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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: "Cor da Luz" : uma exposição de ciências, os visitantes e suas concepções
Title Alternative: "The Color of Light" : a science exposition, the visitors and their conceptions
Author: Pívaro, Gabriela Fasolo, 1990-
Advisor: Kleinke, Maurício Urban, 1958-
Abstract: Resumo: É sabido que escolas e faculdades não são os únicos espaços de aprendizagem em nossa sociedade, uma vez que esses são apenas englobados na definição de ensino formal, não contemplando a educação informal e não formal. Museus de ciência são vistos, hoje, como espaços educativos não formais, que difundem o conhecimento científico de maneira diferenciada das escolas e acreditamos que é grande seu potencial de causar conflitos cognitivos nos visitantes, através de seus aparatos interativos e textos informativos. Por esse motivo, destacamos o seu papel de influência no desenvolvimento de concepções científicas dos indivíduos. Visando compreender quais as impressões e concepções do público após uma visita a uma exposição de ciências de temática "Cor da Luz", localizada no Museu de Ciências da Unicamp, aplicamos um questionário e acompanhamos visitas para uma análise quali-quantitativa dos resultados. Formulamos 16 questões com base nas concepções alternativas referentes ao processo de visão e interpretação da luz e cor presentes na literatura e que julgamos serem abordadas na exposição, a qual as analisamos utilizando o programa estatístico PSPP. Para além das concepções, também constam no questionário uma parte relacionada à identificação do público visitante e quais suas impressões (se gostaram e aprenderam) por cada uma das estações que catalogamos na exposição. Coletamos 403 questionários utilizáveis, uma vez que descartamos aqueles que estavam preenchidos por menos de sua metade. Em relação ao público, notamos que a grande maioria estava visitando o Museu pela primeira vez e assim o fizeram por estarem acompanhando a sua turma escolar em excursão. Nossos resultados indicam uma preferência do público para com as estações que abordam conceitos biológicos, em contraste com aquelas que abordam conceitos físicos, além da evidência estatística que gostar de uma estação não está automaticamente ligada ao visitante sentir que aprendeu com ela. Sobre as concepções alternativas, a maioria dos visitantes as apresenta após percorrer a exposição. Identificamos variantes das concepções alternativas presentes na literatura, ao qual denominamo-las "Banho de Luz versão 2" e "Luz como Reveladora". Frisamos que os visitantes demonstraram julgar boas suas experiências ao visitarem o museu e a exposição, ao que consideramos indicativos positivos de uma probabilidade de retorno dos mesmos a locais de divulgação científica. Por fim, deixamos como produto final desse trabalho uma nova maneira de se estudar as impressões e concepções do público visitante de uma exposição de ciências, uma vez que o formato de nosso questionário é inédito na literatura

Abstract: It is well known that schools and colleges are not the only learning spaces in our society, since they are only encompassed in the definition of formal education, not contemplating informal and non-formal education. Science museums are seen today as non-formal educational spaces that disseminate scientific knowledge in a differentiated way from schools and we believe that it is great its potential to cause cognitive conflicts in visitors through its interactive apparatuses and informative texts. For this reason, we highlight its role of influence in the development of scientific conceptions of individuals. Aiming to understand the impressions and conceptions of the public after a visit to a "Color of Light" science exposition, located in the Unicamp Science Museum, we applied a questionnaire and accompanied visits for a qualitative and quantitative analysis of the results. We formulated 16 questions based on the alternative conceptions regarding the process of vision and interpretation of light and color present in the literature and which we believe are addressed in the exposition, which we analyzed using the PSPP statistical program. In addition to the conceptions, the questionnaire also includes a part related to the identification of the visiting public and their impressions (if they liked and learned) to each of the stations we catalog at the exposition. We collected 403 usable questionnaires, since we discarded those that were filled by less than half of them. In relation to the public, we noticed that the great majority were visiting the Museum for the first time and they did so by being accompanying their school class on a tour. Our results indicate a preference of the public for the stations that approach biological concepts, in contrast to those that approach physical concepts, besides the statistical evidence that liking a station is not automatically connected to the visitor sensation of learning from it. Regarding alternative conceptions, most visitors present them after going through the exhibition. We identified variants of the alternative conceptions presented in the literature, which we named "Bath of Light version 2" and" Light as a Revelator". We emphasize that the visitors have demonstrated to liked their experience of visiting the museum and the exhibition, which we consider to be a positive indication of the likelihood of their return to places of scientific dissemination. Finally, we leave as final product of this work a new way of studying the impressions and conceptions of the visiting public of a science exhibition, since the format of our questionnaire is unpublished in the literature
Subject: Ciência - Exposições
Museus de ciência - Aspectos educacionais
Concepções alternativas
Cor
Luz
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2018
Appears in Collections:IFGW - Tese e Dissertação

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