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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: A didática e a matética no ensino da linguagem de programação : uma experiência com o software educativo Scratch no ensino fundamental
Title Alternative: The didactics and the mathematic in the teaching of the programming language : an experience with Scratch educativo software in elementary school
Author: Pinto, Eduardo Mauricio Moreno, 1979-
Advisor: Oliveira, Samuel Rocha de, 1962-
Abstract: Resumo: A dissertação apresenta alguns resultados de uma pesquisa direcionada para ocorrer dentro da sala de informática com o Software Educativo Scratch e envolvendo alguns educandos de três turmas de oitavo ano dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Vinhedo/SP. Para tanto, foi criado um ambiente específico no contra turno das aulas regulares valorizando o trabalho individual e em grupo, os discursos que colaboram para formalizar as ideias sobre a atividade, as estratégias do educador e do educando para a construção da solução e as posturas de cada sujeito diante do desafio. O objetivo geral do estudo foi reconhecer as potencialidades do uso do Software Educativo Scratch para identificar momentos de aprendizagens de maneira instrucionista, de maneira construcionista e suas respectivas e possíveis transições. O referencial teórico utilizado permitiu diferenciar e formalizar os momentos de aprendizagens, evidenciando o uso do modelo racional de escolhas diante de uma instrução particular e a construção estruturada de soluções. Inicialmente, a Didática das aulas e das atividades investigativas foram fundamentadas nos "domínios do conhecimento do educador" e na Trajetória Hipotética de Aprendizagem (THA). Visando complementar essa abordagem teórica, buscou-se a exploração e investigação das pesquisas emergentes à THA que conduziram-nos para a Trajetória de Aprendizagem para Estudantes (TAE), composta por quatro categorias: conhecimento da matemática para o ensino, análise de tarefas, discursos que facilitam a prática e avaliações formativas. Essas categorias permitiram investigar outros argumentos, que contribuíram para as reflexões com respeito ao movimento dinâmico no planejamento e para a aplicação das atividades investigativas. Esses trabalhos na THA e na TAE fomentam as analises e discursos nas pesquisa em ensino e em aprendizagem, colocando em evidência a necessidade de transformação do planejamento das atividades em função da correlação entre as "perspectivas disciplinares" e as "vozes dos estudantes". Ao elaborar essas atividades investigativas houve o intuito de não apenas criar um ambiente para evidenciar os momentos de aprendizagem dos educandos, mas também de fomentar nos educandos as competências das aprendizagens por meio do desenvolvimento da Matética, um conceito elaborado a partir de diversos autores, de modo que eles fossem capazes em desenvolver a aprendizagem e a tomada de decisão com maior autonomia. Foram vivenciados momentos dentro da sala de informática que permitiram a identificação e a transição entre a aprendizagem sob viés da instrução para a aprendizagem sob viés do construcionismo, de modo que o estímulo para essa transição esteve na elaboração de tarefas que permitiram a aproximação sob viés dos "objetivos da aprendizagem" em conjunto com a relação entre as "vozes dos estudantes" e as "perspectivas disciplinares"

Abstract: The dissertation presents some results of a research aimed to happen in the computers classroom with the Educational Software Scratch with some students of three groups of eighth grade of the final years of Elementary School of a public school in the municipality of Vinhedo / SP. In order to do so, a specific environment was created in the after classes hours, emphasizing individual and group work, discourses that collaborate to formalize ideas about the activity, strategies of the educator and the student to build the solution and each one's attitude to the challenge. The overall objective of the study was to recognize the potentialities of using Scratch to identify moments of learning in an instructional manner, in a constructional manner and their respective and possible transitions. The theoretical framework used allowed us to differentiate and formalize the learning moments, evidencing the use of the rational model of choices before a particular instruction and the structured construction of solutions. Initially, the Didactics of the lectures and the investigative activities were based on the "domains of the educator's knowledge" and on the Hypothetical Learning Path (THA). Aiming to complement this theoretical approach, we sought to explore and investigate the emerging THA research that led us to the Student Learning Path (TAE), composed of four categories: knowledge of mathematics for teaching, analysis of tasks, discourses facilitating practice and formative assessments. These categories allowed to investigate other arguments, which contributed to the reflections regarding the dynamic movement in the planning and in the application of the investigative activities. These works in THA and TAE foster analysis and discourse in teaching and learning research, highlighting the need to transform the planning of activities according to the correlation between the "disciplinary perspectives" and the "voices of the students". In the elaboration of these research activities, the intention was to create not only an environment to highlight the learners' learning moments, but also to foster in the learners the learning competencies through the development of Matética, a concept elaborated from several authors, so that they were able to develop learning and decision making with greater autonomy. Moments were experienced in the computers classroom that allowed the identification and transition between the learning under the bias of the instruction to the learning under the bias of the constructionism, so that the stimulus for this transition was in the elaboration of tasks that allowed the approach under the bias of the "Learning objectives" together with the relationship between "student voices" and "subject perspectives"
Subject: Didática
Matética
Informática na educação
Scratch (Linguagem de programação de computador)
Ensino fundamental
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: PINTO, Eduardo Mauricio Moreno. A didática e a matética no ensino da linguagem de programação: uma experiência com o software educativo Scratch no ensino fundamental. 2018. 1 recurso online (153 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/331569>. Acesso em: 3 set. 2018.
Date Issue: 2018
Appears in Collections:IFGW - Tese e Dissertação

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