Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/332023
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Milton Dias Juniorpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.format.extent1 recurso online (125 p.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.typeTESE DIGITALpt_BR
dc.titleOn the use of particle impact dampers to control vertical impact-induced vibration : an experimental investigation = Uso de absorvedores por efeito de impacto multi-particulados no controle de vibrações verticais impacto-induzidas: estudo experimentalpt_BR
dc.title.alternativeUso de absorvedores por efeito de impacto multi-particulados no controle de vibrações verticais impacto-induzidas : estudo experimentalpt_BR
dc.contributor.authorMelo, Fábio Menegatti de, 1988-pt_BR
dc.contributor.advisorDias Junior, Milton, 1961-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.subjectVibraçãopt_BR
dc.subjectControle de ruídopt_BR
dc.subject.otherlanguageVibrationen
dc.subject.otherlanguageNoise controlen
dc.description.abstractResumo: Absorvedores por efeito de impacto multi-particulados (uma tradução livre do termo em inglês \emph{particle impact dampers}, ou \emph{PIDs}) são dispositivos que vêm sendo pesquisados e aplicados como alternativa aos métodos comumente usados no controle passivo de vibração e ruído. Embora uma grande quantidade de trabalhos vêm sendo conduzidos de forma a entender o comportamento dinâmico dessa categoria de absorvedores, ainda existe espaço para novos estudos. Grande parte da literatura é focada na análise da resposta livre e forçada (harmônica) de PIDs quando acoplados tanto em sistemas de um grau de liberdade (GL) quanto de múltiplos GLs. Além disso, dentre os trabalhos encontrados, parte deles se propõe a caracterizar o amortecimento proporcionado por tais absorvedores utilizando alguns indicadores de dissipação. Nesse sentido, propõe-se neste trabalho: 1) Analisar e comparar dois desses indicadores que caracterizam a dissipação de PIDs; 2) Analisar o comportamento desses absorvedores quando sujeitos à excitação vertical impacto-induzidapt
dc.description.abstractAbstract: Particle impact dampers (\emph{PIDs}) are devices that have been explored as an alternative to the conventional methods employed in the passive control of noise and vibration. Although a great deal of articles has been conducted in order to understand the dynamic behavior of these dampers, there are still some new possibilities of study to be conducted. Many studies found in the literature are focused on the analysis of free and harmonically forced response of PIDs attached to SDOF or MDOF systems. Moreover, many of the performed works are concentrated on the characterization of damping by using and/or proposing dissipation parameters. Based on that, this Thesis has two main objectives: 1) It is of particular interest to analyze and compare two of such dissipation parameters; 2) Additionally, it is proposed the use of PIDs in structures that are subject to vertical impact-induced excitationsen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.citationMELO, Fábio Menegatti de. On the use of particle impact dampers to control vertical impact-induced vibration: an experimental investigation = Uso de absorvedores por efeito de impacto multi-particulados no controle de vibrações verticais impacto-induzidas: estudo experimental. 2018. 1 recurso online (125 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreedisciplineMecanica dos Sólidos e Projeto Mecanicopt_BR
dc.description.degreenameDoutor em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnamePederiva, Robsonpt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameSerpa, Alberto Luizpt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameSteffen Junior, Valderpt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameLenzi, Arcanjopt_BR
dc.date.defense2018-01-31T00:00:00Zpt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber205203/2014-0pt_BR
dc.date.available2018-09-04T13:44:16Z-
dc.date.accessioned2018-09-04T13:44:16Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-04T13:44:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Melo_FabioMenegattiDe_D.pdf: 44707446 bytes, checksum: 0197d852e588ca685245bf22db1f7738 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/332023-
dc.description.sponsorCAPESpt_BR
dc.description.sponsorCNPQpt_BR
Appears in Collections:FEM - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Melo_FabioMenegattiDe_D.pdf43.66 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.