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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Educação Patrimonial e em Geociências para um ensino contextualizado : possibilidades e limitações na educação formal
Title Alternative: Patrimonial and Geosciences education for a contextualized teaching : possibilities and limitations in formal education
Author: Ponte, Maxwell Luiz da, 1994-
Advisor: Piranha, Joseli Maria
Abstract: Resumo: Os conhecimentos geocientíficos possibilitam que os aprendizes compreendam os contextos socioculturais e ambientais dos locais onde vivem. Deste modo, favorecendo a percepção e a valorização do patrimônio material e imaterial, contribuem, precipuamente, para a conservação destes. No entanto, nota-se a "desterritorização" destes conhecimentos na educação básica do Brasil, nos currículos, nos materiais didáticos e na formação inicial de docentes. Neste estudo, uma investigação-ação, aliada a uma pesquisa documental, desenvolvido no município de Ibirá, uma Estância Hidromineral Paulista, buscou-se integrar os referenciais teóricos de Educação Patrimonial e em Geociências, destacando os contributos do Ensino de Ciência do Sistema Terra e a Educação baseada em Lugar, no desenvolvimento de estratégias e recursos para a contextualização do ensino na educação formal. A investigação envolveu atores sociais, gestores e comunidades escolares do município. Foram experienciadas três possibilidades de inserção dos referenciais teóricos na educação básica, a saber: realização de estudos com estudantes de ensino médio no contraturno escolar, produção de recursos e estratégias educacionais e formação continuada de professores. A investigação revelou ainda limitações, dentre as quais destaca-se a carência de conhecimentos geocientíficos, que compromete a percepção, a compreensão e a valorização do patrimônio local, com reflexos na gestão e na educação patrimonial no município. Assim, pôde-se reiterar a importância do ensino e divulgação das Geociências para a Geoconservação

Abstract: Geoscientific knowledge enables learners to understand the socio-cultural and environmental contexts of the places where they live. Thus, favoring the perception and appreciation of material and immaterial patrimony, they contribute, mainly, to the conservation of these. However, we note the "deterritorization" of this knowledge in basic education in Brazil, including in the curricula, educational materials and initial teacher training. This research, an action research, allied to a documentary research, developed in the municipality of Ibirá, an spa city of Sao Paulo, sought to integrate the theoretical references of Patrimonial and Geosciences Education, highlighting the contributions of Science Teaching of the Earth System and Place-based Education, in the development of strategies and resources for the contextualization of teaching in formal education. The research involved social actors, managers and school communities in the municipality. Three possibilities were experienced, namely: studies with high school students in after shift activities, production of educational strategies and resources, and teacher training. The research also revealed limitations, such as the lack of geoscientific knowledge, which compromises the perception, understanding and appreciation of local heritage, with repercussions on management and heritage education in the municipality. Thus, it was possible to reiterate the importance of teaching and dissemination of Geosciences for Geoconservation
Subject: Geociências - Estudo e ensino
Educação patrimonial
Formação de professores
Contextualização
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: PONTE, Maxwell Luiz da. Educação Patrimonial e em Geociências para um ensino contextualizado: possibilidades e limitações na educação formal. 2018. 1 recurso online (191 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/331467>. Acesso em: 3 set. 2018.
Date Issue: 2018
Appears in Collections:IG - Tese e Dissertação

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