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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Paulo Roberto Gardel Kurkapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.format.extent1 recurso online (69 p.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃO DIGITALpt_BR
dc.titleModelo de forças de via e simulação 3d da cinética de composição ferroviáriapt_BR
dc.title.alternativeModel of railway forces and 3d simulation of the train composition kinematicspt_BR
dc.contributor.authorPerazzo, Mariana Costa, 1989-pt_BR
dc.contributor.advisorKurka, Paulo Roberto Gardel, 1958-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.subjectEngenharia ferroviáriapt_BR
dc.subjectRealidade virtualpt_BR
dc.subjectDinâmicapt_BR
dc.subjectTransporte urbanopt_BR
dc.subject.otherlanguageRailway engineeringen
dc.subject.otherlanguageVirtual realityen
dc.subject.otherlanguageDynamicsen
dc.subject.otherlanguageUrban transporten
dc.description.abstractResumo: O transporte ferroviário vem buscando melhorias e soluções para se manter um modal de transporte competitivo no mercado. Por isso, torna-se necessário investimentos para aumentar a velocidade e o número de veículos nos trens, alcançando um menor tempo de viagem. Ocorre que estas mudanças aumentam a probabilidade de acidentes, principalmente em curvas e inclinações acentuadas, onde crescem os riscos de descarrilamento. Sendo a estrada de ferro o principal causador destes acidentes, é preciso realizar um estudo da geometria da via permanente para que se determine os pontos de contato entre a roda e o trilho, tornando possível determinar as forças tangentes, laterais e gravitacionais que agem no sistema. O conhecimento da geometria é importante para entender a dinâmica da composição do trem e prever as condições de operação nas vias. Diante das necessidades mencionadas o presente trabalho tem o objetivo de gerar uma Trajetória da Via em 3D, a partir de uma tabela com dados da curvatura e elevação, e extrair informações sobre os raios de curvatura, inclinação e posição individual dos componentes de um comboio. A partir do modelo 3D é realizado o cálculo das forças de via para posteriormente representar o movimento da composição em um ambiente de simulação 3D. Neste estudo a interação entre o veículo e a via férrea será considerada apenas na direção longitudinal. Portanto, as imperfeições verticais, laterais e de bitola não serão explicitamente quantificados. Para a metodologia, devem ser levadas em consideração somente as propriedades da via que afetam diretamente os movimentos longitudinaispt
dc.description.abstractAbstract: Rail transport has been seeking improvements and solutions to stay competitive in the market. That is why investments are needed to increase the speed and the number of vehicles on the trains, achieving a shorter travel time with increased load. On the other hand these changes increase the likelihood of accidents, especially in sharp curves and slopes, where derailment risks happen. These are the main causes of these accidents in the railroad, it is necessary to study the geometry of the permanent way to determine the points of contact between the wheel and the rail, making it possible to determine the tangent, lateral and gravitational forces acting on the system. The knowledge of geometry is important to understand the dynamics of train composition and predict the operating conditions on the tracks. In view of the aforementioned needs, the present work has the objective of generating a 3D Track Trajectory, from a table with curvature and elevation data, and extract information about the radii of curvature, inclination and individual position of the components of a train. From the 3D model the calculation of the forces of pathway is performed to later represent the movement of the composition in a 3D simulation environment. In this study the interaction between the vehicle and the railway will be considered only in the longitudinal direction. Therefore, vertical, lateral and gauge imperfections will not be explicitly quantified. For the methodology, only the properties of the pathway that directly affect the longitudinal movements must be taken into accounten
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.citationPERAZZO, Mariana Costa. Modelo de forças de via e simulação 3d da cinética de composição ferroviária. 2017. 1 recurso online (69 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/331466>. Acesso em: 3 set. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineMecanica dos Sólidos e Projeto Mecanicopt_BR
dc.description.degreenameMestra em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameSantos Júnior, Auteliano Antunes dospt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameCarvalho, Jonas dept_BR
dc.date.defense2017-08-30T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-09-03T14:10:59Z-
dc.date.accessioned2018-09-03T14:10:59Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-03T14:10:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Perazzo_MarianaCosta_M.pdf: 1621669 bytes, checksum: 3634add90755823d16e38f2ff5df60f8 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/331466-
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