Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/331534
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Percursos formativos, corpo e processos de criação na formação de um profissional docente
Title Alternative: Formative paths, body and processes of creation in the formation of a professional teacher
Author: Pedroso, Margareth, 1976-
Advisor: Moura, Rogério Adolfo de, 1966-
Abstract: Resumo: A formação de professores é uma das discussões mais prementes na área da Educação nas últimas décadas. Assim, muitos estudos apontam diferentes soluções para a formação docente de modo a vencer-se o fracasso escolar vivenciado hoje na Educação brasileira. Este estudo pretende identificar possibilidades para a formação e autoformação do profissional docente da Educação Básica, amparadas nos estudos do corpo e nos processos criativos em direção a uma Educação Integral desse profissional docente. Como metodologia foi adotada a pesquisa qualitativa, particularmente a pesquisa-ação, além de objeto de estudo o percurso formativo e profissional da pesquisadora, sendo a mesma o sujeito da pesquisa. Os capítulos apresentam-se de modo a identificar a constituição profissional da docente, os elementos que contribuem e determinam essa constituição, seguidos da identificação dos marcos legais da formação desses profissionais e das demandas contemporâneas que a atuação e, consequentemente, a formação docente precisam abarcar. Como exemplos dessas demandas estão a questão do desenvolvimento da criatividade e as contribuições dos estudos do corpo, também discorridos na pesquisa. Também é apresentada a vivência de uma ação junto aos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de modo a desvelar como experiências com processos criativos podem contribuir para a formação e autoformação docente. Verificou-se que diferentes elementos podem contribuir para a constituição do profissional docente: sua formação, suas experiências profissionais, o sistema no qual atua, dentre outros. Constatou-se ainda, que as demandas contemporâneas da ação docente não são contempladas na formação inicial ou continuada desses profissionais e que os estudos do corpo e o desenvolvimento de processos criativos podem contribuir para uma Educação Integral dos profissionais docentes, que pode, posteriormente, refletir-se na formação dos estudantes da Educação Básica

Abstract: Teacher training is one of the most pressing discussions in the area of ??Education in recent decades. Thus, many studies point to different solutions for teacher education in order to overcome the school failure experienced in Brazilian education today. This study intends to identify possibilities for the formation and self - training of teachers of Basic Education, supported by body studies and creative processes towards an Integral Education of this teaching professional. As methodology was adopted the qualitative research, particularly the action research, besides object of study the training and professional path of the researcher, being the same the subject of the research. The chapters are presented in order to identify the professional constitution of the teacher, the elements that contribute and determine this constitution, followed by the identification of the legal frameworks for the training of these professionals and the contemporary demands that the action and, consequently, the teacher training must encompass. As examples of these demands are the question of the development of creativity and the contributions of body studies, also discussed in the research. It is also presented the experience of an action with the students of the initial years of Elementary School, so as to reveal how experiences with creative processes can contribute to teacher training and self-training. It was verified that different elements can contribute to the constitution of the teaching profession: its formation, its professional experiences, the system in which it operates, among others. It was also verified that the contemporary demands of the teaching action are not contemplated in the initial or continuous formation of these professionals and that the body studies and the development of creative processes can contribute to an Integral Education of the teaching professionals, that can later reflect in the training of students of Basic Education
Subject: Formação docente
Corpo
Processo criativo
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: PEDROSO, Margareth. Percursos formativos, corpo e processos de criação na formação de um profissional docente. 2018. 1 recurso online (158 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/331534>. Acesso em: 3 set. 2018.
Date Issue: 2018
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Pedroso_Margareth_M.pdf28.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.