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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Medianeras no cinema e na cidade : sensibilidades contemporâneas em El hombre de al lado (2009) e Medianeras (2011)
Title Alternative: Medianeras at the movies and in the city : contemporary sensibilities in El hombre de al lado (2009) and Medianeras (2011)
Author: Simião, Suelen Caldas de Sousa, 1991-
Advisor: Cerasoli, Josianne Francia, 1972-
Abstract: Resumo: Essa dissertação tem como objetivo investigar as relações entre o espaço urbano, a sociabilidade e as sensibilidades, marcadas por uma percepção de (in)adaptação ao espaço urbano na contemporaneidade. O tema foi alvitrado a partir de análises de dois filmes argentinos, El hombre de al lado, de Mariano Cohn e Gastón Duprat (2009), e Medianeras, de Gustavo Taretto (2011), que ao tematizarem dificuldades dos indivíduos em se relacionar socialmente, problematizam o descompasso entre estes e o meio urbano, sintetizado na abordagem da construção de ventanas nas medianeras ¿ atitudes consideradas, nas narrativas, como práticas ilegais na cidade. O trabalho, a partir de uma chave simmeliana, parte de uma extensa bibliografia e procura pensar o indivíduo hipermoderno, e a hipermodernidade, assim como textos críticos sobre a Arquitetura Moderna e, sobretudo, Le Corbusier. Analisa também dois conjuntos de fontes: os filmes, discutindo comparativamente a abordagem do tema nas duas obras cinematográficas, atentando para as sensibilidades das personagens em contato com a arquitetura e seus contextos de produção; e os escritos técnicos de planejadores e arquitetos sobre os processos de densificação de Buenos Aires, ao lado da legislação referente às medianeras. A hipótese central é de que as linguagens artísticas se colocam criticamente diante das linguagens técnicas a partir do sintoma de inadaptação do indivíduo hipermoderno a projetos modernistas, discutindo-os enquanto efetivas soluções às questões da vida urbana

Abstract: This dissertation aims to investigate the relationships between urban space, sociability and sensibilities, marked by a perception of (in) adaptation to urban space in contemporary times. The theme was based on analyzes of two Argentine films, El hombre de al lado, by Mariano Cohn and Gastón Duprat (2009), and Medianeras, by Gustavo Taretto (2011), whose theme is the difficulties of individuals in relating socially and from there they problematize the mismatch between these and the urban environment, synthesized in the approach of the construction of windows in the medianeras - attitudes considered, in the narratives, as illegal practices in the city. The work, starting from a Simmelian key, starts from an extensive bibliography and seeks to think about the hypermodern individual, and hypermodernity, as well as critical texts on Modern Architecture and, above all, Le Corbusier. It also analyzes two sets of sources: the films, discussing comparatively the approach of the theme in the two cinematographic works, paying attention to the sensibilities of the characters in contact with the architecture and their contexts of production; and the technical writings of planners and architects on the processes of densification of Buenos Aires, next to the legislation concerning medianeras. The central hypothesis is that the artistic languages are critically placed before the technical languages from the symptom of maladaptation of the hypermodern individual to modernist projects, discussing them as effective solutions to the questions of urban life
Subject: Espaço urbano
Sociabilidade
Cinema argentino
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2018
Appears in Collections:IFCH - Tese e Dissertação

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