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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Potencialidades na formação continuada com o tema sistemática filogenética para professores de ciências e biologia : Potentialities in continuing education with the theme of phylogenetic systematics for teachers of science and biology
Title Alternative: Potentialities in continuing education with the theme of phylogenetic systematics for teachers of science and biology
Author: Rodarte, Mateus de Fraga, 1993-
Advisor: Santos, Fernando Santiago dos
Abstract: Resumo: Conhecimentos biológicos encontram-se entre os primeiros contributos científicos, sendo a sistemática uma das pioneiras dentro das ciências biológicas. Diferentes escolas já foram utilizadas como sistemas gerais de referência na classificação da biodiversidade, sendo a sistemática filogenética (ou cladística) atualmente a metodologia usual. Trabalhos anteriores apontam que o cenário dentro das escolas brasileiras não reflete a adoção da cladística como metodologia usual, podendo-se identificar uma utilização equivocada ou falta de conhecimento dos conceitos e formas de uso da mesma, ficando evidente que muito do que se é ensinado ainda reflete às escolas sistemáticas anteriores, mesmo que o ensino delas privilegie memorizações exageradas e leve a inferências equivocadas por parte dos alunos. Pesquisas com professores revelam que um empecilho para a introdução da sistemática filogenética no ensino básico é o fato de muitos não terem conhecimento do que é essa sistemática ou não se sentirem seguros para ensinar tal conteúdo aos alunos, sendo necessária, segundo eles, uma atualização dos professores na forma de um curso ou orientação técnica. Partindo do pressuposto que a formação continuada possui potenciais na atualização dos professores essa pesquisa procurou identificar quais seriam as potencialidades que eventos tematizados pela sistemática filogenética poderiam oferecer. Para isso, dois eventos de formação continuada com racionalidades distintas foram acompanhados e assim foi possível observar que eventos de racionalidade técnica apresentam potencialidades no sentido de aproximar as concepções alternativas dos professores do modelo filogenético, principalmente no que concernem os fundamentos filogenéticos, mas contribui de forma menos proeminente para a construção de modelos conceituais de cladística e para o desenvolvimento de autoconfiança por parte dos docentes. Já modelos práticos acabam por possibilitar o debate de ideias adjacentes ao tema da filogenética e seu ensino, como a arbitrariedade de classificações, o enraizamento de jargões científicos, importância do debate, potencial explicativo de cladogramas e outros temas, sendo um potencial contextualizador dos temas da biologia e do cotidiano docente

Abstract: Biological knowledge is among the first scientific contributions, being systematics one of the pioneers within the biological sciences. Different schools of systematics have already been used as general reference systems in the classification of biodiversity, and phylogenetic (or cladistic) are currently the usual methodology. Previous work shows that the scenario within brazilian schools does not reflect the adoption of cladistics as a usual methodology, and it is possible to identify a mistaken use or lack of knowledge of the concepts and ways of using it, being evident that much of what is still taught reflects to previous systematic schools, even if their teaching privileges exaggerated memorisations and leads to misleading inferences on the part of the students. Research with teachers reveals that an obstacle to the introduction of phylogenetic systematics in elementary education is the fact that many are not aware of what this systematic is or do not feel sacure to teach such content to students, being necessary, according to them, an update of the teachers in the form of a course or technical orientation. Based on the assumption that continuing education has potential in updating teachers, this research sought to identify the potentialities that events thematized by phylogenetic systematics could offer. In order to do so, two events of continuous formation with different rationalities were followed up and it was possible to observe that events of technical rationality present potentialities in the sense of approaching the alternative conceptions of the phylogenetic model, especially regarding the fundamentals of phylogenetics, but contributes less prominently to the construction of conceptual models of cladistics and to the development of self-confidence on the part of teachers. In other hand, pratical models allow the discussion of the ideas that are adjacent of the topic of the phylogentics and its teaching, like the arbitrariness of a classification, the rooting of scientific jargons, importance of the debate, the explanatory potencial of the cladograns, being a potencial contextualizer of the biological and the daily teacher themes
Subject: Biologia - Estudo e ensino (Educação permanente)
Análise cladistica
Ensino de ciências
Educação de base
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2018
Appears in Collections:IFGW - Tese e Dissertação

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