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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientadores: Rosely Aparecida Liguori Imbernon, Luciana Cordeiro de Souza Fernandespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociênciaspt_BR
dc.format.extent1 recurso online (191 p.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃO DIGITALpt_BR
dc.titleComitês Mirins de Bacias Hidrográficas como estratégia de Educação Ambiental em escolas localizadas em áreas de mananciais no município de Limeira, SPpt_BR
dc.title.alternativeChild Basin Comittee as environmental education strategy in schools situated in manancial area of Limeira City, Sao Paulo Statept_BR
dc.contributor.authorGeorgette, Tiago Valentim, 1983-pt_BR
dc.contributor.advisorImbernon, Rosely Aparecida Liguoript_BR
dc.contributor.coadvisorFernandes, Luciana Cordeiro de Souza, 1966-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Geociênciaspt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terrapt_BR
dc.subjectCiclo hidrológico - Formação de professorespt_BR
dc.subjectBacias hidrográficas - Ribeirão do Pinhal (Limeira, SP)pt_BR
dc.subjectGeoéticapt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectRecursos hidricospt_BR
dc.subject.otherlanguageWater cycle - Teacher trainingen
dc.subject.otherlanguageWatersheds - Ribeirão do Pinhal (Limeira, SP) - Brazilen
dc.subject.otherlanguageGeoethicsen
dc.subject.otherlanguageEnvironmental Educationen
dc.subject.otherlanguageHydric Resourcesen
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho teve como objetivo desenvolver metodologia de implantação de Programa de Educação Ambiental em escolas municipais que desenvolvam componentes da governança do recurso natural água, tendo como foco a proteção da bacia hidrográfica. A proposta pedagógica consistiu na aplicação do projeto Comitês Mirins de Bacias hidrográficas em quatro escolas municipais situadas na área do manancial do Ribeirão do Pinhal que abastece o município de Limeira, SP. Esses comitês mirins consistiam em equipes formadas por alunos, professores e funcionários das escolas que se reuniram e propuseram ações com vistas à proteção dos recursos hídricos, tanto no contexto da escola como também externo à escola. O projeto foi implantado ao longo do ano letivo de 2016 em quatro escolas municipais de Ensino Infantil e Fundamental, anos iniciais. Este projeto fez parte do Programa de Formação de Educação Ambiental da Rede Municipal de Ensino de Limeira que possibilita anualmente, uma sequência de formações e visitas pedagógicas para todos os coordenadores pedagógicos da rede. Esse Programa chama-se Escola VerdeAzul e possui um conjunto de 6 itens que as escolas deverão aplicar ao longo do ano, sendo que todas que comprovarem o pleno atendimento, recebem um Certificado de Destaque Ambiental. O processo foi avaliado conforme a base de conhecimentos proposta por Lee Shulman, em específico sobre o conhecimento pedagógico do conteúdo e também com base nos princípios da Geoética. O projeto também atendeu às recomendações dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, principalmente os Objetivos 4 "Educação de Qualidade" e 6 "Água Limpa e Saneamento" e teve como avaliação que ações que sejam implementadas nas escolas demandam que os professores detenham tanto o domínio pedagógico do conteúdo ensinado, mas que também possuam o domínio do contexto em que as escolas estejam inseridas. As escolas que possuíam as equipes pedagógicas com maior tempo de dedicação naquela mesma unidade escolar, possibilitaram melhores momentos de ensino e aprendizagem de maior alcance com os alunos, tanto no processo de aplicação do conteúdo curricular e de formação de consciência socioambiental, como no alcance social das ações para as comunidades. Um ponto também importante foi a atenção dada pelas escolas rurais e que tiveram os trabalhos mais diversos e abrangentes entre as escolas participantespt
dc.description.abstractAbstract: This work has the objective of to develop methodology of implementation about Environmental Education Program in municipal schools, which develop compliance components water use and with focus on watersheds. This pedagogical proposal consisted in the implementation of child basin committee in four schools situated in the Pinhal Riverside watershed, which provide water to the Limeira City, São Paulo State. Students, teachers and school workers congregated to propose actions to protect the hydric resources, even inside and out areas from school, formed those child committees. The project was implemented during the scholar year of 2016 in four municipal Kindergarten and Elementary Schools. This project was part to Limeira Municipal Environmental Education Formation Teacher Program, which constantly provide, annually, a sequence of formations and pedagogical visits to every pedagogical coordinators from municipal schools. This Program has the name Escola VerdeAzul and has six requirements, if the school would apply and achieve whole requirements, could receive in the end of the year an Environmental Performance Certificate. The process was evaluated in accordance with the basis of knowledge proposed by Lee Shulman, in special the Pedagogical Content Knowledge of and was evaluated too by the principles of Geoethics. The project, also complied with the recommendations of UN¿s Sustainable Development Goals, mainly, the Objectives 4 "Quality Education" and 6 "Clean Water and Sanitation" and had the evaluation that actions which has been implemented in schools require teachers with pedagogical knowledge of curricular, but it is interesting that also have the dominium of school regional context. Those schools, which had pedagogical teams with more time working in the same school, provided better learning and teaching moments to the students, both in the curricular content and social and environmental aware application, than in the social scope to communities. An interesting point was that rural schools had the more diverse and embracing works between schools¿ participantsen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.citationGEORGETTE, Tiago Valentim. Comitês Mirins de Bacias Hidrográficas como estratégia de Educação Ambiental em escolas localizadas em áreas de mananciais no município de Limeira, SP. 2018. 1 recurso online (191 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/331974>. Acesso em: 3 set. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineEnsino e Historia de Ciencias da Terrapt_BR
dc.description.degreenameMestre em Ensino e Historia de Ciencias da Terrapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnamePiranha, Joseli Mariapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameLastória, Andrea Coelhopt_BR
dc.date.defense2018-03-16T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-09-03T22:14:25Z-
dc.date.accessioned2018-09-03T22:14:25Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-03T22:14:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Georgette_TiagoValentim_M.pdf: 5976942 bytes, checksum: 8b8308a1d20feafc10f79da1152f81a4 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/331974-
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