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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Estratégias sensoriais no processo de projeto arquitetônico : um estudo de wayfinding em um projeto não-construído de Steven Holl, simulado com realidade virtual
Title Alternative: Sensory strategies in the architectural design process : a wayfinding study in a Steven Holl's unbuilt project, simulated with virtual reality
Author: Cenci Junior, Carlos Alberto, 1987-
Advisor: Bernardi, Nubia, 1969-
Abstract: Resumo: A partir da leitura de textos referenciais sobre Realidade Virtual e do estudo de projetos do arquiteto Steven Holl, com contribuições da síntese de repertório de Juhani Pallasmaa (2011), desenvolveu-se uma pesquisa que visa compreender como algumas questões de percepção e orientabilidade são expressas em projetos. Tomou-se como caso de estudo um projeto não-construído de Steven Holl. Nesse sentido, o objetivo global de pesquisa foi avaliar a capacidade de um sistema de realidade virtual em contribuir para uma melhor percepção de um projeto arquitetônico, em comparação à percepção obtida através de análise gráfica. O método adotado, define-se como qualitativo e exploratório e procura comparar o nível de percepção sobre um projeto não-construído entre duas situações: Realidade Virtual e Análise Gráfica. A partir da comparação entre as respostas obtidas em um experimento, foi possível identificar as diferenças de percepção entre o percurso virtual, análise gráfica e suas relações com os diferentes perfis de participantes. Sabe-se que por mais rica que seja a representação em desenho de um grande arquiteto, muitas vezes esta linguagem não é compreendida por leigos. Ao invés de desenhos mais técnicos pode-se optar por compartilhar diagramas, ou percursos em realidade virtual. Para a amostra analisada, observou-se a não-manutenção da percepção com realidade virtual e Análise Gráfica. Verificou-se que os filtros de percepção influenciam de forma diversa na apresentação dos resultados dependendo da questão sendo avaliada e do meio de abstração. Foi possível traçar um perfil de usuário em que a utilização da Realidade Virtual é mais eficiente como ferramenta de adicionar percepção em relação a desenhos tradicionais de projeto. Diferentemente do esperado, em grande parte do experimento foi verificado que a ficha de análise gráfica foi mais eficiente como ferramenta de alterar percepção do que utilizando-se o dispositivo de realidade virtual

Abstract: From the reading of referential texts about Virtual Reality and from the study of some projects designed by Steven Holl, with contributions from Juhani Pallasmaa's repertoire synthesis (2011), this document presents a research that aims to understand how some questions of perception and spatial orientation are expressed in anunbuilt Steven Holl's project. In this way, the overall objective is to evaluate the ability of a virtual reality system to contribute to a better perception of an architectural project, compared to the perception obtained through graphic analysis. The method adopted is defined as qualitative and exploratory and seeks to compare the level of perception about an unbuilt project between two situations: Virtual Reality and Graphic Analysis. From the comparison of the answers collected, it was possible to identify the differences in perception between the virtual reality, graphic analysis and its relations with the different profiles of participants. It is known that no matter how rich is the drawing skill of a great architect, often this language is not understood by lay people. Instead of more technical drawings one can choose to share diagrams, or presentations in virtual reality. For the analyzed sample, was observed the non-maintenance of perception with a virtual reality device and Graphic Analysis card. It was found that the perception filters influence in a different way the presentation of the results depending on the question being evaluated and the means of abstraction. It was possible to map a user profile in which the use of Virtual Reality is more efficient as a tool to add perception in relation to traditional design drawings. Differently from expected, in variuns moments of the experiment, it was verified that the graphic analysis card was more efficient as a tool to change perception than using the virtual reality device
Subject: Holl, Steven, 1947-
Projeto arquitetônico
Realidade virtual
Análise gráfica
Percepção espacial
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: CENCI JUNIOR, Carlos Alberto. Estratégias sensoriais no processo de projeto arquitetônico: um estudo de wayfinding em um projeto não-construído de Steven Holl, simulado com realidade virtual. 2018. 1 recurso online (209 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/331692>. Acesso em: 3 set. 2018.
Date Issue: 2018
Appears in Collections:FEC - Tese e Dissertação

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