Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/331886
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientadores: Roberto Teixeira Mendes, Gil Guerra Júniorpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicaspt_BR
dc.format.extent1 recurso online (44 p.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃO DIGITALpt_BR
dc.titleEfeito do uso de um violão adaptado na autoestima de crianças e jovens com déficit motor decorrente de paralisia cerebral, sem deficiência mentalpt_BR
dc.title.alternativeEffect of the use of an adapted guitar in the self-esteem of children and youth with motor deficit due to cerebral palsy, without mental deficiencypt_BR
dc.contributor.authorAmorim, Reinaldo Siqueira de, 1968-pt_BR
dc.contributor.advisorMendes, Roberto Teixeira, 1953-pt_BR
dc.contributor.coadvisorGuerra Júnior, Gil, 1960-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicaspt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescentept_BR
dc.subjectTranstornos das habilidades motoraspt_BR
dc.subjectInstrumentos musicais adaptadospt_BR
dc.subjectPessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectAutoimagempt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subject.otherlanguageMotor skills disordersen
dc.subject.otherlanguageMusical instruments adapteden
dc.subject.otherlanguageDisabled personsen
dc.subject.otherlanguageSelf concepten
dc.subject.otherlanguageAdolescentsen
dc.description.abstractResumo: OBJETIVO: Avaliar o efeito do aprendizado do uso de um violão adaptado na autoestima de crianças e jovens com déficit motor de membro superior unilateral MÉTODO: Foram selecionadas crianças e adolescentes (N=14) de ambos os sexos (3 meninas), com idade entre 7 e 21 anos, com deficiência motora em membro superior decorrente de paralisia cerebral, com ou sem experiência prévia em música ou prática musical. O aprendizado foi avaliado durante a intervenção por observação da aquisição da técnica de uso do violão. A autoestima foi avaliada pela Escala de Autoestima de Rosenberg (1), aplicada antes e depois da intervenção. A análise estatística foi feita pelo Teste t, com p<0,05 sendo considerado significativo. RESULTADOS: Todos os participantes da pesquisa conseguiram tocar o instrumento musical na primeira seção de treino prático. A média dos valores negativos da Escala de Autoestima variou de (M = 5,71) no teste pré-intervenção, para (M = 4,53) no pós-intervenção, com SD = +/- 1,17, sendo o teste t = 3,93 e p = 0,002 (IC 95%). A média dos valores positivos variou de (M = 6,42) na pré-intervenção para (M = 8,57) no pós-intervenção, com SD de +/- 2,15, sendo o teste t = 6,37 e p = 0,000 (IC 95%). CONCLUSÃO: O uso do Violão Adaptado mostrou-se de fácil aprendizado, havendo melhora na autoestima dos sujeitos da intervençãopt
dc.description.abstractAbstract: OBJECTIVE: To evaluate the effect of learning to play an adapted guitar in the self-esteem of children and adolescents with unilateral upper limb motor deficits. METHODS: Children and adolescents (N = 14) of both sexes (3 girls), aged 7 to 21 years ,with motor deficiency due to Cerebral Palsy in the upper limb, with or without prior experience in music or musical practice. The learning capacity was evaluated during the intervention by observation of the acquisition of the guitar technique. Self-esteem was assessed by the Rosenberg Self-Esteem Scale (1), applied before and after the intervention. Statistical analysis was performed using the t test, with p <0.05 being considered significant. RESULTS: All participants were able to play the musical instrument in the first practical training section. The mean values of the Self-esteem Scale ranged from (M = 5.71) in the pre-intervention test to (M = 4.53) in the post-intervention, with SD = +/- 1.17, t test= 3.93 and p = 0.002 (95% CI). The mean of the positive values varied from (M = 6.42) in the pre intervention to (M = 8.57) in the post intervention, with SD of +/- 2.15, with the t test= 6.37 and p = 0.000 (95% CI). CONCLUSION: The use of Adapted Guitars proved to be easy to learn, with an improvement in the self-esteem of the subjectsen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.citationAMORIM, Reinaldo Siqueira de. Efeito do uso de um violão adaptado na autoestima de crianças e jovens com déficit motor decorrente de paralisia cerebral, sem deficiência mental. 2018. 1 recurso online (44 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/331886>. Acesso em: 3 set. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineSaude da Criança e do Adolescentept_BR
dc.description.degreenameMestre em Saude da Criança e do Adolescentept_BR
dc.contributor.committeepersonalnameDalgalarrondo, Paulopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameOliveira, Jetro Meira dept_BR
dc.date.defense2018-03-12T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-09-03T21:23:37Z-
dc.date.accessioned2018-09-03T21:23:37Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-03T21:23:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Amorim_ReinaldoSiqueiraDe_M.pdf: 3302690 bytes, checksum: 66d29ee08ee7567cf504cff6d625b1f3 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/331886-
Appears in Collections:FCM - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Amorim_ReinaldoSiqueiraDe_M.pdf3.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.