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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Uma proposta de sistemática para inovação em modelos de negócios
Title Alternative: Proposal for a systematic for business model innovation
Author: Minatogawa, Vinicius Luiz Ferraz, 1990-
Advisor: Batocchio, Antonio, 1953-
Abstract: Resumo: O conceito de modelos de negócio ganhou notoriedade no começo do século XXI, relacionando-se principalmente com o evento da bolha financeira de 2001 (também denominada como: bolha pontocom). Inicialmente, porém, o tema foi relacionado ao fracasso de diversas empresas,especialmente dada a falta de compreensão e conhecimento por parte de gestores. A partir disso,a literatura, tanto acadêmica quanto comercial, voltou a atenção para este tema, aumentando consideravelmente o volume de publicações nesta área de conhecimento. Com a evolução do tema passou-se a observar, desta forma, casos de empresas que tiveram sucesso por sua capacidade em gerar inovações através de modelos de negócios. Embora alguns estudos tenham buscado esclarecer diversos aspectos relacionados ao conceito e prática de modelos de negócios inovadores, não é claro como desenvolver sistematicamente este tipo de inovação. A literatura aponta na direção da utilização de experimentação para este fim. Sendo assim, foi intuito do presente trabalho desenvolver um procedimento que seja capaz de gerenciar experimentos, coma finalidade de alcançar inovações de modelos de negócios. Metodologicamente o trabalho teve objetivos exploratórios, foi de natureza aplicada e de abordagem qualitativa. Como procedimento optou-se pelo método de pesquisa ação para que fosse possível observar empiricamente a aplicação do procedimento desenvolvido. Foi selecionada uma organização que serviu de unidade de análise, fornecendo dados de seus sistemas analíticos. Dada a classificação metodológica do trabalho não houve o estabelecimento de hipóteses, contudo suposições foram realizadas ao longo do trabalho. Inicialmente a proposição baseava-se na combinação de gestão de desempenho e representação de modelos de negócios. Porém, com a evolução do projeto de pesquisa ação,notou-se que bases mais sólidas com relação a estratégia eram necessárias para aplicação do construto proposto. A proposta do projeto então, evoluiu, e incorporou o conceito de ambidestria.Como resultados foi possível observar um procedimento de inovação em modelos de negócios que dividiu uma unidade de análise em ambientes de exploração e extração. Para cada ambiente foram desenvolvidos roteiros de aplicação, sustentados com a relação entre modelos de negócios e estratégia. O trabalho, por fim, apresentou um procedimento de inovação em modelos de negócio e traçou importantes diretrizes para a implementação de inovações em modelos de negócios

Abstract: The events related to the financial crisis of 2001 (also titled as the dotcom bubble) can be considered as significant antecedents on the rise in awareness of the concept of business models. Initially, however, this concept was considered as a possible reason for many companies' failures, especially given the lack of comprehension by managers with regard to business models. Since then, both academic and commercial literature have hugely increased the attention paid to this field of knowledge. As this subject evolved, examples of successful companies whose results could be explained by its capabilities to innovate business models became topics of enquiry. Even though some studies have concerned themselves with understanding the theory and practice related to business model innovation, it is still not clear how business model innovation can systematically be produced. To achieve this purpose, experimentation has been pointed out in the literature as a possible path to achieving this aim. In this sense, the goal of this work is to provide a procedure for managing experimentations in business models, seeking innovation. Methodologically, it's an applied research that has exploratory goals, and a qualitative approach. Action research was adopted for the enquiry, focusing specially on its capacity to provide empirical knowledge about the implementation process of business model innovation. It was selected an an organization to serve as analysis unity in the research, providing data from its analytics systems. Given the methodology of this work, there wasn't the establishment of hypothesis, however assumptions were developed. Preliminarily, the procedure developed was based on the assumption of combining performance management and business models representation tools. However, as the action research evolved, it was possible to observe the necessity to integrate a theoretical basis of strategy on the proposal. As a result, the procedure was improved, and embedded the notion of organizational ambidexterity to its scope. Hence, the study was able to visualize its analysis unit divided in exploration and exploitation environments. For each, it was developed a systematic approach inter related, sustained on the connection between business modelling and strategy. This work, lastly, created important guidelines for implementing business model innovation
Subject: Avaliação de desempenho
e-Commerce/e-business
Gestão de negocios
Comercio eletronico - Administração
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2018
Appears in Collections:FEM - Tese e Dissertação

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