Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/331535
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Pedagogia do esporte : diagnóstico da gestão da iniciação em clubes socioesportivos de Campinas-SP
Title Alternative: Pedagogy of the sport : diagnosis of initiation management in sociosports clubs of Campinas-SP
Author: Sousa, Marlus Alexandre, 1977-
Advisor: Paes, Roberto Rodrigues, 1956-
Abstract: Resumo: No esporte contemporâneo, o clube socioesportivo é um dos principais ambientes fomentadores das práticas esportivas. Considerando a pluralidade desse fenômeno, este estudo tem o objetivo de diagnosticar a gestão das escolas de esportes dos clubes de Campinas-SP, na faixa etária de 7 a 12 anos. O estudo está fundamentado na Pedagogia do Esporte para que possa obter uma radiografia da Iniciação Esportiva nos clubes pesquisados. O município de Campinas-SP, devido à sua significância econômica, industrial, tecnológica e acadêmica poderia obter melhores resultados em competições regionais e estaduais. A Iniciação Esportiva nos clubes se organizada, planejada e sistematizada, talvez, poderia amenizar esse quadro. Para a realização do estudo foi necessário pesquisa bibliográfica acerca das temáticas envolvidas, pesquisa documental junto à secretaria dos clubes e também a pesquisa de campo, caracterizada por elementos quali-quantitativos. A amostra é composta por 9 clubes e foi utilizado como critérios escolha: 1) o clube ser filiado à Associação dos Clubes de Campinas e Região (APESEC); 2) possuir escolas de esportes na faixa etária investigada. Os sujeitos da pesquisa foram os gestores/coordenadores de esportes desses clubes, os quais responderam à um questionário. Como resultados, verificou-se: 1) a não qualificação dos gestores na área da gestão esportiva;2) o predomínio das modalidades Natação e Futebol ; 3) não observância do treinamento à longo prazo nas escolas de esportes. O estudo possibilitou avaliar a necessidade de uma compreensão mais ampla do fenômeno esporte por parte dos gestores/coordenadores para que o clube possa se adequar aos interesses e necessidades dos praticantes. Por fim, devido à importância do clube socioesportivo como cenário para potencializar a Iniciação Esportiva, conclui-se que são necessárias remodelações e reestruturações para que se promova um embasamento cientifico na gestão das escolas de esportes

Abstract: In contemporary sport, the socio-sports club is one of the main environments that promotes sports practices. Considering the plurality of this phenomenon, this study has the objective of diagnosing the management of the sports schools of the Campinas-SP clubs of age groups 7 to 12 years. Our study is based on Sports Pedagogy so that we can obtain an X-ray of the Sports Initiation of the clubs surveyed. Campinas-SP municipality could obtain better results in regional and state competitions, due to its economic, industrial, technological and academic significance. Perhaps an organized, planned and systematized Club Initiation in the clubs could ease this picture. For the accomplishment of the study, we carried out: bibliographic research on the themes involved, documentary research with the club's secretariat and also field research, which was characterized by qualitative and quantitative elements. The sample consisted of 9 clubs and we used as criteria for their choice: 1) the club's affiliation to the Association of Clubs of Campinas and Region (APESEC); and 2) the presence of sports schools in the age group investigated. The interviewees of the research were the managers / coordinators of sports of the researched clubs, who answered a questionnaire. As a result, there was a lack of qualification of managers in the area of sports management, the predominance of the swimming and soccer modalities and the non-observance of the long-term training in sports schools. The study made it possible to verify the need for a broader understanding of the sport phenomenon by the mangers / coordinators so that the club can be adapted to the interests and needs of the practitioners. It was possible to conclude that due to the importance of the socio-sports club as a scenario to enhance the Initiation of Sports, it is necessary to remodel and restructure in order to promote a scientific basis for the management of sports schools
Subject: Esportes - Pedagogia
Gestão esportiva
Iniciação esportiva
Clubes esportivos
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: SOUSA, Marlus Alexandre. Pedagogia do esporte: diagnóstico da gestão da iniciação em clubes socioesportivos de Campinas-SP. 2018. 1 recurso online (121 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/331535>. Acesso em: 3 set. 2018.
Date Issue: 2018
Appears in Collections:FEF - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Sousa_MarlusAlexandre_M.pdf2.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.