Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/331896
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Vela ao vento : o violão de Caymmi nas canções praieiras
Title Alternative: Candle to the wind : Caymmi's guitar in beach songs
Author: Silveira, Gustavo Infante, 1989-
Advisor: Nascimento, Hermilson Garcia do, 1969-
Abstract: Resumo: Autor de clássicos da música popular brasileira, Dorival Caymmi é também um intérprete peculiar, ainda pouco discutido como tal. Algumas de suas "Canções praieiras" foram gravadas apenas com voz e violão, muito antes desse formato se tornar recorrente na MPB. A presente pesquisa objetivou compreender e descrever recursos técnicos do seu violão de acompanhamento tendo como material de estudo o LP Caymmi e seu violão (ODEON, 1959), gravado com o formato solo. Para isso, foi realizada a transcrição integral do álbum, disponível no anexo II, a fim de identificar os recursos musicais e de interpretação do acompanhamento de que Caymmi lança mão. De maneira a sumarizar o que foi observado, traçamos alguns perfis de comportamento do violão de acompanhamento de Dorival Caymmi no LP Caymmi e Seu Violão. Um primeiro perfil é o de caráter imagético, onde podemos relacionar os recursos do acompanhamento com a produção de imagens poéticas no seu enlace com o canto, de maneira a projetar o que é expresso verbalmente. A canção "O Vento" foi o principal exemplo desse tipo de acompanhamento. Um segundo perfil do violão é o de cunho rítmico, no qual o samba ou certos padrões que valorizam esse aspecto são explorados. Esse comportamento muitas vezes é obtido pelo toque da "raspada só" da mão direita ¿ uma maneira particular de Caymmi ferir o instrumento com a mão direita. A canção "2 de Fevereiro" e vários dos trechos do LP que são executados assim foram apontados. Um último perfil de acompanhamento é aquele composto de elementos de arranjo em sua composição, geralmente ocorrendo uma levada em específico ¿ esta com possível correlação com os gêneros choro-canção ou samba-canção. Nesse tipo de acompanhamento Caymmi usa o bloco indicador, médio e anelar da mão direita. Identificamos este terceiro perfil em um terço do repertório estudado

Abstract: Author of classics of Brazilian popular music, Dorival Caymmi is also a peculiar interpreter, still little discussed as such. Some of his "Beach songs" were recorded only with voice and (Brazilian acoustic) guitar, long before this style became recurrent in Brazilian Popular Music. The present study aimed at understanding and describing the technical resources of his accompaniment guitar, using as research material the LP Caymmi e seu violão (Caymmi and his guitar - ODEON, 1959) recorded with the solo format. For this purpose, we conducted a complete transcription of the album, available in Annex II, so as to identify the musical and interpretation resources of the accompaniment used by Caymmi. In order to summarize the study¿s findings, we have outlined some behavioral profiles of Dorival Caymmi¿s accompaniment guitar in the aforementioned LP. A first profile concerns an imagery feature, where we can relate the accompaniment¿s resources with the production of poetic images in its bond with singing to project what is verbally expressed. The song "O Vento" was the main example of this kind of accompaniment. A second behavioral profile concerns the rhythmic, in which the samba or certain patterns that enhance this aspect are explored. This behavior is often obtained by the touch of the "raspada só" ("lone strumming") ¿ a particular way used by Caymmi to strike the instrument with the right hand. The song "2 de Fevereiro" and various passages of the LP that are performed this way were mentioned. A last behavior pattern of Caymmi¿s accompaniment concerns arrangement elements it his composition, generally using a specific guitar beat ¿ with a possible relation with the genres choro-canção or samba-canção. In this type of accompaniment Caymmi uses a three-finger (index, middle, and ring) block with the right hand. We identified this third profile in as much as one third of the studied repertoire
Subject: Caymmi, Dorival, 1914-2008
Violão - Instrução e estudo
Acompanhamento musical
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: SILVEIRA, Gustavo Infante. Vela ao vento: o violão de Caymmi nas canções praieiras. 2017. 1 recurso online (290 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/331896>. Acesso em: 3 set. 2018.
Date Issue: 2017
Appears in Collections:IA - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Silveira_GustavoInfante_M.pdf9.88 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.