Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/331487
Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Educação do corpo na perspectiva de gênero : uma análise de projetos públicos de esporte e lazer
Title Alternative: Flavio de Andrade Benini Filho : an analysis of public sports and leisure projects
Author: Benini Filho, Flávio de Andrade, 1988-
Advisor: Altmann, Helena, 1973-
Abstract: Resumo: O esporte, concebido como uma prática social historicamente construída, apresenta-se em nosso cotidiano. O presente trabalho tem como foco a análise entre como a noção de educação do corpo e as relações de gênero se inter-relacionam nas práticas esportivas em projetos de Esporte de Lazer e Participação da Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal de Campinas, mais especificamente os contemplados pelo Fundo de Investimentos Esportivos de Campinas. Como objetivos, analisamos a educação do corpo sob uma perspectiva de gênero em dois projetos públicos de esporte e lazer, financiados pelo FIEC, no município de Campinas; verificar como se estabelece a participação das crianças nos projetos selecionados e explorar que dimensões da educação do corpo são promovidas nesses espaços e como o gênero atravessa essas práticas educativas. Dessa forma, os procedimentos metodológicos estabelecidos para a pesquisa foram: observações estruturadas e entrevista semiestruturada. O campo de observação foi constituído por dois projetos da categoria de Esporte de Participação e Lazer vinculados ao Fundo de Investimentos Esportivos de Campinas: Projeto Aprendendo com o karatê, que trabalha com a modalidade do karatê shotokan e Projeto Gol da Alegria que utiliza o futsal como modalidade esportiva. O período de realização dos procedimentos metodológicos se estabeleceu entre os meses de fevereiro e agosto de 2016. Os resultados da pesquisa indicam que meninos e meninas são educados corporalmente de forma distinta no âmbito esportivo em decorrência de diversos fatores, dentre estes estão a possibilidade de prática por meio de competições, as práticas discursivas de docentes acerca dos fazeres corporais e as formas de contato permitidas e negadas entre discentes e docentes; as vestimentas que ocupam um importante espaço nas construções identitárias e educam tanto meninas, quanto meninos corporalmente no âmbito esportivo; e as dinâmicas espaciais, que sublinham hierarquizações e formas de ocupações diferenciadas

Abstract: Sport, conceived as a social practice built historically, presents itself in our everyday life. The present work focuses on the analysis of how the notion of corporal body education and gender relations are interrelated in the sports practices in the Leisure and Participation Sports Projects of the Sports and Recreation Department of the Municipality of Campinas, more specifically those contemplated by the Sports Investments of Campinas. As objectives, we analyzed the education of the body from a gender perspective in two public sports and leisure projects, financed by FIEC, in the city of Campinas; To verify how the participation of the children in the selected projects is established and to explore what dimensions of the education of the body are promoted in these spaces and how the gender crosses these educational practices. Thus, the methodological procedures established for the research were: structured observations and semistructured interviews. The field of observation was constituted by two projects of the category Sports of Participation and Leisure linked to the Fund of Sports Investments of Campinas: Project Aprendendo com o Karatê, that works with the modality of karate shotokan and Project Gol da Alegria that uses futsal as sport. The implementation period of the methodological procedures was established between February and August 2016. The results of the research indicate that boys and girls are educated differently in the sports sphere due to several factors, among them the possibility of practice through competitions; the discursive practices of the teachers about the corporal actions and the forms of contact allowed and denied between students and teachers; the garments that occupy an important space in the identity constructions and educate girls and boys in the sports field; and spatial dynamics, which emphasizes hierarchies and forms of differentiated occupations
Subject: Gênero
Esporte
Educação do corpo
Lazer
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2017
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Filho_FlavioDeAndradeBenini_M.pdf3.99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.