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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: O ensino do violão popular nas universidades públicas brasileiras = um estudo sobre a oferta e a demanda no país = Brazilian guitar teaching in public universities: a study on supply and demand in the country
Title Alternative: Brazilian guitar teaching in public universities : a study on supply and demand in the country
Author: Thomaz, Rafael, 1986-
Advisor: Scarduelli, Fabio, 1977-
Abstract: Resumo: O presente trabalho tem como objetivo central estudar o ensino do violão popular dentro dos bacharelados nas universidades públicas brasileiras. A pesquisa se inicia com uma revisão bibliográfica ampla e a apresentação das dificuldades de delimitação e a discussão em torno do termo violão popular brasileiro. Por sua extensa presença na música brasileira, o instrumento possui hoje um amplo repertório e assume diferentes funções dentro deste contexto. Num segundo momento, apresentamos, com base nas reflexões iniciais, um panorama da oferta e da demanda do violão popular dentro das universidades públicas brasileiras, a partir de entrevistas com professores e alunos e levantamento de documentos oficiais sobre cada curso. Constam desta parte entrevistas e questionários com setenta e três alunos, ex-alunos e candidatos ao vestibular e a descrição da oferta de sete bacharelados em universidades públicas dispostas em três diferentes regiões do país. A oferta, apesar de estar ainda em fase de ampliação, é bastante variada e determinada sobretudo pela figura do professor, que tem autonomia para definir os rumos do curso. A demanda, por sua vez, é amplamente variada e múltipla. Os estudantes possuem um perfil baseado em experiências não-formais, desejo de estudar mais de um assunto ao mesmo tempo e interesses em tópicos bastante variados. Na parte final da pesquisa traçamos eixos transversais nos quais procuramos apresentar relações entre as definições do violão popular, conceitos pedagógicos como currículo oculto, aprendizagem informal e autodidatismo e os panoramas de oferta e demanda apresentados

Abstract: The present work has as main objective to study the teaching of the popular guitar within the undergraduate program in Brazilian public universities. The research begins with a broad bibliographical review and the presentation of the difficulties of delimitation and the discussion around the term popular brazilian guitar. Due to its extensive presence in Brazilian music, the instrument currently has a wide repertoire and assumes different functions within this context. In a second moment, we present, based on the initial reflections, an overview of the supply and demand of popular guitar within Brazilian public universities, based on interviews with teachers and students and a collection of official documents about each course. This section includes interviews and questionnaires with seventy-three students, ex-students and candidates for the university admission examination and the description of the offer of seven bachelor's degrees in public universities located in three different regions of the country. The offer, although still in the stage of expansion, is quite varied and determined mainly by the figure of the teacher, who has autonomy to define the courses. The demand, in turn, is widely varied and multiple. Students have a profile based on non-formal experiences, a desire to study more than one subject at a time, and interests in widely varying topics. In the final part of the research we draw transversal axes in which we try to present relations between the definitions of the popular guitar, pedagogical concepts such as hidden curriculum, informal learning and self-learning, and the presented scenarios of supply and demand
Subject: Violão
Música popular
Educação musical
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: THOMAZ, Rafael. O ensino do violão popular nas universidades públicas brasileiras: um estudo sobre a oferta e a demanda no país = Brazilian guitar teaching in public universities: a study on supply and demand in the country. 2018. 1 recurso online (292 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/331416>. Acesso em: 3 set. 2018.
Date Issue: 2018
Appears in Collections:IA - Tese e Dissertação

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