Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/331723
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Maria do Carmo Martinspt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.format.extent1 recurso online ( 151 p.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.typeTESE DIGITALpt_BR
dc.titleTiras que produzem história : Mafalda e a educação argentina (1964-1973)pt_BR
dc.title.alternativeComic strips that produce history : Mafalda and the argentine educationpt_BR
dc.contributor.authorPiacenti, Raquel Cardonha, 1990-pt_BR
dc.contributor.advisorMartins, Maria do Carmo, 1964-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação - Históriapt_BR
dc.subjectCultura visualpt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subject.otherlanguageHistory of educationen
dc.subject.otherlanguageVisual cultureen
dc.subject.otherlanguageComicsen
dc.description.abstractResumo: Ainda que, na atualidade, a história em quadrinho seja reconhecida tanto pelo seu alcance quanto por ser veiculadora de ideologias e conflitos, as HQs são uma fonte ainda pouco explorada pelos pesquisadores de um modo geral. Somente nos anos 1970 surgiram trabalhos que questionaram a ausência dos quadrinhos nos discursos acadêmicos e sua classificação como gênero menor. Este artigo entende os quadrinhos como uma importante forma de manifestação cultural e de representação de uma determinada época e contexto. Nesse cenário, analisa o impacto visual e constrói relações entre Mafalda ¿ ícone das historietas ¿ e o cenário educacional argentino da época em que a personagem foi produzida. Além das representações do ambiente escolar, o diálogo com essa fonte documental se faz articulando estudos históricos e estudos sobre a cultura visual, reconhecendo as especificidades da fonte em suas características estéticas e como produção cultural e artística, para propor leituras e interpretaçõespt
dc.description.abstractAbstract: Although comic book stories have been recognized by both its scope and the ability to communicate ideologies and conflicts, they have still been little explored as a source by researchers in general. Only in the 1970s studies started questioning the absence of comics of academic fields and its classification as gender less. This article considers the comics as an important cultural manifestation that represents a certain time and context. In this scenario, we have analyzed their visual impact and we have related Mafalda ¿ the icon of historietas - and the Argentinian education at the time that was produced. In addition to the representations of the school environment, the dialogue with this source is presented by articulating historical studies and the studies on visual culture, recognizing the specificities of the source in its aesthetic characteristics and as cultural and artistic production in order to propose readings and interpretationsen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.citationPIACENTI, Raquel Cardonha. Tiras que produzem história: Mafalda e a educação argentina (1964-1973). 2018. 1 recurso online ( 151 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/331723. Acesso em: 1 Sep. 2020.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineEducaçãopt_BR
dc.description.degreenameMestra em Educaçãopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnamePinto Junior, Arnaldopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameScareli, Giovanapt_BR
dc.date.defense2018-03-06T00:00:00Zpt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber1600715pt_BR
dc.date.available2020-09-01T18:38:23Z-
dc.date.accessioned2020-09-01T18:38:23Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-09-01T18:38:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Piacenti_RaquelCardonha_M.pdf: 7336167 bytes, checksum: 11d3a7d9bd45f554fa1ec2ca654936ea (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/331723-
dc.description.sponsorCAPESpt_BR
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Piacenti_RaquelCardonha_M.pdf7.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.