowledge of teachers based on Schulman, as well as the levels of interaction of the disciplines according to the perspective of Japiassu and Fazenda. As results, an overview of the Degree in Natural Sciences was presented, highlighting characteristics of the curricular structures and the disciplines belonging to the courses. The study revealed the presence of innovative aspects in the curricular proposals of some Institutions, which are advancing and investing in more integrated proposals, but also demonstrated that some courses continue to train teachers in a fragmented and conventional way. It was considered that articulated proposals in the field of Natural Sciences, are fundamental for providing a more contextualized and meaningful learning for the student. In order to do so, it is pointed out the need for specific curricular guidelines of the Degree in Sciences, in order to guide the formation of these professionals and more incisive dialogues among those involved in the elaboration of these curricula
Subject: Inovação curricular
Licenciatura - Ciência
Formação de professores
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: GOBATO, Mariana Mendonça. Inovações em propostas de formação docente: um estudo sobre as Licenciaturas em Ciências da Natureza de universidades públicas brasileiras = Innovation in teacher training proposal: a study on the Degree in Nature Sciences from brazilian public universities. 2018. 1 recurso online (185 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP.
Date Issue: 2018
Appears in Collections:IFGW - Tese e Dissertação

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