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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Narrar varandas, avarandar educação em ciências e literatura
Title Alternative: Raconter des vérandas entre l'éducation scientifique et la littérature
Author: Trópia, Guilherme, 1982
Advisor: Pinto Neto, Pedro da Cunha, 1960-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa parte de um estranhamento a uma acusação constantemente feita por pesquisadores do campo da educação em ciências no Brasil: os pedagogos não sabem ensinar ciências naturais nas escolas de educação básica. Esta pesquisa analisa experiências de formação de professores de ciências naturais no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Juiz de Fora (Minas Gerais, Brasil) que se afastam do ponto de vista que os pedagogos não sabem os conteúdos de ciências naturais para pensar outras perspectivas formativas. Nessas experiências, os estudantes em formação foram convidados a ler textos literários de diferentes autores, como Mia Couto, Manoel de Barros e Clarice Lispector. A leitura central dessas experiências está relacionada ao romance A varanda do Frangipani de Mia Couto no qual a natureza é recriada a fim de produzir novas experiências de pensar e novas maneiras de inventar a vida. A varanda é uma metáfora do tempo e do espaço para essas experiências de pensamento. A partir dessas leituras literárias, os estudantes foram convidados a contar e escrever, em imagens e em textos, as suas próprias varandas. Para além de simples descrições, essa proposta pedagógica foi uma tentativa de buscar, a partir de um posicionamento marginal ao conhecimento científico pré-estabelecido, a potencialidade de criar e inventar formas de ensino. Para criar pensamentos com essas experiências nesta investigação, partimos das seguintes questões : a partir de movimentos de percepção e expressão com leituras literárias e aquilo que temos inventado como mundo natural, que textos e imagens expomos, experimentamos e estamos atentos ao pensar a formação de professores de ciências em um curso de pedagogia? Como as narrativas literárias e ficcionais expressam e abrem movimentos de percepção do mundo natural e como estas percepções diferem e se conectam com os modos que as ciências olham e narram o mundo? O fundamento teórico da pesquisa situa sobre as noções de igualdade de inteligências e de emancipação intelectual do autor Jacques Rancière, segundo o qual nós todos somos igualmente qualificados para pensar. E o pensamento nessa rede teórica não se refere a interpretação ou a explicação, mas a um exercício de ganhar experiência de pensamento sem prescrição do que pensar ou de que verdade sustentar. A metodologia de pesquisa escolhida situa na produção de textos literários que adentram aos registros escritos das experiências formativas no curso de Pedagogia. Os resultados da pesquisa são mini-contos e imagens-varanda que são apresentados ao leitor ao longo de toda a tese. Os mini-contos e as imagens varanda, criados pelo pesquisador como exercício metodológico de pesquisa, não visam um retrato, uma representação da realidade vivida nos cursos de formação, mas eles percorrem maneiras de contar que, segundo Jacques Rancière, tornam indefinidos as fronteiras da razão dos fatos e da razão da ficção. As práticas de escrita da pesquisa contam e reinventam as varandas narrradas nos cursos de formação sob a forma de composições entre ensino, ciências naturais e literatura. Assim, os resultados da pesquisa não desejam reproduzir e analisar experiências educativas, mas produzir pensamentos com essas experiências. A potência literária da pesquisa partilha outros movimentos de escrita entre a formação de professores de ciências em um curso de Pedagogia e aquilo que temos inventado nas práticas escolares como o mundo natural

Abstract: This research begins from a strangeness to a constantly accusation made by researchers in science education in Brazil: educators do not know how to teach science education in elementary schools. This research analyzes the experiences of the science education teacher training in the Pedagogy course of the Federal University of Juiz de Fora (Minas Gerais, Brazil) that depart from the point of view that the pedagogues do not know the contents of the natural sciences to think others formative perspectives. In these experiences, the students in formation were invited to read literary texts of different authors, like Mia Couto, Manoel de Barros and Clarice Lispector. The main reading of these experiences is related to Mia Couto's novel Under the Frangipani in which nature is recreated in order to produce new experiences of thinking and new ways of inventing life. The balcony of Frangipani is a metaphor of time and space for these thought experiences. From these literary readings, students were invited to count and write, in pictures and texts, their own balconies. In addition to simple descriptions, this pedagogical proposal was an attempt to search, from a marginal positioning to pre-established scientific knowledge, the potentiality of creating and inventing forms of teaching. To create thoughts with these experiences in this investigation, we start with the following questions: What texts and images do we expose, we experiment and we are aware when we think about the science education teacher training from movements of perception and expression with literary readings and that we have invented as a natural world in the course of pedagogy? How do literary and fictional narratives express and open perceptual movements of the natural world and how do these perceptions differ and connect with ways of sciences¿ looking and telling the world? The theoretical foundation of the research situates on the notions of equality of intelligences and intellectual emancipation of the author Jacques Rancière, according to which we are all equally qualified to think. And the thought in this theoretical network does not refer to interpretation or explanation, but to an exercise in gaining experience of thought without prescription of what to think or what truth to sustain. The research methodology chosen locates in the production of literary texts that enter the written records of the formative experiences in the course of Pedagogy. The results of the research are mini-stories and balcony-images that are presented to the reader throughout the entire thesis. The mini-stories and the balcony-images, created by the researcher as a methodological research exercise, do not aim at a portrait, a representation of the reality lived in the training courses, but they go through ways of telling that, according to Jacques Rancière, the borders become indefinite the reason of the facts and the reason of fiction. The writing practices of the research count and reinvent the balconies narrated in the training teachers courses in the form of compositions between teaching, natural sciences and literature. Thus, the research results do not wish to reproduce and analyze educational experiences, but produce thoughts with these experiences. The literary power of research shares other writing movements between the science education teacher training in a course of Pedagogy and what we have invented in school practices as the natural world
Subject: Ciência - Estudo e ensino
Literatura
Formação de professores
Educação
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2018
Appears in Collections:IFGW - Tese e Dissertação

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