Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/331979
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: O dualismo de novo tipo no processo de expansão das escolas técnicas do Centro Paula Souza no Estado de São Paulo no período de 2004-2016
Title Alternative: The dualism of the new type in the expansion process of the technical schools of Centro Paula Souza in the State of São Paulo in the period from 2004 to 2016
Author: Santinho, Evandro, 1976-
Advisor: Piolli, Evaldo, 1963-
Abstract: Resumo: A presente pesquisa investigou a expansão das Escolas Técnicas do Centro Paula Souza no Estado de São Paulo no período de 2004 a 2016 e os desdobramentos dessa política educacional como expressão da reorganização da produção capitalista a partir da década de 1970. A hipótese que orienta a pesquisa aponta para a política expansionista da educação profissional como expressão das demandas do capital na formação da força de trabalho e a consolidação do dualismo de novo tipo no interior dessa expansão. De forma que trata-se de uma pesquisa documental, qualitativa e quantitativa com base em bibliografias, documentos institucionais e dados quantitativos, todos eles relacionados com o tema da educação profissional no Brasil, e o processo de expansão dessa modalidade de ensino o qual ocorreu em diversos níveis da federação, analisado aqui em particular ao nível estadual. Nesse sentido, o presente estudo buscou compreender o sentido das políticas educacionais voltadas ao ensino profissional desde a criação dessa modalidade de ensino ocorrida em 1909 até o presente. Para isso, o trabalho se organizou do seguinte modo: o capítulo primeiro buscou analisar a formação do Brasil e os impactos da herança colonial e escravista na educação profissional e o desenvolvimento do ensino técnico no século XX. O capítulo segundo buscou demonstrar as transformações ocorridas na produção capitalista com o fim do fordismo/keynesianismo e a substituição deste pelo modelo da acumulação flexível/neoliberalismo e os impactos dessa nova fase nas políticas educacionais voltadas para o ensino técnico. No capítulo terceiro analisamos o processo de expansão das Escolas Técnicas do Centro Paula Souza, dentro do qual identificamos um dualismo de novo tipo em consonância com os ditames da acumulação flexível que tem como concepção pedagógica norteadora a ideologia das competências, da empregabilidade e do empreendedorismo direcionada aos jovens da classe trabalhadora

Abstract: The present research has investigated the expansion of technical schools of Centro Paula Souza in the period from 2004 to 2016 and the development of this educational policy with expression of the reorganization of capitalist production from the 1970s. The hypothesis that guides the research points to the expansionist politics of professional education as expression of the demands of capital in the formation of the labor force and the consolidation of labor laws and the consolidation of new type dualism within this expansion. Of form that it is about a documentary research, qualitative and quantitative based on bibliographies, institutional documents and quantitative data, all related to the theme of professional education in Brazil, and the process of expansion of this modality of teaching which occurred in several levels of the federation, analyzed here in particular at the state level. Perceive, the present study sought to understand the meaning of educational policies directed at the professional education from the creation of this modality of education that occurred in 1909 until the present. For that, the work has been organized as follow: the first chapter sought to analyze the formation of Brazil and the impacts of the colonial and slave heritage in professional education and the development of technical education in the twentieth century. The second chapter sought to show the transformations that occurred in capitalist production with the end of Fordism / Keynesianism and its replacement by the model of flexible accumulation and the impacts of this new phase on educational policies geared towards technical teaching. In the third chapter we analyze the process of expansion of the Paula Souza Center's Technical Schools, within which we identify a dualism of a new type in line with the dictates of flexible accumulation, whose pedagogical conception guides the ideology of skills, employability and directed entrepreneurship young people of the working class
Subject: Dualismo estrutural
Qualificação profissional
Escolas tecnicas
Expansão escolar
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: SANTINHO, Evandro. O dualismo de novo tipo no processo de expansão das escolas técnicas do Centro Paula Souza no Estado de São Paulo no período de 2004-2016. 2018. 1 recurso online (343 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/331979>. Acesso em: 3 set. 2018.
Date Issue: 2018
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Santinho_Evandro_M.pdf9.8 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.