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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Fábio Antonio de Campospt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Economiapt_BR
dc.format.extent1 recurso online (157 p.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃO DIGITALpt_BR
dc.titleConcessões rodoviárias em São Paulo na década de 1990 : uma análise das relações entre Estado, capital e infraestruturapt_BR
dc.title.alternativeRoad concessions in São Paulo in the 1990s : an analysis of the relationship between the State, capital and infrastructurept_BR
dc.contributor.authorOkumura, Stella Harumi, 1993-pt_BR
dc.contributor.advisorCampos, Fábio Antonio de, 1975-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Economiapt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômicopt_BR
dc.subjectRodoviaspt_BR
dc.subjectInfraestrutura (Economia)pt_BR
dc.subjectEstadopt_BR
dc.subjectCapital (Economia)pt_BR
dc.subjectNegóciospt_BR
dc.subject.otherlanguageRoadsen
dc.subject.otherlanguageInfrastructure (Economics)en
dc.subject.otherlanguageStateen
dc.subject.otherlanguageCapital (Economics)en
dc.subject.otherlanguageBusinessen
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação tem como objetivo estudar as concessões rodoviárias da primeira fase do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, iniciadas na década de 1990. Procuramos verificar se elas exemplificam uma mudança na anatomia da articulação entre o Estado e o setor privado (nacional e internacional), por meio da abertura de uma nova frente de acumulação. A hipótese adotada é que as concessões representam uma mudança na estratégia de promoção dos negócios privados com apoio estatal, com a apropriação direta dos benefícios trazidos pela malha rodoviária. Para entender a diferença entre as duas formas de articulação e sua expressão no setor rodoviário, procuramos contextualizar historicamente a política de transportes no Brasil, destacando seus condicionantes internos e externos. Por sua vez, a análise dos indicadores das concessionárias pretende colocar em evidência seu caráter de grande negóciopt
dc.description.abstractAbstract: This dissertation aims to study the road concessions of the first stage of the São Paulo State¿s Road Concession Program, which began in the 1990s. We wish to confirm if they exemplify a change in the form of articulation between the State and the private sector (national and international), through the opening of a new front of accumulation. Our hypothesis is that those concessions represent a change in the strategy used to promote business with State support, with the direct appropriation of the benefits brought by the roads. To understand the difference between the two forms of the changes in the transportation policy in Brazil, we intended to historically contextualize the transportation policy in Brazil, highlighting its internal and external conditionings. On its turn, the analysis of the concessions enterprises¿ indicators could help us to stress their big business characteren
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.citationOKUMURA, Stella Harumi. Concessões rodoviárias em São Paulo na década de 1990: uma análise das relações entre Estado, capital e infraestrutura. 2018. 1 recurso online (157 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Economia, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/331422>. Acesso em: 3 set. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineHistoria Economicapt_BR
dc.description.degreenameMestra em Desenvolvimento Econômicopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameOliveira, Cássio Antunes dept_BR
dc.contributor.committeepersonalnameVieira, Carlos Alberto Cordovanopt_BR
dc.date.defense2018-02-19T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-09-03T13:42:02Z-
dc.date.accessioned2018-09-03T13:42:02Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-03T13:42:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Okumura_StellaHarumi_M.pdf: 1631326 bytes, checksum: bfdb421ae839dd09224c944c6f75155e (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/331422-
dc.description.sponsorCAPESpt_BR
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