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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Roberto Rodrigues Paespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Físicapt_BR
dc.format.extent1 recurso online (121 p.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃO DIGITALpt_BR
dc.titlePedagogia do esporte : diagnóstico da gestão da iniciação em clubes socioesportivos de Campinas-SPpt_BR
dc.title.alternativePedagogy of the sport : diagnosis of initiation management in sociosports clubs of Campinas-SPpt_BR
dc.contributor.authorSousa, Marlus Alexandre, 1977-pt_BR
dc.contributor.advisorPaes, Roberto Rodrigues, 1956-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Físicapt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.subjectEsportes - Pedagogiapt_BR
dc.subjectGestão esportivapt_BR
dc.subjectIniciação esportivapt_BR
dc.subjectClubes esportivospt_BR
dc.subject.otherlanguageSports - Pedagogyen
dc.subject.otherlanguageSports managementen
dc.subject.otherlanguageSports initiationen
dc.subject.otherlanguageSports clubsen
dc.description.abstractResumo: No esporte contemporâneo, o clube socioesportivo é um dos principais ambientes fomentadores das práticas esportivas. Considerando a pluralidade desse fenômeno, este estudo tem o objetivo de diagnosticar a gestão das escolas de esportes dos clubes de Campinas-SP, na faixa etária de 7 a 12 anos. O estudo está fundamentado na Pedagogia do Esporte para que possa obter uma radiografia da Iniciação Esportiva nos clubes pesquisados. O município de Campinas-SP, devido à sua significância econômica, industrial, tecnológica e acadêmica poderia obter melhores resultados em competições regionais e estaduais. A Iniciação Esportiva nos clubes se organizada, planejada e sistematizada, talvez, poderia amenizar esse quadro. Para a realização do estudo foi necessário pesquisa bibliográfica acerca das temáticas envolvidas, pesquisa documental junto à secretaria dos clubes e também a pesquisa de campo, caracterizada por elementos quali-quantitativos. A amostra é composta por 9 clubes e foi utilizado como critérios escolha: 1) o clube ser filiado à Associação dos Clubes de Campinas e Região (APESEC); 2) possuir escolas de esportes na faixa etária investigada. Os sujeitos da pesquisa foram os gestores/coordenadores de esportes desses clubes, os quais responderam à um questionário. Como resultados, verificou-se: 1) a não qualificação dos gestores na área da gestão esportiva;2) o predomínio das modalidades Natação e Futebol ; 3) não observância do treinamento à longo prazo nas escolas de esportes. O estudo possibilitou avaliar a necessidade de uma compreensão mais ampla do fenômeno esporte por parte dos gestores/coordenadores para que o clube possa se adequar aos interesses e necessidades dos praticantes. Por fim, devido à importância do clube socioesportivo como cenário para potencializar a Iniciação Esportiva, conclui-se que são necessárias remodelações e reestruturações para que se promova um embasamento cientifico na gestão das escolas de esportespt
dc.description.abstractAbstract: In contemporary sport, the socio-sports club is one of the main environments that promotes sports practices. Considering the plurality of this phenomenon, this study has the objective of diagnosing the management of the sports schools of the Campinas-SP clubs of age groups 7 to 12 years. Our study is based on Sports Pedagogy so that we can obtain an X-ray of the Sports Initiation of the clubs surveyed. Campinas-SP municipality could obtain better results in regional and state competitions, due to its economic, industrial, technological and academic significance. Perhaps an organized, planned and systematized Club Initiation in the clubs could ease this picture. For the accomplishment of the study, we carried out: bibliographic research on the themes involved, documentary research with the club's secretariat and also field research, which was characterized by qualitative and quantitative elements. The sample consisted of 9 clubs and we used as criteria for their choice: 1) the club's affiliation to the Association of Clubs of Campinas and Region (APESEC); and 2) the presence of sports schools in the age group investigated. The interviewees of the research were the managers / coordinators of sports of the researched clubs, who answered a questionnaire. As a result, there was a lack of qualification of managers in the area of sports management, the predominance of the swimming and soccer modalities and the non-observance of the long-term training in sports schools. The study made it possible to verify the need for a broader understanding of the sport phenomenon by the mangers / coordinators so that the club can be adapted to the interests and needs of the practitioners. It was possible to conclude that due to the importance of the socio-sports club as a scenario to enhance the Initiation of Sports, it is necessary to remodel and restructure in order to promote a scientific basis for the management of sports schoolsen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Marlus Alexandre. Pedagogia do esporte: diagnóstico da gestão da iniciação em clubes socioesportivos de Campinas-SP. 2018. 1 recurso online (121 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/331535>. Acesso em: 3 set. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineBiodinamica do Movimento e Esportept_BR
dc.description.degreenameMestre em Educação Físicapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameBorin, João Paulopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameOliveira, Valdomiro dept_BR
dc.date.defense2018-02-27T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-09-03T15:31:42Z-
dc.date.accessioned2018-09-03T15:31:42Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-03T15:31:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Sousa_MarlusAlexandre_M.pdf: 2178451 bytes, checksum: b9f5d755a425c11d4764ae2c6f10888d (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/331535-
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