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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Atitudes em relação à Ciência e Tecnologia : um estudo com estudantes do ensino técnico
Title Alternative: Attitudes in relation to Science and Technology : a study with students of technical education
Author: Anjos, Aichi da Cruz Martins dos, 1991-
Advisor: Dias, Márcia Regina Ferreira de Brito
Abstract: Resumo: Nos últimos anos, ocorreu no Brasil a implementação de leis que determinaram a criação de novas instituições e programas destinados à educação profissional e tecnológica. Tal medida, que visou ampliar a oferta de vagas e alavancar o desenvolvimento científico e econômico do país, resgatou o ensino técnico brasileiro, dando destaque a esta modalidade de ensino. Portanto, foi objetivo desta pesquisa verificar as atitudes dos estudantes de ensino técnico em relação à Ciência e Tecnologia (C&T). Os sujeitos foram 431 estudantes de quatro diferentes instituições de ensino da região metropolitana de Campinas, matriculados em diversos cursos das áreas de exatas, humanas e biológicas. Os instrumentos usados foram um questionário socioeconômico e uma escala de atitudes do tipo Likert, elaborada por Aiken (1961) e traduzida e adaptada por Brito (1996), composta por 21 afirmações. O nível de significância adotado foi de 5%. A média obtida na escala de atitudes em relação à C&T foi 61,45, sendo que 51% dos alunos apresentaram pontuação acima desta média e foram considerados com atitudes positivas em relação à C&T. Os sujeitos matriculados em cursos da área de humanas apresentaram a menor média dentre as três áreas especificadas (59,16). Espera-se que os resultados apresentados nesta pesquisa possam levantar novas inquietações sobre as atitudes em relação à C&T e contribuir com os estudos relacionados ao tema. Também almeja-se promover uma maior reflexão sobre a criação de ações que possibilitem a ocorrência de atitudes positivas relacionadas ao tema nos currículos comuns e a nível técnico, incentivando debates em torno do desenvolvimento de políticas educacionais públicas

Abstract: In Brazil, a set of laws approved over the past few years determined the creation of programs and institutions destined to professional and technical education. These measures intended to expand the available job offers and encourage the scientific and economic development of the country. One of the direct outcomes of these politics was the rescue and highlight of the Brazilian technical education. This research, therefore, aimed to verify the attitudes of technical education students regarding Science and Technology (S&T). A total of 431 students distributed through four different educational institutions located at the metropolitan region of Campinas were evaluated, from the fields of human, exact and biological sciences. They were submitted to a socioeconomic questionnaire and a Likert¿s attitudes scale composed by 21 affirmations. The latter was created by Aiken (1961), translated and adapted by Brito (1996). The level of significance was 5%. A mean value of 61.45 was obtained on the attitudes scale in relation to S&T. 51% of the students scored above the average and were considered to have positive attitudes towards S&T. The lowest average between the three areas specified above was observed for human sciences students (59,16). Taken together, these results contribute to other studies related to this thematic, and may bring about new inquiries about the attitudes concerning S&T. It is also expected that more critical thinking will be promoted regarding the creation of actions which would enable the occurrence of positive attitudes related to this theme in technical and regular school curricula, encouraging debates around the development of public educational policies
Subject: Estudantes - Atitudes - Avaliação
Ciência e tecnologia
Ensino técnico
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: ANJOS, Aichi da Cruz Martins dos. Atitudes em relação à Ciência e Tecnologia: um estudo com estudantes do ensino técnico. 2017. 1 recurso online (120 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP.
Date Issue: 2017
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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