Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/331453
Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Parametrização de modelos de pneus aplicada a pneus de pequeno porte
Title Alternative: Parameterization of tire models applied to small tires
Author: Santiciolli, Fabio Mazzariol, 1989-
Advisor: Dedini, Franco Giuseppe, 1957-
Abstract: Resumo: Esta tese contribui com a parametrização de modelos de pneus aplicada a pneus de pequeno porte. Os pneus de pequeno porte referem-se aos pneus de dimensões e capacidade de carga inferiores aos automotivos, como os aplicados em paletes, cadeiras de rodas, robôs e veículos de baixo consumo energético. Existem técnicas estabelecidas para modelagem e parametrização de pneus automotivos, mas o mesmo não ocorre para os pneus de pequeno porte. Como os pneus de ambas as categorias são análogos, na literatura utilizam-se os modelos de pneus automotivos também para pneus de pequeno porte, mas as técnicas de parametrização neste caso são escassas e não definitivamente estabelecidas. Nesta tese, parte-se de uma bancada experimental previamente desenvolvida no Laboratório de Sistemas Integrados da Universidade Estadual de Campinas e acrescentam-se funções que melhoram a exequibilidade dos testes, além de funções que aumentam o escopo dos testes e, assim, a abrangência da parametrização. A técnica de obtenção dos parâmetros a partir dos valores experimentais das cargas entre pneu e piso também é aprimorada por meio de um método baseado em Algoritmo Genético previamente investigado na literatura para pneus automotivos. Para validação dos conceitos envolvidos, foi construído um modelo de múltiplos corpos da bancada de teste, viabilizando a execução do teste virtual com um modelo de pneu conhecido. Por fim, o procedimento experimental resultante é documentado e a parametrizações de pneus de pequeno porte sob variadas condições de contorno são executadas

Abstract: This dissertation contributes to the parameterization of tire models applied to small tires. Small tires refer to tires of smaller size and load capacity than the automotive ones, such as the ones applied on pallets, wheelchairs, robots and low energy vehicles. There are established techniques for modeling and parameterizing automotive tires, but not for small tires. As the tires of both categories are analogous, in literature the models of automotive tires are also used for small tires, but the parametrization techniques in this case are scarce and not definitively established. In this dissertation, starting from a test bench previously developed in the Laboratory for Integrated Systems from University of Campinas, functions are added in order to improve the feasibility of tests. It is also added functions that increase the scope of tests and, therefore, the scope of parameterization. The technique of obtaining the parameters from experimental values of loads between tire and tread is also improved by means of a method based on Genetic Algorithm previously investigated in literature for automotive tires. To validate the concepts involved, a multibody model of the test bench was constructed, making it possible to execute the virtual test concerning a known tire model. Finally, the resulting experimental procedure is documented and the parameterizations of small tires under various boundary conditions are performed
Subject: Pneus
Modelagem matemática
Experimentos
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: SANTICIOLLI, Fabio Mazzariol. Parametrização de modelos de pneus aplicada a pneus de pequeno porte. 2018. 1 recurso online (151 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/331453>. Acesso em: 3 set. 2018.
Date Issue: 2018
Appears in Collections:FEM - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Santiciolli_FabioMazzariol_D.pdf7.69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.