Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/331568
Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Proposta de gerenciamento do ciclo de vida do produto suportando o estado de competitividade das organizações
Title Alternative: Proposal of product lifecycle management supporting the organizations competitiveness state
Author: Oliveira, Adalberto Fernandes de, 1970-
Advisor: Agostinho, Oswaldo Luiz, 1943-
Abstract: Resumo: Na economia do segundo milênio, as organizações estão enfrentando grandes desafios no que tange à redução do tempo de resposta ao cliente. Desafios como a redução do tempo de introdução de novo produto no mercado e redução do tempo de volume de produção desejado para atender a demanda desse novo produto. O gerenciamento do ciclo de vida do produto é reconhecido como uma das principais tecnologias que facilitam as organizações a superar esses desafios. Essa tecnologia oferece às organizações nova forma de planejar, organizar, gerenciar, medir e introduzir novos produtos ou serviços de forma integrada. Partindo-se dessa premissa, este trabalho tem como objetivo propor gerenciamento do ciclo de vida do produto com foco no estado de competitividade das organizações. Esse desenvolvimento baseia-se nos sistemas de manufatura, com seus processos de negócio, apoiado por metodologias e tecnologias, levando em conta as influências externas, bem como os objetivos de gestão. O atributo de competitividade mercadológico, capacidade de resposta, com suas características, metodologias e tecnologias, será estudado. Sobretudo, esse trabalho tem interesse de se tornar uma base para futuras pesquisas tecnológicas, desenvolvimentos e aplicações nos sistemas de gerenciamento do ciclo de vida do produto com adaptação para um mercado dinâmico de rápidas mudanças, visando o estado de competitividade das organizações

Abstract: In the second millennium economy, organizations are facing major challenges in reducing customer response time. Challenges such as reducing the time of introduction of new product in the market and reducing the time of production volume desired to meet demand for this new product. Product lifecycle management is recognized as one of the key technologies that make it easier for organizations to overcome these challenges. This technology gives to the organizations a new way to plan, organize, manage, measure and introduce new products or services in an integrated way. Based on this premise, this work aims to propose product lifecycle management focusing on the organizations competitiveness. This development is based on manufacturing systems, with its business processes, supported by methodologies and technologies, taking into account external influences as well as management objectives. The attribute of market competitiveness, responsiveness, with its characteristics, methodologies and technologies will be studied. Above all, this work has an interest in becoming a basis for future technological research, development and applications in product life cycle management systems adapted to a dynamic market of fast changes, aiming at the state of competitiveness of organizations
Subject: Competitividade
Manufatura
Ciclo de vida do produto
Gerenciamento do ciclo de vida do produto
Cadeia de suprimentos
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2017
Appears in Collections:FEM - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Oliveira_AdalbertoFernandesDe_D.pdf4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.