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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Produção de textos por crianças com dificuldades de leitura e escrita em contexto de grupo
Title Alternative: Text production by children with difficulties in reading and writing in group context
Author: Silveira, Natália Cristina, 1984-
Advisor: Batista, Cecilia Guarnieri, 1949-
Abstract: Resumo: A presente proposta de pesquisa investigou modos de escrita de crianças com dificuldade de aprendizado em leitura e escrita, em contexto de grupo, a partir dos pressupostos teóricos da abordagem histórico-cultural. Para essa teoria, apresentar a escrita à criança significa criar condições para que ela se aproprie de um instrumento cultural complexo, através das mediações. O uso da leitura e da escrita deve estar voltado ao aspecto social, em que suas funções são consideradas de acordo com o contexto e meio da criança. Isso significa que, para além do traçado das letras é preciso apresentar à criança os usos e funções sociais da linguagem escrita. A dificuldade ou facilidade nesse processo estão relacionadas ao grau de familiaridade da criança com leitura e escrita em situações dessa prática. Nesta perspectiva, os erros são considerados índices do processo da aquisição da escrita e entendidos como pistas da relação da criança com esse conhecimento. Para a presente pesquisa, foram propostas atividades em grupo em que a escrita fosse parte integrante das tarefas, colocando dessa forma, uso e função para a escrita nesse contexto. O objetivo foi analisar textos narrativos produzidos em contexto de grupo por crianças com dificuldades de leitura e escrita. Foram realizados 10 encontros semanais com um grupo de 4 crianças e adolescentes, de 9 a 12 anos, que participavam de um programa voltado a alunos com dificuldades de leitura e escrita. Foram feitas atividades e escrita de textos relacionados ao conto e reconto de histórias. Foram selecionadas para a presente análise as sessões 5, 6 e 7, relacionadas ao conto de fadas, Malévola. A atividade final desses encontros foi o reconto da história de forma escrita, individual e em contexto de grupo. Aspectos analisados: I. Análise do conteúdo: a) Precisão da narrativa/relato de momentos importantes da história; b) Lógica da narrativa: coerência semântica, relações temporais, relações de causa e efeito, contradições. II. Análise de convenções da escrita, incluindo, entre outros: pontuação, ortografia, ligação entre orações e marcação do tempo. Os resultados mostram que as narrativas apresentaram sequência e lógica em diferentes graus para diferentes participantes. Foram observados nos textos, relações de causa e efeito entre as ideias, feitas de diferentes modos. Em relação à ortografia, duas crianças usaram letra imprensa e outras duas, letra cursiva com algumas segmentações das palavras. A análise das palavras escritas em desacordo com a norma indicou o predomínio de desvios na representação do fonema por grafema diferente da norma. Todas as crianças fizeram uso de pronomes para retomada dos referentes do texto. Considerou-se que a busca por indícios do processo de aquisição de escrita permitiu a compreensão da relação da criança com a escrita. A sistemática de avaliação dos textos permitiu a identificação de indicadores de aquisições de escrita em textos que foram escritos de forma bastante diferente da norma. Apontou-se como provável contribuição para os resultados a escolha de atividades culturalmente significativas e o clima de cooperação em grupo, em consonância com as propostas da perspectiva teórica adotada

Abstract: The present study comprises writing in children with reading and writing learning difficulties, in group context. According to the historical cultural perspective, the introduction of writing to children means to establish conditions for the mediated appropriation of a complex cultural tool. The use of reading and writing must be centered in the social and cultural aspects of the child environment. Difficulties in alphabetization and literacy may be related to the lack of integration between this context and school demands. In this perspective, errors are seen as indexes of the process of acquisition of writing and as cues of the relation of the child with this knowledge. The project involved group activities in which writing were included as important part of the the tasks, emphasizing its the social function. The objective was to analyze individual narrative texts produced in group context by children with difficulties in reading and writing. The participants were 4 children and adolescents, 9 to 12 years old, who participated in a remediating program for students with difficulties in reading and writing. In the 10 weekly meetings, activities were related to storytelling and related activities, with the choice of meaningful stories for the group. For the present analysis, sessions 5 to 7, related to the Disney movie Maleficent were selected. The final activity ¿ rewriting the story - was the focus of the analysis, which comprised the following aspects: I. Content analysis: a) Precision of narrative/report of important topics of the story; b) Narrative logic: semantic coherence, temporal relations, cause and effect relations, contradictions. II. Analysis of writing conventions, including, among others: punctuation, orthography and clause relationships. Results indicated that, for different participants, different levels of precision and logic were present in the narratives. The representation of cause and effect relations of the story was also variable for different participants. The use of writing conventions was variable among the children: adoption of cursive writing by two children, variable precision in the segmentation of words and use of punctuation. The analysis of words with deviation in writing indicated the prevalence of instances of representation of the phoneme by a grapheme in disagreement with the norm, suggesting an ongoing acquisition process. All children used pronouns and different equivalent terms for mentioning the characters of the story. The texts of all participants had more quality and complexity, compared to their historic of school difficulties. The search for clues of the process of writing acquisition allowed the understanding of the relationship of the child with writing. The systematic of text assessment enabled the identification of hints of writing acquisition in texts with characteristics significantly different of the norm. The probable contribution of certain factors was pointed: the choosing of culturally meaningful activities and the atmosphere of group cooperation, in consonance with the adopted theoretical perspective
Subject: Compreensão
Dislexia
Crianças - Linguagem
Transtornos de aprendizagem
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: SILVEIRA, Natália Cristina. Produção de textos por crianças com dificuldades de leitura e escrita em contexto de grupo. 2018. 1 recurso online (137 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/331367>. Acesso em: 3 set. 2018.
Date Issue: 2018
Appears in Collections:FCM - Tese e Dissertação

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