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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: O Programa "Educação - Compromisso de São Paulo" e as estratégias de implementação das políticas empresariais na gestão escolar
Title Alternative: The Program "Education - São Paulo commitment" and the strategies for the implementation of business policies in school management
Author: Mesko, Andressa de Sousa Rodrigues, 1986-
Advisor: Piolli, Evaldo, 1963-
Abstract: Resumo: A presente pesquisa de mestrado apresenta resultados sobre as formas de privatização endógena e exógena aplicadas a partir do programa Educação ¿ Compromisso de São Paulo via Gestão Escolar. O estudo revela a participação da classe empresarial na elaboração das políticas públicas educacionais paulistas e o processo de sedimentação de suas ações na gestão escolar. A hipótese é a de que a classe empresarial se tornou interlocutora privilegiada nas formulações das políticas públicas educacionais paulistas (privatização exógena) e vem atuando na implementação de modelos, práticas e métodos (privatização endógena) utilizando-se dos diretores e diretoras de escolas para garantir a efetivação deste projeto no seu interior. Analisa-se, por meio da pesquisa qualitativa, como, amparado no discurso que elegeu a qualidade como indicador central das políticas educacionais recentes, emergiu através da pesquisa documental o conceito de um "novo diretor gerencial" em confluência com os ditames da agenda global dos organismos multilaterais sob o prisma do imaginário neoliberal

Abstract: This MSc research presents results on endogenous and exogenous patters of privatization applied through the project "Education - Compromise of São Paulo" via Schools Management. The study reveals the enterpreneurial class engagement in the elaboration of São Paulo's public policies for education and the proccess of its stabilishment in schools management. The hypothesis states that enterpreneurial class had become privileged interlocutor along the formulations of educational public policies of São Paulo (exogenous privatization) and have acted along the implementation of models, pactices and methods (endogenous privatization) that use the schools principals to grant the efectiveness of the project inside the schools. Through qualitative research, we analyze the fundamental speech that elected quality as a central index of recent educational policies, and the so supported rise of a "new management principal" concept, with the help of documental research. All pointing to the direction dictated by the multilateral organizations to the global agenda under the prism of neoliberalism
Subject: Gestão da qualidade
Privatização na educação
Gestão escolar
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: MESKO, Andressa de Sousa Rodrigues. O Programa "Educação - Compromisso de São Paulo" e as estratégias de implementação das políticas empresariais na gestão escolar. 2018. 1 recurso online (140 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/331690>. Acesso em: 3 set. 2018.
Date Issue: 2018
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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