Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/331534
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Rogerio Adolfo Mourapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.format.extent1 recurso online (158 p.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃO DIGITALpt_BR
dc.titlePercursos formativos, corpo e processos de criação na formação de um profissional docentept_BR
dc.title.alternativeFormative paths, body and processes of creation in the formation of a professional teacherpt_BR
dc.contributor.authorPedroso, Margareth, 1976-pt_BR
dc.contributor.advisorMoura, Rogério Adolfo de, 1966-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectProcesso criativopt_BR
dc.subject.otherlanguageTeacher trainingen
dc.subject.otherlanguageBodyen
dc.subject.otherlanguageCreative processesen
dc.description.abstractResumo: A formação de professores é uma das discussões mais prementes na área da Educação nas últimas décadas. Assim, muitos estudos apontam diferentes soluções para a formação docente de modo a vencer-se o fracasso escolar vivenciado hoje na Educação brasileira. Este estudo pretende identificar possibilidades para a formação e autoformação do profissional docente da Educação Básica, amparadas nos estudos do corpo e nos processos criativos em direção a uma Educação Integral desse profissional docente. Como metodologia foi adotada a pesquisa qualitativa, particularmente a pesquisa-ação, além de objeto de estudo o percurso formativo e profissional da pesquisadora, sendo a mesma o sujeito da pesquisa. Os capítulos apresentam-se de modo a identificar a constituição profissional da docente, os elementos que contribuem e determinam essa constituição, seguidos da identificação dos marcos legais da formação desses profissionais e das demandas contemporâneas que a atuação e, consequentemente, a formação docente precisam abarcar. Como exemplos dessas demandas estão a questão do desenvolvimento da criatividade e as contribuições dos estudos do corpo, também discorridos na pesquisa. Também é apresentada a vivência de uma ação junto aos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de modo a desvelar como experiências com processos criativos podem contribuir para a formação e autoformação docente. Verificou-se que diferentes elementos podem contribuir para a constituição do profissional docente: sua formação, suas experiências profissionais, o sistema no qual atua, dentre outros. Constatou-se ainda, que as demandas contemporâneas da ação docente não são contempladas na formação inicial ou continuada desses profissionais e que os estudos do corpo e o desenvolvimento de processos criativos podem contribuir para uma Educação Integral dos profissionais docentes, que pode, posteriormente, refletir-se na formação dos estudantes da Educação Básicapt
dc.description.abstractAbstract: Teacher training is one of the most pressing discussions in the area of ??Education in recent decades. Thus, many studies point to different solutions for teacher education in order to overcome the school failure experienced in Brazilian education today. This study intends to identify possibilities for the formation and self - training of teachers of Basic Education, supported by body studies and creative processes towards an Integral Education of this teaching professional. As methodology was adopted the qualitative research, particularly the action research, besides object of study the training and professional path of the researcher, being the same the subject of the research. The chapters are presented in order to identify the professional constitution of the teacher, the elements that contribute and determine this constitution, followed by the identification of the legal frameworks for the training of these professionals and the contemporary demands that the action and, consequently, the teacher training must encompass. As examples of these demands are the question of the development of creativity and the contributions of body studies, also discussed in the research. It is also presented the experience of an action with the students of the initial years of Elementary School, so as to reveal how experiences with creative processes can contribute to teacher training and self-training. It was verified that different elements can contribute to the constitution of the teaching profession: its formation, its professional experiences, the system in which it operates, among others. It was also verified that the contemporary demands of the teaching action are not contemplated in the initial or continuous formation of these professionals and that the body studies and the development of creative processes can contribute to an Integral Education of the teaching professionals, that can later reflect in the training of students of Basic Educationen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.citationPEDROSO, Margareth. Percursos formativos, corpo e processos de criação na formação de um profissional docente. 2018. 1 recurso online (158 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/331534>. Acesso em: 3 set. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineEducaçãopt_BR
dc.description.degreenameMestra em Educaçãopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameSanmartin, Stela Marispt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameMiranda, Carlos Eduardo Albuquerquept_BR
dc.date.defense2018-02-28T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-09-03T15:31:29Z-
dc.date.accessioned2018-09-03T15:31:29Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-03T15:31:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Pedroso_Margareth_M.pdf: 29100002 bytes, checksum: 97d69bcd85539326911837c7ea314aed (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/331534-
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Pedroso_Margareth_M.pdf28.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.