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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Experiências de formação na graduação e a disposição de pensamento crítico em estudantes de engenharia
Title Alternative: College experiences and critical thinking disposition in engineering students
Author: Bitencourt, Lígia Cristina, 1984-
Advisor: Mercuri, Elizabeth Nogueira Gomes da Silva, 1952-
Abstract: Resumo: Nos últimos anos a reflexão sobre a formação dos engenheiros nas Instituições de Ensino Superior (IES) têm levado estudiosos ao aprofundamento das questões envolvidas com a Educação em Engenharia, dentre estas as relacionadas ao perfil do engenheiro. Nota-se a busca pela formação de engenheiros com habilidades mais amplas, denominadas competências transversais, como é o caso do pensamento crítico. Definido como um julgamento reflexivo intencional sobre o que acreditar ou o que fazer em determinado contexto, o pensamento crítico é caracterizado como sendo composto por um conjunto de habilidades (dimensão cognitiva) e disposições (dimensão afetiva). Esta última dimensão, que se caracteriza por uma motivação interna consistente para empregar as habilidades de pensamento crítico ao fazer um julgamento, tem sido reconhecida como determinante no desenvolvimento desta competência nos estudantes. Estudos têm mostrado que o contexto acadêmico universitário se apresenta como um ambiente propício para o desenvolvimento do pensamento crítico a partir das experiências de formação proporcionadas aos estudantes. Assim, tendo como base essas considerações, a presente pesquisa teve como objetivo investigar a contribuição das experiências de formação do curso de graduação em Engenharia na determinação de alterações nas seguintes disposições de pensamento crítico: Busca da Verdade, Mente Aberta, Analiticidade, Sistematicidade, Autoconfiança no Pensamento, Curiosidade e Maturidade Cognitiva. A coleta de dados ocorreu em uma universidade pública localizada no estado do Paraná e utilizou como instrumento a entrevista semiestruturada. Participaram da pesquisa 18 estudantes concluintes (10º semestre) dos cursos de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação. As entrevistas foram gravadas e transcritas, e foram analisadas a partir da técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados mostraram que houve impacto das seguintes atividades sobre as disposições de pensamento crítico: disciplinas, estágio, TCC, atividades complementares e atividades extracurriculares. De modo geral, o impacto mostrou-se positivo, gerando o fortalecimento de todas as disposições. Nestas atividades, os componentes que foram apontados pelos estudantes como sendo responsáveis pelas alterações foram os participantes da atividade (professores e estudantes), as tarefas das atividades (tipo, quantidade, complexidade, prazo de realização e resultados das tarefas), o conteúdo das atividades (temática, interesse do estudante pelo conteúdo, quantidade e complexidade do conteúdo), e o contexto no qual as atividades ocorreram (contexto físico e cultural). Tanto as atividades quanto os componentes tiveram impacto diferente entre as disposições, ou seja, algumas atividades/componentes foram mais associadas a determinadas disposições e não a outras. Assim como descrito na literatura no que se refere ao pensamento crítico como um todo, os resultados deste estudo apontaram que as experiências de formação produziram alterações nas disposições de pensamento crítico, segundo a percepção dos estudantes, e que esta alteração varia em função da atividade e do componente, sendo os participantes e as tarefas os componentes mais frequentemente associados às mudanças. Estes são aspectos importantes que devem ser considerados nas atividades para fomento da disposição de pensamento crítico

Abstract: In recent years, the discussion about engineers¿ education in Higher Education Institutions has been taking specialists to a further development of questions about Engineering Education, among those related to the engineer profile. One notices the search for the engineers¿ education with wider skills, known as transversal skills, like the critical thinking case. Defined as a purposeful and reflective judgment about what to believe or what to do in some contexts, the critical thinking consists of a group of skills (cognitive dimension) and dispositions (affective dimension). This last dimension, which is a consistent internal motivation to apply the thinking skills to judge, has been recognized as decisive in the development of that competence in students. Some studies have shown that the academic context presents itself as an enabling environment for the critical thinking development, through the education experiences provided to the students. Then, based on those considerations, this research aimed at investigating an Engineering undergraduate course education experiences contribution, in order to determine the alterations in the following critical thinking dispositions: Truthseeking, Open-mindedness, Analyticity, Systematicity, Confidence in Reasoning, Inquisitiveness and Maturity of Judgment. The data was collected in a public university located in the Parana State and it used the semi-structured interview as the research instrument. This work had 18 graduated students (10th semester) from the Electrical, Mechanical and Computer Engineering. The interviews were recorded and transcribed, and their analysis guided from the Content Analysis technique. The results showed that there was an impact in the following activities about the critical thinking dispositions: subjects, training, final work, complementary and extracurricular activities. In general, that impact had a positive impression, strengthening all the dispositions. In those activities, the responsible components for the alterations were the activity participants (professors and students), the tasks of the activities (type, quantity, complexity, the deadline, and the tasks results), the activities content (theme, the student interest in the content, content quantity, and complexity), and the context in which the activity has occurred (physical and cultural contexts). Both the activities and the components had a different impact among the dispositions, that is, some activities/components were more associated to certain dispositions and not to others. As the literature review about critical thinking brings as a whole, the results of this study pointed out that the college experiences produced alterations on the critical thinking dispositions, in accordance with the students¿ perceptions. Beyond that, those dispositions vary according to the activity and the component, being, the participants and the tasks, the components most frequently associated to the changes. Those aspects must be considered in activities that aim at fueling the critical thinking disposition
Subject: Pensamento crítico
Ensino superior
Engenharia
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2018
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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