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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Inaicyra Falcão dos Santospt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artespt_BR
dc.format.extent1 recurso online (281 p.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.typeTESE DIGITALpt_BR
dc.titleCorpo em diáspora : colonialidade, pedagogia de dança e técnica Germaine Acognypt_BR
dc.title.alternativeBody in diaspora : coloniality, dance pedagogy and Germaine Acogny techniquept_BR
dc.contributor.authorSilva, Luciane da, 1977-pt_BR
dc.contributor.advisorSantos, Inaicyra Falcão dos, 1950-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Artespt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Artes da Cenapt_BR
dc.subjectDiáspora africanapt_BR
dc.subjectColonialidadept_BR
dc.subjectDança - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDança - Técnicapt_BR
dc.subjectDança - Áfricapt_BR
dc.subject.otherlanguageAfrican diasporaen
dc.subject.otherlanguageColonialityen
dc.subject.otherlanguageDance - Educationen
dc.subject.otherlanguageDance - Techniqueen
dc.subject.otherlanguageDance - Africa - Africaen
dc.description.abstractResumo: Este trabalho tem como objetivo ampliar o campo teórico-prático que situa corpo, cultura e colonialidade a partir de uma perspectiva transversal que tanto avalia os impactos das eurocentricidades nas concepções epistemológicas do território da dança, quanto aponta caminhos que interpelam criticamente tais realidades. A análise dos significados da diáspora, esfera do movimento e da relação, que dá corpo a formas de habitar o mundo e o diálogo crítico entre dança, antropologia e educação, reverberam em uma pedagogia de dança que denominamos Corpo em Diáspora, fundamentada em técnicas, estéticas e poéticas oriundas das formas africanizadas de escrita de si que compõem a multiplicidade brasileira. A experiência etnográfica municia a investigação sobre a técnica Germaine Acogny, sua origem e história, seus fundamentos técnicos e simbólicos, bem como as relações diretas com os contextos brasileiros através da experiência com o Balé da Cidade de São Paulo. Abordando esse contexto fortalecemos as relações sul-sul e redimensionamos o contato com as realidades sócio culturais africanas. A análise empreendida também aponta caminhos para ampliar os recursos estéticos fomentadores de práticas criativas em dançapt
dc.description.abstractAbstract: This work aims to broaden the theoretical-practical field that places body, culture and coloniality in a transversal perspective that both evaluates the impacts of Eurocentricities on the epistemological perspectives of the dance territory, and points out the ways that critically address such realities. The analysis of the meanings of diaspora, sphere of movement and relationship, which give form to ways of inhabiting the world and the critical dialogue between dance, anthropology and education, reverberate in a dance pedagogy which we call Body in Diaspora; based on techniques, and aesthetic and poetic origins of the Africanized forms of self-writing that make up the Brazilian multiplicity. The ethnographic experience brings together research on the Germaine Acogny technique, its origin and history, its technical and symbolic foundations as well as the direct relations with the Brazilian contexts through the experience with Balé of the City of São Paulo. Addressing this context we strengthen South-South relations and resize our contact with African socio-cultural realities. The analysis also points out ways to expand aesthetic resources that foster creative practices in danceen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Luciane da. Corpo em diáspora: colonialidade, pedagogia de dança e técnica Germaine Acogny. 2017. 1 recurso online (281 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/331753. Acesso em: 15 Jul. 2020.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreedisciplineTeatro, Dança e Performancept_BR
dc.description.degreenameDoutora em Artes da Cenapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameAndraus, Mariana Baruco Machadopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameSantos, Acacio Sidinei Almeidapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameConrado, Amelia Vitoria de Souzapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameSilva, Salomao Jovino dapt_BR
dc.date.defense2018-01-12T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2020-07-15T12:50:23Z-
dc.date.accessioned2020-07-15T12:50:23Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-07-15T12:50:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Silva_LucianeDa_D.pdf: 8681113 bytes, checksum: 1d45e47b169fb1656befd8cf338980e6 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/331753-
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