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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Nelson Alfredo Aguilarpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.format.extent1 recurso online (389 p.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.typeTESE DIGITALpt_BR
dc.titleA fotografia contemporânea nos museus : lugares e discursos em exposições referenciais do século XXIpt_BR
dc.title.alternativeContemporary photography in museums : places and discourses in reference exhibitions of the 21st centurypt_BR
dc.contributor.authorTacca, Paula Cristina Dolenc Cabral, 1980-pt_BR
dc.contributor.advisorAguilar, Nelson, 1945-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectArte moderna - Séc. XXIpt_BR
dc.subjectArte - Históriapt_BR
dc.subject.otherlanguagePhotographyen
dc.subject.otherlanguageModern art - 21st centuryen
dc.subject.otherlanguageArt - Historyen
dc.description.abstractResumo: Esta tese parte da apresentação histórica e teórica sobre a fotografia contemporânea desde a questão ontológica, que ganhou espaço nos anos 80, através, principalmente, de nomes como Roland Barthes, Rosalind Krauss e Philippe Dubois, para chegar em pensamentos mais recentes de autores como Michel Poivert, Dominique Baqué, Tadeu Chiarelli, Rubens Fernandes Jr., entre outros. Desenvolve-se, desde aí, um percurso que visa apontar a evidência de um conjunto de relações medradas no interior de obras que, ao mesmo tempo em que podem ser vistas como parte de um processo contemporâneo em fotografia, também o ultrapassam quando se encontram de fato numa situação ampla de absorção da substância fotográfica por processos e estratégias dos artistas na contemporaneidade. Produções de característica híbrida em muitos sentidos, que abarcam outras especificidades da arte tanto quanto resíduos do cotidiano; e que carregam a marca da ação corporal ou interferência gestual do artista no arquivo, no suporte, na composição cênica e na construção da imagem ou objeto artísticos. Para construir tal percurso, parte-se da escolha de seis exposições que se perguntam, em sua proposição e no próprio título, o que é a fotografia, quais seus extremos, limites, fronteiras e territórios. Essas mostras foram apresentadas por importantes instituições museológicas de fotografia e arte moderna e contemporânea, numa escolha por um paralelo entre capitais de arte da América do Norte, da América do Sul e da Europa. Assim, e pensando num recorte temporal que se concentrasse no século XXI, em São Paulo, escolheu-se trabalhar com o Museu de Arte Contemporânea da USP, que apresentou entre 2013 e 2015 a exposição Fronteiras Incertas e com o Museu de Arte Moderna de São Paulo, que apresentou, em 2001, a exposição Fotografia/Não Fotografia. Em Nova Iorque, elegeu-se as exposições What is a Photograph?, apresentada pelo International Center of Photography e The Original Copy: Photography of Sculpture, 1839 to today , apresentada pelo Museu de Arte Moderna. E finalmente, em Paris, as exposições Qu¿est-ce que la Photographie?, apresentada pelo Centre Georges Pompidou e Autour de l¿Extrême, apresentada pela Maison Européenne de la Photographie foram as eleitas para fecharem o grupo que forma o objeto de pesquisa desta tese. Sendo as exposições, parte importante do discurso que os museus constroem sobre a arte e sobre o que legitimam enquanto tal, resolveu-se então seguir as trilhas e apontamentos que essas mostras aduziam, por seus diferentes caminhos, com o objetivo central de perceber características internas constituintes das obras que delas fizeram parte, assim como relações que estabelecem entre si, e que denotam lugares e (in) definições para a fotografia, no campo da arte contemporânea, neste início de séculopt
dc.description.abstractAbstract: This thesis starts with a historical and theoretical presentation about contemporary photography from the ontological subject, which gained evidence in the 1980s, mainly through names such as Roland Barthes, Rosalind Krauss and Philippe Dubois, to more recent authors such as Michel Poivert, Dominique Baqué, Tadeu Chiarelli, Rubens Fernandes Junior. Since then, a line of thought that aims to show a set of evidences in the relationship among works has been developed, at the same time it can be seen as part of a contemporary process in photography, but also surpass it when they are fact in a broader situation of absorption of the photographic substance by the processes and strategies of the contemporaneous artists. Productions with hybrid characteristics in many senses, that cover other specificities of art as much as residues of everyday life; and that carry the mark of the corporal action or gestural interference of the artist in the archive, the support, the scenic composition and in the construction of the image or artistic object. To build this path, the research starts from six expositions that question themselves, in their proposition and in their own title: what photography is and what are its extremes, limits, borders and territories? These exhibitions were presented by leading photography museological institutions for modern and contemporary art, and chosen to create a parallel among art capitals in North America, South America and Europe. Thus, considering a temporal cut that focused on the XXI century, in São Paulo, we chose to work with the Museum of Contemporary Art of USP (University Of Sao Paulo State), which presented between 2013 and 2015 the exhibition Fronteiras Incertas and with the Museum of Modern Art of São Paulo, who presented the Fotografia/Não Fotografia exhibition in 2001. In New York, the selected exhibitions were: What is a Photograph? presented by the International Center of Photography and The Original Copy: Photography of Sculpture, 1839 until today, presented by the MoMa (Museum of Modern Art). And, in Paris, the exhibitions Qu'est-ce que la Photographie ?, presented by the Center Georges Pompidou and Autour de l'Extrême, presented by the Maison Européenne de la Photographie were chosen to close the group that is research object of this thesis. Exhibitions are important pieces of the speech built by museums to describe art and to legitimize art itself, it was decided to follow the tracks and notes that these exhibitions presented through their different paths, with the central objective of perceiving internal characteristics of the works that were part of them, as well as the relations that were established among themselves, that indicatie places and (un) definitions for photography in the contemporary art field at the beginning of this centuryen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.citationTACCA, Paula Cristina Dolenc Cabral. A fotografia contemporânea nos museus: lugares e discursos em exposições referenciais do século XXI. 2018. 1 recurso online (389 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/331482>. Acesso em: 3 set. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreedisciplineHistoria da Artept_BR
dc.description.degreenameDoutora em Históriapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameMattos, Claudia Valadão dept_BR
dc.contributor.committeepersonalnameGatti, Fábio Luiz Oliveirapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameZacarias, Gabriel Ferreirapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameGonçalez, Tereza Cristina Bertoncinipt_BR
dc.date.defense2018-03-19T00:00:00Zpt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber2013/15269-5pt_BR
dc.date.available2018-09-03T14:26:27Z-
dc.date.accessioned2018-09-03T14:26:27Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-03T14:26:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tacca_PaulaCristinaDolencCabral_D.pdf: 31554427 bytes, checksum: 4bab92c9185b37e3db6d42362f29ac75 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/331482-
dc.description.sponsorFAPESPpt_BR
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