Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/331643
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Claudina Izepe Rodriguespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação Científicapt_BR
dc.format.extent1 recurso online (167 p.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.typeTESE DIGITALpt_BR
dc.titleDesenvolvimento do raciocínio lógico : uma abordagem pelo estudo de grupos e pela resolução de problemas de Olimpíadas de Matemáticapt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of the logical reasoning : an approach by the study of groups and the solution of problems from math olympiadspt_BR
dc.contributor.authorAlarcon, Daniel, 1992-pt_BR
dc.contributor.advisorRodrigues, Claudina Izepe, 1953-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científicapt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.subjectRaciocíniopt_BR
dc.subjectMatemática - Competiçõespt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectTeoria dos grupospt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subject.otherlanguageReasoningen
dc.subject.otherlanguageMathematics - Competitionsen
dc.subject.otherlanguageProblem-based learningen
dc.subject.otherlanguageGroups theoryen
dc.subject.otherlanguageDidactic sequencesen
dc.subject.otherlanguageMathematics educationen
dc.description.abstractResumo: Este estudo se propôs a responder o seguinte problema: "Como auxiliar os alunos a desenvolver o raciocínio lógico em Matemática?". A pesquisa envolveu alunos das redes pública e particular de ensino e adotou como estratégias a "aprendizagem baseada em problemas" e a aplicação de sequências didáticas de temática definida, no caso, o recorte do estudo de Grupos, propriedades e operações. Foram aplicadas atividades na Educação Básica relacionadas ao desenvolvimento do raciocínio lógico, às relações entre a língua materna e a linguagem Matemática, às resoluções de problemas olímpicos e ao estudo de Grupos. Tais atividades permitiram responder à problemática levantada e também auxiliaram a compreender melhor o processo de ensino e aprendizagem de Matemática com base no contexto escolar, especialmente o da escola públicapt
dc.description.abstractAbstract: This research intended to study the following problem: "How can we help the students develop the logic reasoning in math?". This study involved students from public and private schools and adopted as a learning strategy the "problem-based learning" and the application of teaching sequences with a specific theme, in this case, the study of groups, properties and math operations. Activities in the Basic Education were applied about the development of logical reasoning, relations between the mother language and the mathematics language, problem solving and study of groups. These activities helped us respond the original problem and have a better understanding of the teaching and learning process in mathematics based on the school context, especially the public oneen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.citationALARCON, Daniel. Desenvolvimento do raciocínio lógico: uma abordagem pelo estudo de grupos e pela resolução de problemas de Olimpíadas de Matemática. 2018. 1 recurso online (167 p.). Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/331643>. Acesso em: 3 set. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineMatemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.description.degreenameMestrept_BR
dc.contributor.committeepersonalnamePatrocinio, Antonio Carlos dopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameMarques, Emilia de Mendonça Rosapt_BR
dc.date.defense2018-02-22T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-09-03T16:55:31Z-
dc.date.accessioned2018-09-03T16:55:31Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-03T16:55:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Alarcon_Daniel_M.pdf: 29293989 bytes, checksum: 6371682456f8eb2c8b48f986b72971d6 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/331643-
dc.description.sponsorCAPESpt_BR
Appears in Collections:IMECC - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Alarcon_Daniel_M.pdf28.61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.