Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/331540
Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Aprendizagem do conceito de espaço vetorial = Learning of the concept of vector space
Title Alternative: Learning of the concept of vector space
Author: Pereira, Ricardo Alexandre Alves, 1976-
Advisor: Oliveira, Samuel Rocha de, 1962-
Abstract: Resumo: A grande dificuldade na aprendizagem do conceito de espaço vetorial e sua relevância como objeto de estudo da Álgebra Linear motivou a sua escolha para o presente trabalho. Embora existam pesquisas que abordem o ensino e a aprendizagem da Álgebra Linear, há uma carência de investigações sobre a aprendizagem do conceito de espaço vetorial. Este estudo trata desse conceito pela perspectiva da aprendizagem significativa de Ausubel, por meio das situações didáticas de Brousseau e pela teoria dos campos conceituais de Vergnaud. A pergunta que norteou a pesquisa foi: "Como desenvolver atividades pedagógicas que podem favorecer a aprendizagem do conceito de espaço vetorial?". O objetivo foi analisar o processo de aprendizagem desenvolvido à luz dos referenciais teóricos da pesquisa, buscando identificar contribuições e limitações do método adotado. Como abordagem metodológica, adotou-se a qualitativa, cuja metodologia foi a engenharia didática. A investigação foi feita usando um material elaborado pela óptica dos referenciais citados, em um minicurso, com um grupo de alunos do curso de Licenciatura em Matemática, do Instituto Federal de São Paulo ¿ Bragança Paulista. Nesses encontros, foi desenvolvida uma sequência didática que contemplou uma atividade constituída de exercícios com vetores do IR² e IR³, um organizador prévio e situações didáticas com a intenção de propiciar condições para uma aprendizagem significativa do conceito de espaço vetorial. A partir dos resultados obtidos, pode-se dizer que, de forma geral, ocorreu aprendizagem significativa, mas se verificou a necessidade de maior variedade de atividades de forma a proporcionar ao aluno a possibilidade da utilização de diversas condutas e esquemas a fim de se constituir, de maneira mais clara e estável, o conceito em sua estrutura cognitiva

Abstract: The great difficulty in learning the concept of vector space and its relevance as object of study of Linear Algebra motivated its choice for the present work. Although there is research that addresses the teaching and learning of Linear Algebra, there is a lack of research on learning the concept of vector space. This study deals with this concept from the perspective of meaningful learning of Ausubel, through the didactic situations of Brousseau and the theory of conceptual fields of Vergnaud. The question that guided the research was: "How to develop pedagogical activities that can favor the learning of the concept of vector space?". The objective was to analyze the learning process developed in the light of the theoretical references of the research, seeking to identify contributions and limitations of the method adopted. As a methodological approach, the qualitative approach was adopted, whose methodology was didactic engineering. The research was done using a material developed by the aforementioned references, in a mini-course, with a group of students of the Licenciatura degree in Mathematics, Federal Institute of São Paulo - Bragança Paulista. In these meetings, a didactic sequence was developed that contemplated an activity consisting of exercises with IR² and IR³ vectors, a previous organizer and didactic situations with the intention of providing conditions for a meaningful learning of the concept of vector space. From the obtained results, it can be said that, in general, significant learning occurred, but the need for a greater variety of activities was verified in order to provide the student with the possibility of using various conduits and schemes in order to constitute , in a clearer and more stable way, the concept in its cognitive structure
Subject: Espaços vetoriais
Aprendizagem significativa
Situações didáticas
Campos conceituais
Engenharia didática
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: PEREIRA, Ricardo Alexandre Alves. Aprendizagem do conceito de espaço vetorial = Learning of the concept of vector space. 2017. 1 recurso online (195 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/331540>. Acesso em: 3 set. 2018.
Date Issue: 2017
Appears in Collections:IFGW - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Pereira_RicardoAlexandreAlves_D.pdf10.61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.