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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Comitês Mirins de Bacias Hidrográficas como estratégia de Educação Ambiental em escolas localizadas em áreas de mananciais no município de Limeira, SP
Title Alternative: Child Basin Comittee as environmental education strategy in schools situated in manancial area of Limeira City, Sao Paulo State
Author: Georgette, Tiago Valentim, 1983-
Advisor: Imbernon, Rosely Aparecida Liguori
Abstract: Resumo: O presente trabalho teve como objetivo desenvolver metodologia de implantação de Programa de Educação Ambiental em escolas municipais que desenvolvam componentes da governança do recurso natural água, tendo como foco a proteção da bacia hidrográfica. A proposta pedagógica consistiu na aplicação do projeto Comitês Mirins de Bacias hidrográficas em quatro escolas municipais situadas na área do manancial do Ribeirão do Pinhal que abastece o município de Limeira, SP. Esses comitês mirins consistiam em equipes formadas por alunos, professores e funcionários das escolas que se reuniram e propuseram ações com vistas à proteção dos recursos hídricos, tanto no contexto da escola como também externo à escola. O projeto foi implantado ao longo do ano letivo de 2016 em quatro escolas municipais de Ensino Infantil e Fundamental, anos iniciais. Este projeto fez parte do Programa de Formação de Educação Ambiental da Rede Municipal de Ensino de Limeira que possibilita anualmente, uma sequência de formações e visitas pedagógicas para todos os coordenadores pedagógicos da rede. Esse Programa chama-se Escola VerdeAzul e possui um conjunto de 6 itens que as escolas deverão aplicar ao longo do ano, sendo que todas que comprovarem o pleno atendimento, recebem um Certificado de Destaque Ambiental. O processo foi avaliado conforme a base de conhecimentos proposta por Lee Shulman, em específico sobre o conhecimento pedagógico do conteúdo e também com base nos princípios da Geoética. O projeto também atendeu às recomendações dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, principalmente os Objetivos 4 "Educação de Qualidade" e 6 "Água Limpa e Saneamento" e teve como avaliação que ações que sejam implementadas nas escolas demandam que os professores detenham tanto o domínio pedagógico do conteúdo ensinado, mas que também possuam o domínio do contexto em que as escolas estejam inseridas. As escolas que possuíam as equipes pedagógicas com maior tempo de dedicação naquela mesma unidade escolar, possibilitaram melhores momentos de ensino e aprendizagem de maior alcance com os alunos, tanto no processo de aplicação do conteúdo curricular e de formação de consciência socioambiental, como no alcance social das ações para as comunidades. Um ponto também importante foi a atenção dada pelas escolas rurais e que tiveram os trabalhos mais diversos e abrangentes entre as escolas participantes

Abstract: This work has the objective of to develop methodology of implementation about Environmental Education Program in municipal schools, which develop compliance components water use and with focus on watersheds. This pedagogical proposal consisted in the implementation of child basin committee in four schools situated in the Pinhal Riverside watershed, which provide water to the Limeira City, São Paulo State. Students, teachers and school workers congregated to propose actions to protect the hydric resources, even inside and out areas from school, formed those child committees. The project was implemented during the scholar year of 2016 in four municipal Kindergarten and Elementary Schools. This project was part to Limeira Municipal Environmental Education Formation Teacher Program, which constantly provide, annually, a sequence of formations and pedagogical visits to every pedagogical coordinators from municipal schools. This Program has the name Escola VerdeAzul and has six requirements, if the school would apply and achieve whole requirements, could receive in the end of the year an Environmental Performance Certificate. The process was evaluated in accordance with the basis of knowledge proposed by Lee Shulman, in special the Pedagogical Content Knowledge of and was evaluated too by the principles of Geoethics. The project, also complied with the recommendations of UN¿s Sustainable Development Goals, mainly, the Objectives 4 "Quality Education" and 6 "Clean Water and Sanitation" and had the evaluation that actions which has been implemented in schools require teachers with pedagogical knowledge of curricular, but it is interesting that also have the dominium of school regional context. Those schools, which had pedagogical teams with more time working in the same school, provided better learning and teaching moments to the students, both in the curricular content and social and environmental aware application, than in the social scope to communities. An interesting point was that rural schools had the more diverse and embracing works between schools¿ participants
Subject: Ciclo hidrológico - Formação de professores
Bacias hidrográficas - Ribeirão do Pinhal (Limeira, SP)
Geoética
Educação ambiental
Recursos hidricos
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: GEORGETTE, Tiago Valentim. Comitês Mirins de Bacias Hidrográficas como estratégia de Educação Ambiental em escolas localizadas em áreas de mananciais no município de Limeira, SP. 2018. 1 recurso online (191 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/331974>. Acesso em: 3 set. 2018.
Date Issue: 2018
Appears in Collections:IG - Tese e Dissertação

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