Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/332013
Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Estudo comparativo das políticas públicas educacionais na Argentina e no Brasil : o lugar da educação física escolar (1996-2014)
Title Alternative: Comparative study of public educational policies in Argentina and Brazil : the place of school physical education (1996-2014)
Author: Dalcastagné, Giovanni, 1981-
Advisor: Aguilar, Luis Enrique, 1958-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa de doutorado teve como principal objetivo analisar comparativamente o lugar da educação física escolar nas políticas públicas educacionais na Argentina e no Brasil no período de 1996 a 2014. Adotando como referência os estudos comparativos em educação, especialmente no que diz respeito à educação física, o esforço aplicado foi no sentido de contribuir para o reconhecimento da atual situação a partir da questão do outro como ponto fundamental de análise. No que tange a metodologia, foi utilizado à reconstrução dos cenários e o uso da simultaneidade como ponto de apoio para a investigação científica, articulando método comparativo e perspectiva histórica como uma centralidade da análise da pesquisa documental. Assim, conforme o referencial teórico-metodológico adotado, esta investigação se apoiou na pesquisa bibliográfica e documental, considerando, basicamente, fontes primárias (documentos oficiais dos dois países em questão; leis, decretos e demais disposições normativas; dados fornecidos por organismos internacionais) e fontes secundárias (fontes bibliográficas relacionadas aos estudos comparativos, às políticas educacionais e aos estudos sobre a educação física, originários tanto da Argentina quanto do Brasil). Constatou-se que, embora contendo semelhanças significativas, não se pode afirmar que a educação física esteja em igual situação no contexto da política educacional na Argentina e no Brasil. Em diferentes tempos e espaços, sua posição assumiu características variadas, ora se colocando como fundamental e/ou obrigatória, ora refletindo uma disposição "marginal" no âmbito escolar. Se no Brasil a imprecisão e o sentido ambíguo do lugar da educação física nas políticas educacionais fica evidente; na Argentina, ainda que não se possa ignorar o peso histórico da indefinição da área nas políticas educacionais, já é perceptível uma tentativa concreta, especialmente a partir dos últimos anos considerados neste estudo, de aproximar a educação física escolar das reais condições sociais e de afirmar sua relevância no cenário educacional

Abstract: This doctoral research had as main objective to analyze comparatively the place of physical education in public educational policies in Argentina and Brazil from 1996 to 2014. Adopting as reference comparative studies in education, especially with regard to physical education, the applied effort was made in order to contribute to the recognition of the current situation from the perspective of the other as a fundamental point of analysis. Regarding the methodology, the reconstruction of scenarios and the use of simultaneity were employed as a point of support for the scientific investigation, articulating comparative method and historical perspective as the central point of the analysis of document research. According to the theoretical-methodological framework adopted, this research was based on bibliographical and document research, basically considering primary sources (official documents of the two countries in question, laws, decrees and other normative provisions, data provided by international organizations), and secondary sources (bibliographic sources related to comparative studies, educational policies and studies on physical education, originating in both Argentina and Brazil). It was observed that, although the place of physical education contains significant similarities, it can not be said that they are in the same situation in the context of educational policy in Argentina and Brazil. In different times and spaces, that position assumed different characteristics, sometimes fundamental and/or mandatory, sometimes reflecting a inferiorized disposition in the school context. If in Brazil the ambiguous, innacurate sense of the place of physical education in educational policies is evident; in Argentina, although it is not possible to ignore the historical weight of the area's lack of definition in educational policies, a concrete attempt is now observed, especially from the last years considered in this study, to bring school physical education closer to real social conditions and to affirm its relevance in the educational scenario
Subject: Politicas publicas em educação
Educação física escolar
Educação básica
Educação - Argentina
Educação - Brasil
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: DALCASTAGNÉ, Giovanni. Estudo comparativo das políticas públicas educacionais na Argentina e no Brasil: o lugar da educação física escolar (1996-2014). 2018. 1 recurso online (163 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP.
Date Issue: 2018
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Dalcastagne_Giovanni_D.pdf2.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.