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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: O Instituto de Arquitetos do Brasil na disseminação da profissão do arquiteto moderno entre 1945-1969
Title Alternative: The Brazilian Institute of Architects in the dissemination of the modern Architect Profession between 1945-1969
Author: Nakandakare, Fernando Shigueo, 1988-
Advisor: Monteiro, Ana Maria Reis de Goes, 1958-
Abstract: Resumo: A partir de 1945, fomentou-se o debate acerca da revisão curricular nos cursos de arquitetura e a necessidade de regulamentar a profissão do arquiteto perante o seu campo profissional. No período, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), entidade representante da classe e defensora da autonomia profissional, passou a expandir sua atuação junto às principais capitais do país por meio da fundação de departamentos estaduais acompanhados da promoção dos Congressos Brasileiros de Arquitetos. Como hipótese, adotou-se que o IAB, aliado a professores e estudantes participantes dos congressos, delineou em seus debates o profissional arquiteto, na busca de estruturar uma legislação regulamentadora da profissão. Para isso, utilizou-se da revisão do ensino como instrumento de consolidação do campo profissional almejado. Dessa forma, a dissertação objetivou verificar o processo de disseminação da profissão do arquiteto moderno segundo o IAB e suas pautas de debate nas capitais que sediaram os Congressos Brasileiros de Arquitetos entre 1945 e 1969. Por meio da análise dos registros dos congressos, observou-se a proximidade entre o IAB e as Faculdades de Arquitetura em um trânsito de arquitetos e engenheiros nas principais capitais do país. Enquanto a pauta "ensino de arquitetura" passou a ser defendida como síntese das modificações ao exercício profissional, o IAB se fortaleceu como porta-voz da categoria e defensor da revisão da profissão enquadrada junto às necessidades das cidades em desenvolvimento. Com a aliança entre profissionais e acadêmicos, a reforma curricular dos cursos de arquitetura se tornou um movimento nacional após o IV Congresso Brasileiro de Arquitetos, consolidando-se com o Currículo Mínimo de 1962. A revisão da regulamentação da profissão, por sua vez, veio a ser exposta na proposta legislativa divulgada no Boletim do IAB em 1958. Entretanto, ambas acabaram por sofrer amplos boicotes a partir de 1964. O Currículo Mínimo de 1962 sofreu uma nova revisão em 1969, sendo caracterizado pela ausência de diálogo com os arquitetos e em consonância unilateral com os acordos MEC-USAID, enquanto a revisão da regulamentação da profissão não seguiu adiante, permanecendo esta atrelada à engenharia pela legislação promulgada em 1966. Por fim, apontou-se para o conjunto de ações e debates propostos pelo IAB por meio de seus congressos e departamentos estaduais, unificando a categoria em prol de mudanças no ensino e profissão no sentido de consolidar seu campo de atuação

Abstract: Starting in 1945, it was originated the debate about the need to review the curriculum in the architecture and urbanism programs as well as the need to regulate the architecture as a profession before the professional field it was taking. During that period, the Brazilian Institute of Architects (IAB), the representative entity of the field and an advocate for professional autonomy, expanded its acting area grounds through the foundation of state departments and the dissemination of Brazilian Conferences of Architecture across the main capitals of Brazil. The hypothesis of this work adopted that the IAB in jointed efforts with professors and students participants of the conferences described in their debates the architect as a professional, in order to develop a legislation that regulates the profession using, for that matter, the teaching review as a tool to consolidate the professional field longed for. Therefore, the purpose of this dissertation was to verify the process of dissemination of the modern architect profession according to the IAB and its debates¿ agenda in the cities that hosted the Brazilian Conferences of Architecture between 1945 and 1969. Through the analysis of conferences¿ records, it was possible to notice the proximity between IAB and architecture faculties due to the transit of architects and engineers throughout the main capitals of the country. While the teaching of architecture began to be defended as a synthesis of modifications to the professional practice, IAB strengthened itself as the spokes entity for the category and as an advocate for the review of the framed profession as long as the needs of the developing cities. With the alliance between professionals and academics, the curriculum review of the architecture programs became a national movement after the IV Brazilian Conference of Architects, culminating in the Minimum Program of 1962. The profession regulatory review, in turn, came to be exhibited in the legislative proposal for regulation published in the IAB Bulletin in 1958. However, both ended up suffering broad boycotts from 1964. The 1962¿s Minimum Curriculum had to undergo a new review in 1969, that was characterized by the absence of dialogue among architects and in a unilateral consonance with the MEC-USAID agreements, while the review of the regulation of the profession did not go ahead, remaining linked to the engineering by the legislation enacted in 1966. Finally, it was pointed out to the set of actions and debates proposed by the IAB through its conferences and state departments, unifying the category in favor of changes in teaching and profession in order to consolidate its scope of action
Subject: Arquitetura moderna
Arquitetura brasileira
Arquitetos
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: NAKANDAKARE, Fernando Shigueo. O Instituto de Arquitetos do Brasil na disseminação da profissão do arquiteto moderno entre 1945-1969. 2018. 1 recurso online (235 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/331885>. Acesso em: 3 set. 2018.
Date Issue: 2018
Appears in Collections:FEC - Tese e Dissertação

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