Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/331382
Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: O processo pedagógico de uma metodologia de treino pautada no jogo e a caracterização das interações de passe em jogos de futebol da categoria sub11
Title Alternative: Pedagogical process of a training methodology centered on game and the characterization of passing interactions of football teams in U11 games
Author: Pasquarelli, Bruno Natale, 1986
Advisor: Moraes, Antonio Carlos de, 1960-
Abstract: Resumo: O objetivo primário deste estudo foi revisar a literatura tendo em vista modelos de ensino do futebol pautados no jogo. O segundo objetivo, relacionado a pesquisa empírica, tratou de analisar o processo de treino através das interações de passes em jogos de futebol da categoria sub11. No primeiro estudo, buscou-se caracterizar o comportamento tático-técnico de jogos da categoria sub11. Os resultados mostraram que a equipe estudada realizou 58,2% menos chutões do que os adversários e mais interações de passes, demonstrando uma influência do método de ensino e do ambiente de aprendizagem no comportamento dos jogadores em jogos oficiais. No Estudo 2, o objetivo foi analisar a contribuição de cada jogador da equipe estudada em jogos oficiais. Para isso, utilizou-se as métricas de análises das redes sociais (ARS) e a localização média das interações de passe estimadas para cada jogador. Com os resultados obtidos foi possível inferir que houve uma predominância de jogadores de defesa e meio-campo como protagonistas na construção do jogo ofensivo da equipe em jogos da categoria sub11. As ARS mostrou-se uma ferramenta com grande potencial de discriminação dos jogadores com papéis menos e mais importantes na partida. Por fim, infere-se que o modelo de ensino é um dos causadores da diferença do comportamento tático-técnico observado. E a utilização de métricas de ARS mostraram que esta pode ser uma ferramenta útil e prática para discriminar o comportamento individual e relacional de uma equipe de futebol

Abstract: The first aim of this study were to review the literature with a view to game centered models to teach the football game and analyze the training process through the passing interactions in U11 games. In the Study 1 we tried to characterize the tactical-technical behavior of U11 games. In this study, the number of long kicks was 58.2% lower in the studied team compared to the average of the opponents, however, the number of complete, incomplete and total pass interactions were greater in the studied team. It was possible to note the contribution of the training method and learning environment on behavior of the studied team compared to the opponents. In Study 2, the social network analysis metrics (ARS) were used to discriminate individual behaviors that allowed us to know the role of each position in the team's functioning. The average location of the passes interactions were estimated for each player. With the results obtained it was possible to infer that there was a predominance of defense and midfield players as protagonists to build the offensive play in U11 games. The ARS proved to be a tool with great potential for discriminating players with less and more important roles in the game. Finally, it is inferred that the teaching model is one of the causes of the difference in tactical-technical behavior observed. And the use of ARS metrics has shown that this can be a useful and practical tool to analyse the individual and relational behavior of a football team
Subject: Futebol
Modelo bioecológico
Futebol - Aspectos metodológicos
Futebol - Treinamento
Sistemas não-lineares e complexidade
Editor: [s.n.]
Citation: PASQUARELLI, Bruno Natale. O processo pedagógico de uma metodologia de treino pautada no jogo e a caracterização das interações de passe em jogos de futebol da categoria sub11. 2017. 1 recurso online (166 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/331382>. Acesso em: 1 set. 2018.
Date Issue: 2017
Appears in Collections:FEF - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Pasquarelli_BrunoNatale_D.pdf21.4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.