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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: A presença das fábulas de Monteiro Lobato em livros didáticos de língua portuguesa do ensino fundamental (2002-2008)
Title Alternative: The presence of Monteiro Lobato in portuguese didactic books of fundamental teaching (2002 - 2008)
Author: Andrade, Juliana Carli Moreira de, 1977-
Advisor: Sterzi, Eduardo, 1973-
Abstract: Resumo: Nesta tese, entende-se que a escola é uma instituição que busca formar indivíduos leitores e que, para tanto, adota o livro didático de língua portuguesa (doravante referido como LDLP) como um meio legítimo de circulação da literatura; compreende-se ainda que o modo de organização do LDLP dialoga com valores/critérios de literariedade estabelecidos pela crítica literária, determinando modos canônicos de compreensão do literário que, muitas vezes, terminam por afastar o leitor da obra literária. Com tais pressupostos, esta pesquisa tem por finalidade analisar a presença de Monteiro Lobato e sua obra infantil em livros didáticos de língua portuguesa avaliados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) entre os anos de 2002 e 2008. Inicialmente, a pesquisa resultou num panorama da inserção do autor e de sua obra em todos os livros de ensino fundamental, ciclos I e II, avaliados pelo PNLD nesse período. Os dados relativos aos livros didáticos são os fornecidos pelo projeto O Livro Didático de Língua Portuguesa: Produção, Perfil e Circulação (PROPERFIL), realizado a partir de uma parceria entre o Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), da Unicamp, e o Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que organizou os dados das avaliações realizadas pelo PNLD realizados entre os anos de 2002 e 2008, referentes ao LDLP. Segue-se ao panorama traçado a análise de quatro capítulos de LDLP com situações de aprendizagem, nas quais são propostas atividades a partir da leitura das fábulas de Monteiro Lobato. Para a seleção dos capítulos estabeleceu-se como critério o fato de as fábulas serem um dos gêneros textuais mais recorrentes nos LDLP e as de Lobato figurarem de modo constante em todas as coleções analisadas pelo PROPERFIL. Além disso, considerou-se a importância de Monteiro Lobato como figura central na produção e na circulação da literatura infantil brasileira em seus primórdios. Os critérios de análise nos quais se apoia esta pesquisa são baseados nos estudos de Annie Rouxel e Langlade (2013) a respeito do aspecto subjetivo da leitura, os quais buscam compreender as apropriações que o leitor faz das obras literárias com as quais tem contato; nos escritos de Lobato (1972/1994) sobre as funções da literatura infantil; nos estudos de Candido (2012) sobre o estudo da obra literária; nas teorias de Lima (2003), Dezotti (2003) sobre A forma da fábula e o Efeito Fábula; nos estudos de Coelho (1991; 2010) sobre os elementos da narrativa; e na Base Nacional Comum Curricular ¿ MEC (2017) para ensino de língua portuguesa no ensino fundamental, que discute o papel das habilidades e competências na formação do leitor. A organização da sequência didática sugerida norteou-se também pela abordagem subjetiva de leitura e da Sequência Didática de Schneuwly e Dolz (2004). Por meio da análise dos dados apresentados, conclui-se que a presença da obra infantil lobatiana em livros didáticos ainda é bastante significativa. Além disso, as fábulas, gênero textual pedagogizante por natureza, representam de forma acentuada essa presença. Contudo, as atividades propostas nos livros didáticos analisados para seu estudo não contemplam os aspectos estruturais e ideológicos característicos desse gênero textual ou o aspecto subjetivo da leitura fundamental para a formação do leitor literário. Tal constatação foi a motivação para apresentar nesta tese uma proposta didática para o estudo do gênero fábula

Abstract: In this thesis, it is understood that the school is an institution that seeks aim to educate individual readers and, for this purpose, adopts the Portuguese language didactic textbook (hereinafter referred to as LDLP ¿ Livro Didático de Língua Portuguesa) as a legitimate form of literature circulation; it is also understood that the LDLP's method of organization dialogues with literary values/criteria established by the literary criticism, determining canonical ways of understanding the literary that often ends up driving the reader away from the literary work. With these assumptions, this research aims to analyze the presence of Monteiro Lobato and his children's work in Portuguese language didactic textbooks evaluated by the PNLD ¿ Programa Nacional do Livro Didático (National Program of Didactic Textbooks) between the years 2002 and 2008. Initially, this research resulted in a panorama of the insertion of the author and his work in all primary education textbooks, cycles I and II, evaluated by PNLD in this period. The didactic textbook¿s data are provided by the project O Livro Didático de Língua Portuguesa: Produção, Perfil e Circulação - PROPERFIL (The Portuguese Language Didactic Book: Production, Profile, and Circulation), based on a partnership between the Instituto de Estudos da Linguagem ¿ IEL (Institute of Language Studies) from Unicamp (State University of Campinas), and Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita ¿ CEALE (Literacy, Reading, and Writing Center) from UFMG (Federal University of Minas Gerais), which organized the PNLD¿s data carried out between the years 2002 and 2008, regarding the LDLP. Followed by the outlined panorama, an analysis of four LDLP chapters with learning situations is conducted, in which activities are proposed based on the reading of Monteiro Lobato¿s fables. For the selection of the chapters, it was established as a criterion the fact that the fables are one of the most recurrent textual genres in the LDLP, and those of Lobato appear constantly in all the collections analyzed by PROPERFIL. In addition, the importance of Monteiro Lobato was considered as the central figure in the production and circulation of Brazilian children's literature in its earliest days. The analysis criteria on which this research is supported are based on: Annie Rouxel and Langlade¿s studies (2013) regarding the subjective aspect of reading, which seeks to understand the appropriations that the reader makes of the literary works with which he has contact; Lobato¿s writing (1972/1994) regarding the functions of children's literature; Candido's study (2012) of the literary work; the theories of Lima (2003), Dezotti (2003) regarding A forma da fábula e o Efeito Fábula (The form of the fable and the Fable Effect); Coelho¿s study (1991; 2010) regarding the elements of the narrative; and on the Base Nacional Comum Curricular (National Curricular Common Base) ¿ MEC (2017) for Portuguese language teaching in the elementary education, which discusses the role of skills and competences in the reader's formation. The organization of the suggested didactic sequence in this thesis was also guided by the subjective approach of reading and the Didactic Sequence of Schneuwly and Dolz (2004). Through the analysis of the presented data, it is concluded that the presence of the Lobatiana children's work in didactic textbooks is still quite significant. Moreover, fables, a pedagogical textual genre by nature, strongly represent this presence. However, the activities proposed in the textbooks analyzed for its study do not contemplate the characteristic structural and ideological aspects of this textual genre, nor the subjective aspect of the fundamental reading for the formation of the literary reader. This finding was the main motivation to present in this thesis a didactic proposal for the study of the genre fable
Subject: Lobato, Monteiro, 1882-1948
Literatura infantojuvenil brasileira
Fabulas brasileiras
Literatura nos livros didáticos
Língua portuguesa (Ensino fundamental) - Livros didáticos
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2018
Appears in Collections:IEL - Tese e Dissertação

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