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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Discurso sobre desastres naturais em uma coleção didática de geografia
Title Alternative: Discurse on narural disasters in a geography textbook collection
Author: Neves, Darlan da Conceição, 1987-
Advisor: De-Campos, Alfredo Borges, 1963-
Abstract: Resumo: Os livros didáticos de Geografia apresentam uma conformação de discursos que significam conteúdos e recursos cartográficos, ou seja, materiais de natureza geográfica. Entendidos como objeto cultural, esses materiais apresentam-se como uma seleção daquilo que deve ser ensinado e aprendido. Além do mais, representam, constituem, identificam pessoas, relações sociais, entidades, grupos sociais etc, discursivamente. Esta pesquisa teve como objetivo investigar os discursos que circulam em uma coleção de livros didáticos de Geografia pertencentes ao PNLD 2015. Para tanto, utilizamos o tema desastres naturais para podermos identificar os enunciados que testificam discursivamente os sentidos representados nesses materiais. Utilizamos como percurso metodológico os pressupostos da Análise de Discurso Crítica que preocupa-se com sentidos (ideológicos) de textos. A partir das categorias de análise dessa metodologia investimos sobre as palavras, enunciados, textos, imagens, recursos cartográficos e atividades propostas para compreendermos quais são os sentidos postos a funcionar no processo de ensino e aprendizagem quando os livros didáticos forem utilizados em sala de aula. Identificamos que os livros escolares são compostos por três discursos principais: os pedagógicos, que validam a forma de ensinar; os geográficos, relativos à ciência de referência, que traz à existência os significados do mundo; e os institucionais, que instauram os processos de produção e circulação dos materiais didáticos. Os resultados dessa pesquisa apontam o tema proposto como forma de ampliar o entendimento dos conteúdos acerca da natureza e de sua relação com a sociedade. Concluímos que a interdiscursividade presente nos livros, que em primeiro plano aborda o discurso da ciência, garante os sentidos e significados; em seguida, toda a representação mostrada é reflexo da intertextualidade evidenciada por outros discursos, quais sejam, o do cotidiano, da literatura, da mídia etc, que são inseridos para criar cenas enunciativas de aprendizagem. Identificamos que enchentes aparecem como consequência da atividade de produção do espaço (urbanização), ou seja, como consequência da atividade humana. Os deslizamentos são apagados dos textos pois não identificamos enunciados que os representassem. Concluímos que esse pouco ou quase nenhum espaço dos desastres naturais (enchentes e deslizamentos) vão de encontro à realidade nacional, visto que esses eventos ocorrem cotidianamente em muitas cidades do Brasil. Além do mais a representação de desastre naturais que os livros figuram apontam para realidades distintas da nacional, a partir de eventos como tsunami, terremoto, vulcanismo, furacões e tornados, eventos esses que não dependem da ação humana

Abstract: The textbooks of Geography present a conformation of discourses that mean contents and the cartographic resources. Understood as a cultural object, these materials present themselves as a selection of what is to be taught and learned. Moreover, they represent, constitute, identify people, social relations, entities, social groups, etc., discursively. This research aims to investigate the discourses that circulate in a collection of geography textbooks belonging to the PNLD 2015. For that, we use the theme natural hazards risks to be able to identify the statements that testify discursively the senses represented in these materials. We use as methodological path the assumptions of Critical Discourse Analysis that is concerned with (ideological) senses of texts. Based on the analysis categories of this methodology, we invested in the words, statements, texts, images, cartographic resources and activities proposed to understand which are the senses put into operation in the teaching and learning process when textbooks are used in the classroom. We have identified that school books are composed of three main discourses: pedagogical ones, which validate the way of teaching; the geographical, relative to the science of reference, which brings into existence the meanings of the world; and the institutional ones, that establish the processes of production and circulation of didactic materials. The results of this research point to the proposed theme as a way to broaden the understanding of the contents about nature and its relation with society. We conclude that the interdiscursivity present in books, in the foreground, the discourse of science guarantees the meanings and meanings; then all the representation shown is a reflection of the intertextuality evidenced by other discourses, that is, the everyday, literature, media etc, which are inserted to create enunciative scenes of learning. We identify that floods appear as a consequence of the activity of production of space (urbanization), that is, as a consequence of human activity. The slides not erased from the texts. We did not identify statements that represented them. We conclude that this little or almost no space for the risks of natural disasters (floods and landslides) goes against the national reality, since these events appear daily in many Brazilian cities. In addition, the natural disaster representation that the books show point to different national realities, from events such as tsunami, earthquake, volcanism, hurricanes and tornadoes, events that do not depend on human action
Subject: Análise do discurso
Catástrofes naturais
Geografia
Geografia - Livros didáticos
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: NEVES, Darlan da Conceição. Discurso sobre desastres naturais em uma coleção didática de geografia. 2018. 1 recurso online (131 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/331774. Acesso em: 6 Jan. 2021.
Date Issue: 2018
Appears in Collections:IG - Tese e Dissertação

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