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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Categorizações, conjuntos e audiência no Instagram : repensando folksonomias a partir da hashtag #favelatour
Title Alternative: Categorizations, sets and audience on Instagram : rethinking folksonomies based on the hashtag #favelatour
Author: Siqueira, Elis Nazar Nunes, 1993-
Advisor: Signorini, Inês, 1951-
Abstract: Resumo: O objetivo da pesquisa é investigar os modos de circulação das fotografias e, principalmente, das hashtags associadas ao turismo nas favelas cariocas que foram compartilhadas em postagens no Instagram durante as Olimpíadas de 2016. Para contextualizar essas questões, tornam-se relevantes o histórico da indústria do turismo - que explica a popularização dos passeios nas favelas, situando-os enquanto ramificações dos tours de realidade -, e as reflexões a respeito do crescimento do Instagram enquanto aplicativo de edição de fotos e rede social virtual centrada no compartilhamento de imagens. Para pensar sobre o uso das hashtags, as teorias sobre folksonomias são importantes, uma vez que descrevem os processos de indexação livre nos ambientes virtuais e estabelecem categorias para as etiquetas usadas nesses processos. No entanto, especificamente em relação ao uso de hashtags no Instagram, existem divergências entre as finalidades de uso de tags previstas pelas folksonomias convencionais e as observadas nos dados analisados. Concentrando a busca no Instagram na hashtag #favelatour e utilizando como base uma metodologia qualitativo-interpretativa, 74 postagens foram analisadas. A partir disso, pode-se concluir que as publicações desse período identificadas com a hashtag #favelatour foram compartilhadas principalmente por turistas estrangeiros e por agências de turismo nacionais. Além disso, há um destaque para o uso de hashtags que nomeiam lugares específicos e para hashtags que podem expandir os processos de espalhamento de conteúdos virtuais por meio da inclusão dos materiais postados em conjuntos de resultados de busca distintos dentro do Instagram

Abstract: The purpose of the research is to investigate the spread of the photographs and, mainly, hashtags associated with tourism in Rio favelas (Brazilian slums) that were shared on Instagram posts during the 2016 Olympics. To establish the context of these issues, the history of the tourism industry is a relevant data ¿ explaining the popularization of tours in the favelas, placing them as reality tours, and the effects on the growth of Instagram as a photo-editing application and social network focused on image sharing. In order to think about the use of hashtags, it's important to consider the theories regarding folksonomies, since they describe the free indexing processes in virtual environments and establish categories for tags used in these processes. However, specially regarding the use of hashtags on Instagram, there are divergences between the expected use purposes of tags by conventional folksonomies and the ones observed in the analyzed data. Focusing the Instagram search on the hashtag #favelatour and based on a qualitative-interpretative methodology, 74 posts were analyzed. Based on that, it can be concluded that the posts of this period identified with the hashtag #favelatour were shared mainly by foreign tourists and by Brazilian tourism agencies. Furthermore, there is a strong emphasis on the use of hashtags for specific places and on hashtags that can expand the spreading processes of virtual contents by the inclusion of the content posted in distinct sets of search results within Instagram
Subject: Instagram (Firma)
Redes sociais on-line
Metadados
Folksonomias
Favelas - Rio de Janeiro (RJ)
Turismo - Rio de Janeiro (RJ)
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2018
Appears in Collections:IEL - Tese e Dissertação

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