Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/331960
Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Aprendizagens profissionais docentes do (futuro) professor de matemática situadas em um estágio interdisciplinar
Title Alternative: Professional teacher learning of the mathematics prospective teacher situated in an interdisciplinary prospective teacher course
Author: Acevedo Rincon, Jenny Patricia, 1980-
Advisor: Fiorentini, Dario, 1950-
Abstract: Resumo: O Estágio Supervisionado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE/Unicamp) é de caráter não disciplinar, reunindo estagiários de diferentes licenciaturas em um mesmo cenário para compreender e enfrentar a realidade da sala de aula no cenário de uma escola. O presente estudo visa por compreender as práticas de aprendizagem profissional docente dos estagiários da Licenciatura em Matemática, a partir da participação em experiências interdisciplinares situadas no Estágio Supervisionado da FE/Unicamp. Esta é uma pesquisa de carácter qualitativo, tendo como contexto de investigação o Curso Estágio Supervisionado I, oferecido pela Unicamp no primeiro semestre do ano 2014, no qual participaram dezoito alunos de oito licenciaturas (Matemática, História, Ciências Sociais, Ciências Naturais, Educação Física, Geografia, Letras e Artes). Porém, quatro alunas estagiárias de Licenciatura em Matemática foram selecionadas para analisar narrativamente suas trajetórias de aprendizagem profissional docente. A pesquisa tem como referencial teórico a aprendizagem situada, a participação em Comunidades de Prática e a constituição da aprendizagem profissional docente, assim como a interdisciplinaridade. Os materiais empíricos que compõem o corpus de análise e interpretação foram produzidos a partir de diários de campo da pesquisadora, registros em diários dos estagiários, planos de intervenção, questionários, relatório final de problematização das práticas e entrevistas individuais e em Comunidade dos estagiários participantes da pesquisa. Para analisar estas informações foram identificados dois empreendimentos das Comunidades de Prática interdisciplinares, os quais foram caracterizados como ações. Isto é, para o empreendimento "Construção do projeto de intervenção interdisciplinar no Estágio Supervisionado I", foram analisadas as ações: (1ª) identificação do contexto escolar; (2ª) observação e registro do ensinaraprender Matemática na escola e; (3ª) identificação de experiências interdisciplinares na escola. E para o empreendimento Construção de relatório final de Estágio Supervisionado I, foram identificadas as ações: (i) ser docente na escola e (ii) Reflexões acerca da profissão docente. A participação nos diferentes cenários interdisciplinares do ensinaraprender na escola ajudaram o estagiário a problematizar as práticas profissionais docentes, sendo ressignificados os contextos das práticas escolares, o conhecimento e os processos específicos da Matemática escolar, situações interdisciplinares, as metodologias de ensino, ações interdisciplinares de intervenção na escola, e, sobretudo, o valor profissional do professor de Matemática na escola atual. Finalmente, a natureza interdisciplinar e transdisciplinar permitiu aos estagiários perpassar e ultrapassar as fronteiras das disciplinas escolares e acadêmicas, próprias das Licenciaturas

Abstract: The prospective teacher Course of the Faculty of Education of the University of Campinas (FE / Unicamp) is non-disciplinary, or interdisciplinary bringing together trainees from different degrees in the same scenario to understand and confront the reality of the classroom in a school setting. This study aims to understand the teaching professional practices of prospective mathematics teacher from the participation in interdisciplinary experiences situated in the FE/Unicamp. This is a qualitative research, having as a research context the prospective teacher Course, offered by Unicamp in the first semester of 2014, in which eighteen students from eight undergraduate degrees (Mathematics, History, Social Sciences, Natural Sciences, Sports, Geography, Literature and Arts). However, four prospective teacher of Mathematics Education program were selected to analyze narratively their trajectories of professional teaching. The research has as theoretical reference the Situated Learning, the participation in Communities of Practice and the constitution of the professional teaching learning in interdisciplinary experiences. The empirical materials that compose the corpus of analysis and interpretation were obtained from the researcher's field diary, records in trainee diaries, intervention plans, questionnaires, final report of problematization of the practices and individual interviews, and in the interdisciplinary community of the prospective teacher of this research. In order to analyze this information, two enterprises of the Communities of practices were found, which were characterized as actions. That is, for the enterprise "Construction of interdisciplinary intervention project in the prospective teacher Course", we analyzed the actions: (1st) identification of the school context, (2nd) observation and registration of teaching mathematics in school; and, (3rd) identification of interdisciplinary experiences in the school. And for the "construction of final of prospective teacher Course report", the following actions were identified: (i) being a teacher in the school and (ii) reflections about the teaching profession. The participation in the different interdisciplinary scenarios of teaching and learning in the school helped the trainee to problematize the professional practices of teachers, with a re-meaning of the contexts of school practices, knowledge and specific processes of school mathematics, interdisciplinary situations, teaching methodologies, interdisciplinary intervention actions in school, and, above all, the professional value of the mathematics teacher in today's school. Finally, the interdisciplinary and transdisciplinary nature, allow trainees to cross the boundaries of the academic and academic disciplines of the undergraduate courses
Subject: Estágio supervisionado
Comunidades de prática
Interdisciplinaridade
Educação matemática
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2018
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Rincon_JennyPatriciaAcevedo_D.pdf3.94 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.